18 dezembro 2014

Arraial do Cabo: Restaurante do Bacalhau do Tuga é tudo de bom!

Estive em Arraial do Cabo pela segunda vez, no final do mês de novembro de 2014 (há um ano eu também estive por lá, em 2013) e tive o imenso prazer de conhecer, a convite, esse pequeno, charmoso e familiar restaurante: Bacalhau do Tuga.

Praia dos Anjos, onde fica localizado o Restaurante Bacalhau do Tuga



Arraial do Cabo fica na Região dos Lagos Fluminense, a cerca de 2:30/3h da capital carioca, em condições normais de trânsito. A melhor forma de acesso é pela estrada Via Lagos (Ponte Rio-Niterói -> Manilha -> Via Lagos) e, depois por São Pedro da Aldeia, por onde se deve seguir no sentido de Cabo Frio. 

Arraial do Cabo fica em um cabo (dããã!! kkkk), em uma península, antes de Cabo Frio e antes de Búzios. De carro, de Arraial do Cabo a Cabo Frio, dá uns 25  minutos e até Búzios, uns 40 minutos. De táxi, (valores de novembro de 2014) fica em torno de 50 reais até Cabo Frio e 150 reais até Búzios.

Em Arraial do Cabo há rodoviária também e muitos ônibus saem da Rodoviária Novo Rio para a Região dos Lagos.

Fui recebida pela Bianca, esposa do Tuga, que nos mostrou um pouco da casa e dos seus projetos de expansão. Depois, o próprio José Ribeiro Tuga apareceu e nos contou um pouco sobre sua história de vida.


Primeiramente, fiquei encantada com a simplicidade dos dois. Amor, trabaho, determinação, superação e sucesso são palavras que descrevem bem a relação entre Bianca e Tuga. Ela, brasileira. Ele, português. Conheceram-se pela internet há mais de 10 anos. Ela foi para Portugal atrás do seu amor e, após um tempo juntos, resolveram vir juntos para o Brasil para um novo começo. 

Decoração do Restaurante

Uma linda história, digna de cinema, onde o Tuga, que nunca foi familiar com a culinária ou gastronomia da sua própria terra, chegou no Brasil com pouco dinheiro, sem conta bancária e, praticamente do zero, resolveu desvendar os mistérios da terrinha e encarou a cozinha para fazer bolinhos de bacalhau e vender nas praias de Arraial!

O caminho para o sucesso do Tuga: bolinhos de bacalhau

Não tardou muito para o reconhecimento chegar! Também pudera, os bolinhos de bacalhau do Tuga são de verdade, nada de "batatalhau"! São aperitivos maravilhosos! 

Muito bem, depois de conhecer um pouco da sua trajetória e de adorar saber que praticamente tudo que está sendo feito nas obras de expansão da casa, que promete ter uma espécie de bar ao ar livre, nos fundos, com vista para praia dos Anjos, o que provavelmente será uma ótima opção para um fim de tarde e ganhando um ambiente super agradável para que os fregueses possam aguardar na espera por uma mesa, então, essas obras estão sendo feitas pessoalmente pelo Tuga e Bianca! Impressionante, não? Achei incrível essa disposição do casal que aprendeu a cozinhar, a administrar um restaurante e, agora, também aprendem sobre carpintaria e obras. Mil e uma utilidades é pouco! Parabéns pela garra e pela vontade, certa, de vencer na vida!

Não é a toa que o restaurante Bacalhau do Tuga ocupa hoje o Primeiro Lugar no Ranking de 90 restaurantes do site TripAdvisor em Arraial do Cabo, com mais de 280 comentários na sua página!!! O sucesso é fruto de muita batalha e de justa e merecida conquista. 

Também conta, em seu currículo, com a indicação do guia Lonely Planet. Ou seja, o lugar é bom mesmo!

Localizado na Praia dos Anjos (o restaurante mudou de endereço há pouco tempo, mas continua na Praia dos Anjos, só que não mais de frente para a praia, mas sim de fundos), muito perto da Igreja Nossa Senhora dos Remédios.

Igreja Nossa Senhora dos Remédios

Uma casa fofa, nas cores azul e branco, de 1941, com decoração interna minimalista, simples e com muitas lembranças de Portugal, o lugar chega a ser pequeno para tanta procura. Como fui em um final de semana comum e que estava chuvoso na sexta à noite, não foi difícil observar que o Tuga era o único estabelecimento a estar sempre cheio em grande parte da noite enquanto os demais no seu entorno estavam prativamente vazios. Logo, com o verão chegando, a dica é não chegar muito tarde se não quiser aguardar muito tempo na fila de espera. Se bem que, após a inauguração do espaço que está sendo preparado nos fundos da casa, esperar no Tuga será mais uma experiência gostosa.

Restaurante Bacalhau do Tuga

Ah, mas vamos falar do que mais interessa, né? As delícias que foram servidas pelo Tuga especialmente para que pudesse ser provado o que a casa oferece de melhor!

A experiência gastronômica não poderia ter sido mais completa, mais diversificada, mais maravilhosa!

Mesa servida, farta, e sorrisos - MUITOS - para saborear tanta gostosura. Com Bianca e Tuga, @historiasdadi e @le.touristeblog

O atendimento personalizado dado pela Bianca acrescentou mais um toque especial ao cardápio que ela mesma explica. Aliás, o cardápio é enorme! Dá para se perder entre tantas opções e, justo eu que amo comida portuguesa, fiquei logo de olho no bacalhau. Contudo, por casa do dia da semana, a Bianca explicou que o Bacalhau não era a melhor opção do dia porque precisa dessalgar mais. Assim, para podermos provar um pouco do melhor da casa, os pratos que a Bianca sugeriu e que prontamente foram acatados são estes:

Um pouco do cardápio

Um pouco mais do cardápio

- Entradas: bolinho de bacalhau (ora pois pois!!!) e azeitonas condimentadas com cebola, pimenta e azeite.

Azeitonas e o especial tempero do Tuga, com cebolas, pimenta, salsinha e azeite

- Uma extraordinária costela de porco com molho barbecue e batatas fritas: Ou melhor dizendo, uma costela de Brontossauro ou de Mamute rsrs... A costela é enorme, ela desmancha na boca, super saborosa, no ponto certo, coloca qualquer ribs on the barbie do Outback no chinelo, viu??

A farta, enorme, impressionante e escandalosamente saborosa costela de porco

- Peixe Grelhado com Molho de Mangas, acompanhando farofa de coco, arroz e salada, que estava igualmente divino.

Filé de peixe com molho de manga e farofa de coco

- Bacalhau com Natas, que é um dos meus pratos prediletos da culinária da Terrinha. Estava muito gostoso também. Talvez tivesse faltado um pouco mais de sabor do bacalhau. Mas esse é um prato em que o molho bechamel acaba anulando de leve o sabor do bacalhau. Ainda assim, estava delicioso e me fez lembrar de quando estive no Porto e comi um bacalhau de natas dos deuses na casa de uma grande amiga.

Bacalhau com Natas

- De sobremesa, mais uma vez, as sugestões da Bianca foram acolhidas e provamos um espetacular pudim de doce de leite e um doce português que eu não conhecia: Baba de Camelo, que é um doce de leite cremoso, bem gelado, com raspas de limão. Uma delícia!!! 

Baba de Camelo

Pudim de Leite

Para beber, eu preferi um suco e os meninos foram de cerveja rsrs... Ou seja, nada muito tradicional português.

E qual foi a grande conclusão da noite: Em uma casa de tradição portuguesa, que ficou famosa e conhecida pelos bolinhos de bacalhau, para nossa surpresa, a grande estrela da noite foi a Costela de Porco, ou seria de Mamute ou algum outro Dinossauro?? rsrsrs... A costela estava tão suculenta, tão saborosa que realmente mereceu o título de melhor prato servido para a gente. Amei!

A preferida da noite: costela de porco

Outras especialidades da casa:

. Massa do bolhinho de bacalhau que é vendida a quilo
. Pratos de Bacalhau (várias opções)
. Pratos de Filé Mignon (várias opções)
. Prego no Pão (filé mignon)
. Pastéis de Belém
. Petiscos

E essa foi a minha incrível e saborosa experiência no Bacalhau do Tuga. Super recomendo a todos!! Pelo lugar que é, pela simplicidade e simpatia do casal Bianca e Tuga, pelo atendimento personalizado, pela comida maravilhosa... por tudo isso e muito mais, vá ao Tuga!

Eu, Di e Monica com o Tuga e a Bianca





Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR