11 agosto 2015

Planetário da Gávea: um bom programa no Rio de Janeiro

Lembra que eu falei do Carioquinha, válido para o mês de agosto, com desconto para diversas atrações na Cidade do Rio de Janeiro, desde que tenha nascido no Rio ou Grande Rio ou seja morador da cidade?

Pois bem, no último final de semana, eu fui aproveitar o Carioquinha e fazer um programinha bem bacana que já não fazia há muitos anos: Planetário da Gávea!

Quem nunca se perdeu olhando para o céu, tentando desvendar as constelações, os planetas?... quem nunca se perguntou se só existe vida no Planeta Terra? ... quem nunca pensou em quantas galáxias existem no nosso Universo? Na imensidão da Via Láctea?

Nebulosas? Buracos Negros? Equinócio? Solstício? Efeito das marés? Sistema Solar? Sim, tudo isso e muito mais é explicado no Planetário!

Pode parecer um passeio meio bobinho para muitos, mas eu confesso que adorei ter levado meus sobrinhos e ter despertado neles essa curiosidade e fazê-los ter essas reflexões de que somos um pontinho muito pequeno nessa imensidão infinita que nos cerca.

Tá... talvez eles não tenham chegada a uma reflexão tão profunda assim kkkk... mas puderam descobrir muitas novidades!

E eu fiquei encantada em ver a empolgação deles! Como o Planetário é bastante interativo, com equipamentos, alguns mais modernos, outros um pouco mais simples, acabou sendo uma grande brincadeira!

Eles adoraram, por exemplo, a Nave-Escola. Espécie de Nave onde a "tripulação" aprende diversas coisas como o seu peso em outros planetas.

Descobri que tudo é uma questão de perspectiva, pois, afinal de contas, eu peso somente 23 quilos em Marte! Viram só que maravilha? Acho que vou me candidatar para me mudar para Marte! kkkkk...

Você consegue ver seu peso na Lua, no Sol, em outros planetas e tem uma ideia de como é a vida do astronauta dentro da nave.

São 3 andares repletos de informações, mas os interativos são os primeiro e segundo andares. O terceiro andar é mais informativo.

E aproveitamos, como chegamos a tempo, para assistir à sessão na Cúpula Galileu Galilei, às 16h. Foi um vídeo de Marte a Rio, uma história simples, voltada para crianças e até mais para meninas do que para meninos. Mostra um pouco sobre o Sistema Solar e Constelações, mas eu esperava um pouco mais. Queria ter visto mais estrelas e acho que meus sobrinhos também.

Como para as crianças tudo era diversão, eles curtiram! A sessão é bem rapidinha, cerca de 30 minutos e o Museu do Planetário fecha rigorosamente às 17h. Logo, uma boa dica é chegar antes, visitar o museu e deixar para assistir à sessão das 17h, já que ele fecha mesmo nesse horário.

O Planetário da Gávea - Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro - foi fundado em 1970 e possui duas cúpulas em funcionamento: a Carl Sagan, que tem 23 metros de diâmetro e 263 assentos, e a Galileu Galilei, com 12,5 metros de diâmetro e 90 assentos e conta com um sistema de imersão digital.

O legal é que ambas as cúpulas reproduzem em condições fidedignas o céu visto da Terra, a olho nu, em qualquer latitude ou época do ano. E essas sessões são abertas ao público em geral aos finais de semana, com pagamento à parte. Às vezes, eles reproduzem até filmes lá.

Essas são as próximas sessões da cúpula:

- Dia 15/08: A Janela Mágica (15:00), De Marte ao Rio (16:02), O Céu: história e estrelas (17:00) - Planeta dos Macacos (17:30)

- Dia 16/08: O Aniversário do Pingo (15:00),  De Marte ao Rio (16:02), O Céu: história e estrelas (17:00)

Verifique a cada semana como está a programação, porque ela pode sofrer alterações e, se quiser garantir, compre com antecedência

E todas as quartas feiras acontece a Observação do Céu, principal atividade que acontece no Parque dos Telescópios, às 18h30. Astrônomos ficam à disposição para explicar e desvendar o céu com o público. São quatro telescópios armazenados nas Cúpulas de observação do Planetário da Gávea, capazes de localizar cerca de 64 mil objetos. São disponibilizadas 160 senhas por dia de observação para que os visitantes possam aproveitar o espetáculo espacial. As senhas são liberadas meia hora antes do início da atividade, na recepção do Museu do Universo.

Por fim, que tal fazer o aniversário do pimpolho no Planetário? Você também tem essa opção, sabia? Ele vai se sentir um verdadeiro astronauta! Veja mais informações aqui.

Local: Planetário do Rio – Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea.
Informações: 2274-0046, ramal 224
Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 17h; Sábados, domingos e feriados, das 14h30 às 17h.
Valores: R$12,00 (inteira) e R$6,00 (meia), com o carioquinha, para visitar o Museu do Universo e ainda pode assistir a uma Sessão de Cúpula. (esses valores são dobrados para quem não pode usar o carioquinha ou fora do período da promoção)