17 julho 2015

África do Sul, por Karina Leitão @karinaleitao

Eu tenho a honra de divulgar hoje mais um guest post de uma leitora do blog que me procurou via e-mail, contando sobre sua viagem e sobre sua vontade de escrever e compartilhar conosco suas impressões e dicas desse lugar certamente incrível!

Vocês não fazem ideia da alegria que sinto quando recebo os e-mails dos leitores que também querem deixar sua história registrada, que também querem fazer parte do Apaixonados por Viagens! É um prazer enorme poder ler os seus relatos, aprender com as viagens de vocês e, sempre, inspirar-me com destinos novos que eu pretendo ainda conhecer um dia. A iniciativa dos guests posts é sempre muito enriquecedora e eu fico grata e feliz por receber o carinho e a confiança dos leitores, como a Karina, que desejam mostrar um pouco do mundo para todos nós!

África do Sul, por Karina Leitão

Escrevo aqui como uma Apaixonada por Viagens, que ama natureza e, sobretudo, GENTE. Pessoas, histórias e experiências são as coisas que me fascinam ao viajar.

Vamos lá...

Lugares visitados: Cape Town, Garden Rout, Kruger.

Camps Bay

Informações Gerais: Para entrar no país não é preciso ter um visto, basta que o passaporte esteja válido e tenha uma página inteira em branco. No entanto, há uma exigência relacionada à vacinação: É preciso apresentar o certificado internacional contra a febre amarela e muita atenção ao fato de que a vacina precisa ser tomada em até no máximo 10 dias antes da viagem.


Outro documento importante (caso você queira alugar um carro) é a carteira de habilitação internacional. Todos os lugares em que fui exigiram a apresentação. Para tirar esta carteira, basta fazer a requisição no site do Detran, pagar um Duda, e agendar.

Resumo da viagem: Lugar lindo, encantador, repleto de belezas naturais e cenários que eu nunca, nem em sonho, poderia imaginar que existia.

Table Mountain

Onde ficar: Costumo dizer que, para aconselhar a estada, é preciso entender sobre o viajante. Depende do estilo, das prioridades, da verba, enfim... Mas, minha sugestão é: se você for do tipo que curte albergues, com clima jovial e preços menores, eu indico o Offthe Wall Backpackers. Ele oferece quartos duplos, com suíte e café da manhã, o que ajuda muito para quem esta viajando a dois. 

Se você prefere hotéis ou pousadas, indico que procure as que ficam em Camps Bay, pois os preços são mais salgados, mas as pousadas são lindas, super cheias de charme e ficam perto bem perto de uma das praias mais bonitas de lá.

Não vou escrever o meu roteiro completo, pois certamente não caberia em um post só, mas vou destacar os lugares mais incríveis que conheci e que, certamente, não podem deixar de entrar na lista dos TOPS a serem visitados.

Table Mountain 



Logo que você chega a Cape Town, depara-se com a imponência dessa montanha.  É possível vê- la de quase todos os pontos da cidade, é lindo.

Mas, ATENÇÃO!!! TENTE IR À TABLE DESDE O PRIMEIRO DIA! O bondinho que leva ao topo da montanha fecha com frequência por causa do vento. Quando isso acontece, de duas uma: ou você desiste e não vai chegar até o ponto mais alto, ou pode subir pela trilha.




A trilha não é muito difícil, há inclusive crianças subindo, porém é longa e pode tomar um tempo grande do seu dia. Se estiver com a viagem apertada, como era o meu caso, o bondinho sem dúvidas é a melhor opção.

Definitivamente, esse é um lugar que ninguém pode deixar de ir.





Clifton Beach

Praia linda, deserta e com mansões ao redor... cenário mais parecido com aqueles filmes californianos.

Vale a pena ir lá! 



A faixa de areia é menor do que das outras praias, por isso costuma ser mais reservado, perfeito para quem quer relaxar e apreciar o visual incrível. 

Camps Bay

Uma dica: Saindo de Clifton fomos andando até Camps Bay. No caminho, há um lugar parecido com um estacionamento que tem um gramado grande (quase escondido na beira da estrada). Muita gente não passa por lá porque vai direto para Camps ou direto para Clifton e não faz o percurso entre um e outro a pé. 




Não deixe de fazer a caminhada, pois de lá é possível ver a praia de cima, uma vista realmente impressionante!

Muizenberg beach

A praia é fofa, e super cartão postal.

Mas lá é bem complicado entrar na água, já que se trata do paraíso dos tubarões.

Há bandeiras com diferentes cores que sinalizam o nível de perigo no dia e ainda um alto falante para avisar quando os amigos se aproximam.



Além disso, tem uma placa que mostra a última aparição dos animais na praia.

No dia em que fomos, a bandeira era preta (o que significa que a água esta turva e existe dúvida se há ou não perigo). Já a placa indicava que ele havia dado as caras há 3 dias atrás. Passei longe da água!

Já para quem é fã de surf, o jeito é entrar e ficar atento ao alto falante!

Dica: Para chegar nessa praia resolvemos ir de trem, mas... não tivemos sorte! O trem para, às vezes, sem previsão para voltar a operar (em geral por falhas mecânicas). No nosso caso, ficou muito tempo parado. Passamos mais de uma hora no meio do nada, sem chances de sair ou pegar um ônibus. Uma alternativa boa é um ônibus que vai para lá ou mesmo alugar um carro. Os táxis têm o preço bem salgado, e, na minha opinião, não valem muito a pena.

Chapmans Peak

Para quem está saindo de Cape Town e indo para o Cabo da Boa Esperança (uns 50 km de estrada), aconselho a ir pelo lado oeste da Table Montain, que é justamente o caminho que exibe as paisagens mais lindas do percurso. Lá você vai se deparar com muitos mirantes. 




Logo, parar em um deles para contemplar a paisagem é programa obrigatório! 



Fique atento, pois a placa que sinaliza Chapmans Peak é pequena e nem sempre as pessoas enxergam quando passam de carro por lá. Se você estiver pensando em fazer esse passeio, não deixe de parar o carro no recuo para curtir ao menos por 5 minutos a vista incrível.. 


Cape Point – Vinícola

Ainda na estrada para o Cabo, precisávamos comer... Foi aí a nossa maior sorte do dia! Procurando um lugar, achamos essa vinícola bem no caminho. Não vou descrever o quão linda ela é, pois as fotos falam por mim!




Quem não estiver considerando gastar muito, não precisa se preocupar porque os vinhos são bem baratos e eles têm umas opções de piqueniques ótimas e em conta.





Cape Point|Cabo da boa esperança

Cape Point é, sem dúvida, um dos principais cartões postais da África do Sul!




Situado ao sul, reserva uma das paisagens mais exuberantes ao que diz respeito à natureza. Ainda no mesmo lugar, você vai encontrar o Cabo da Boa Esperança, onde os oceanos Índico e Atlântico se encontram.



Para ficar mais claro na prática: quando você chega no local, há uma pequena trilha para ir até Cape Point, que fica no alto, com um belo farol de observação. O Cabo da Boa Esperança fica mais abaixo, perto das pedras, onde os oceanos se encontram no ponto mais extremo do continente Africano. De ambos os lugares, o visual é indescritível!




Para chegar lá há duas opções: ou você compra pacotes prontos no WaterFront (com ônibus, guia, etc), ou você aluga um carro. A vantagem do carro é que você faz o seu tempo, você escolhe as suas paradas e fica mais livre. A estrada é muito bem conservada, então não há problemas nesse sentido.



Tenha a certeza de que você vai encontrar um lugar mágico, com farol de observação, animais e cenários de realmente tirar o fôlego.




Mas, SE LIGA, não esqueça de que o caminho até lá já faz parte do passeio que você vai fazer. O destino final é maravilhoso, mas a estrada também não deixa nada a desejar!




Boulders Beach


Antes de viajar, já tinha ouvido falar na praia dos pinguins, mas não encontrava ao certo onde era, perto de onde, qual o melhor jeito de chegar, etc... Todas as dúvidas de quem é ansiosa para conhecer cada pedacinho do lugar e explorar ao máximo... acho que vocês me entendem!



Então, agora que eu sei como faz, vou explicar: essa praia fica a mais ou menos 45 km de Cape Town e fica no caminho quando você volta de Cape Point para Cape Town. O GPS não acha exatamente o local, mas deixa muito próximo e há muitas pessoas na rua nessa região, então o velho método da certo, ou seja, quem tem boca vai à Roma! Ooops... não! Vai a Boulders Beach!! rsrs... Não se preocupe porque todo mundo sabe informar onde é!




E não deixe de passar por lá, pois não sei se há no mundo outro lugar como esse... Imagine uma praia que por si só já é linda, com famílias inteiras de Pinguins? É realmente fascinante!

Garden Route

Se tiver um pouco mais de tempo, não deixe de fazer a Rota Jardim! 




Eu, por exemplo, nem tinha tanto tempo assim, mas queria não só conhecer a rota pelas belezas em si, mas principalmente pelo Bung Jump, que até então é o maior do mundo!



Tínhamos apenas 2 dias para ir e voltar, então acordar no meio da madrugada foi preciso, mas não posso mentir que assistir ao sol nascendo, daquela estrada maravilhosa, tornou tudo ainda mais incrível!





O mais legal dessa viagem não são os lugares onde você para, mas sim a própria estrada que confere todo um charme ainda mais especial passeio. O visual é inspirador!



DICA: Para quem esta meio perdido quanto ao tempo de deslocamento entre os lugares, segue uma sugestão de pontos turísticos que você conseguirá visitar em um único dia: Table Mountain ; Clifiton Beach ; Camps Bay ; Long Street ; Chapman´s Point ; Cape Point – Vinícola ; Cape Point ; Boulders Beach
  

  1. Sensancional! Adorei o post e o lugar! Entrou pra minha lista de proximas viagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju! Eu também adorei!
      Com certeza, se antes eu já tinha curiosidade, agora tenho ainda mais! Um dia eu irei também =))
      Beijinhos,
      Lily

      Excluir
  2. Ótima dica de viagem. Muito bom o post!

    ResponderExcluir
  3. Que lugar lindo!!! Amei todas as dicas!!! 😍
    Fotos incríveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cacá, você saltaria no Bungee Jump?? Eu não tenho coragem kkkk...
      beijos,
      Lily

      Excluir
  4. Parabéns Kaka!! Mandou muuuuito bem! Tanto nas descrições quanto nas fotos! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      A Karina arrasou, né?
      Amei também!!!
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  5. Amei tudo, lugares lindos, dicas perfeitas,roteiro maravilhoso. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Amei tudo, lugares lindos, dicas perfeitas,roteiro maravilhoso. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lugar incrível, não é?
      Estou doida para um dia conhecer... enquanto isso, viajei aqui com a Karina!!
      beijos,
      Lily

      Excluir
  7. Lindas fotos, excelentes dicas!!! Entrou na minha wish list de viagens, certamente! Congrats pelo post :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina arrasou mesmo!
      Lindo relato e ótimas dicas aqui para a gente!
      Beijos e um Feliz Ano Novo!
      Lily

      Excluir
  8. Ameeeei o post! Q TUDO!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Seja sempre bem vindo aqui no blog!
      Feliz Ano Novo!
      Bjs,
      Lily

      Excluir
  9. Ótimas dicas!!!!!! Viagem incrível..... Sugiro que quem tiver um poco mais de tempo, conheça Moçambique, vc pode ir de carro mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima sugestão, Júlia!
      Você esteve lá também?
      Como foi a questão da segurança no país?
      Seja sempre bem vinda aqui no blog!
      Feliz Ano Novo,
      Lily

      Excluir
  10. Olá, tudo bem? o que me dizem quanto a segurança ao visitar a africa do sul? não fizeram nenhuma dia em joanesburgo? Por qual motivo? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue a resposta da Karina!

      Falando um pouquinho sobre Joanesburgo: muitos brasileiros que estão fazendo intercambio em Cape Town comentaram comigo que o comparativo lembrava Rio x São Paulo. No sentido de que Cape Town é mais despojado, clima praiano... enquanto Joanesburgo tem um clima mais urbano, e tal.
      Eu confesso que fiquei com um pouco de receio quanto a segurança pois ouvi muita gente comentando sobre isso.

      As taxas de estupro são altas e tal, mas não posso te passar um relato pessoal pois não fui lá. Não fui por uma questão de tempo de viagem (quis explorar mais o Kruger, Garden Rout e Cape Town), mas iria em uma próxima oportunidade.
      A minha impressão é de que as vezes as pessoas falam mais do que realmente é, assim como no Brasil há problemas graves de segurança, mas não sei se é o suficiente para fazer com que a viagem para lá fique suspensa.

      Abraços

      Excluir
  11. randersonmaio 17, 2017

    Olá! viajarei pra África do Sul ( 15 dias), chegando em Joanesburgo agora em junho.
    seremos 2 casais.
    Pode me informar um roteiro legal, a idéia inicial seria algo incluindo Joanesburgo ( uns 4 dias), parque Krug, Cidade do Cabo, rota jardins, etc.
    experiência em hotéis nestes locais ( bom custo/benefício).
    grato,
    Randerson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Randerson!

      tudo bom? Infelizmente, tudo o que temos sobre a África do Sul está informado neste post. No caso, eu - Lily - ainda não conheço o destino. O post foi escrito por uma colaboradora, a Karina.

      Com certeza sua viagem será o máximo! Depois volte aqui para compartilhar conosco como ficou o seu roteiro.

      Abraços,
      Lily

      Excluir
  12. Oi Tudo bem? Adorei o post e as dicas!!

    Quanto tempo vocês acham que é o suficiente para gastar na Table Mountain? Uma manhã?
    E no Bungy jump? Quando tempo vocês demoraram do tempo que chagaram lá até pular?

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa! Tudo bom? Segue a resposta da Karina, autora do post, ok?

      Oi Vanessa, que bom que curtiu as dicas! ;)
      Se você for subir a Table Montain no bondinho, uma manhã é mais do que suficiente. Se quiser subir de trilha, demora um pouquinho mais....são umas duas horas só para subir!
      Quanto ao Bungy Jump, depende muito do quanto estará cheio no dia que você for. Quando fui estava bem vazio, então foi bem rapido: pagamos e em seguida já subimos a ponte para saltar (o processo todo durou menos de 1h).

      bjos,
      Lily

      Excluir
  13. Bom dia! Fechei minha viagem para Junho/2018; você sabe se chove muuuuuito Karina?Cada blog me dá uma informação, estou perdida rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gigi
      tudo bom?

      O blog SundayCooks indica que os melhores meses para fazer Safari são no Outono e Inverno, porque coincidem com a seca - Independentemente do parque escolhido, seja ele o Kruger Park ou a reserva Madikwe, os meses que contemplam o outono e o inverno são perfeitos para quem quer fazer um safári na África do Sul. Esse período coincide com a seca na savana que favorece a visualização dos animais em seu habitat natural.

      De acordo com o Melhores Destinos, especificamente no caso da Cidade do Cabo, O verão (de dezembro a março) é o período mais seco do ano, com temperaturas médias em torno dos 21ºC, mas que em dias extremos ultrapassam os 30ºC. É nesse período que a cidade recebe mais turistas. O inverno, principalmente entre maio e agosto, vem acompanhado de dias mais chuvosos e nublados.

      Já a Lala Rabelo diz que não há propriamente uma melhor época para ir à Cidade do Cabo - Depende mesmo de que tipo de clima você quer pegar. De junho a agosto faz BASTANTE frio. A segunda quinzena de setembro é uma boa época, por exemplo, com muito céu azul, zero chuva e uma temperatura amena. Mas é nos meses mais quentes, de outubro a março, que chove menos na cidade, historicamente. Se você está indo para a África do Sul também para fazer safari, prefira mesmo ir nos meses mais frios, por causa da visibilidade na savana (a mata ainda não está alta e verde, por causa do inverno, o que facilita a observação de animais). Vá de abril a outubro.

      Achei esses links bem interessantes:

      - https://blog.descubraomundo.com/africa-do-sul/clima-africa-do-sul/

      - https://www.guiaviagem.org/africa-do-sul-clima/

      África do Sul em Dezembro, Janeiro e Fevereiro

      Verão em todo o país . Na parte central e nordeste (Kruger) , temos o clima tropical. O verão é chuvoso, com temperaturas chegando facilmente aos 35 graus. – No sudeste e sul (Cape Town), o clima é mediterrâneo e o regime de chuvas é exatamente inverso ao anterior. Verões secos e agradáveis. Dias mais longos para os safáris.



      África do Sul em Março, Abril, Maio e Junho

      Outono e início do inverno – Baixa temporada e ótima época para viajar. Clima bom em todo o pais.

      África do Sul em Julho, Agosto e Setembro

      Inverno em todo o pais – No Kruger e Johanesburgo, inverno seco e temperaturas baixas – Agradável! Uma dica é para fazer safáris nessa época, pois há menos folhas nas árvores o que facilita a visualização dos animais. Dias mais curtos.



      África do Sul em Outubro e Novembro

      Baixa estação – clima de primavera – menos turistas.

      Eu - Lily - que ainda não conheço o país, fiquei curiosa e fui pesquisar. Pelo que entendi, o país apresenta muitas tendências, como o Brasil. Não é algo uniforme, sabe? Então seria o caso de você focar... qual o lugar da África do Sul que mais te interessa? Onde você passará mais dias? Daí você planeja em cima disso.

      Espero ter ajudado!

      feliz Ano Novo!

      seja sempre bem vinda aqui no blog.

      bjs,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR