13 abril 2014

Los Roques: 7° Dia, Sebastopol e Bajo Fabian

Já chegamos no sétimo dia de passeio em Los Roques e agora entramos na reta final.

Fomos conhecer Sebastopol, tido como um excelente ponto de mergulho.

No caminho, passamos por Boca de Bobo e vimos muitas paisagens de mangue no mar, muito lindos!

O passeio de lancha até Sebastopol leva uns 45 minutos.

E Sebastopol não decepciona! Pena que estou sem computador aqui para baixar as fotos da câmera aquática para postar. O fundo do mar em Sebastopol é raso e cristalino!

Um dos melhores mergulhos de snorkel que já fiz!

Vimos peixes bem grandes e corais enormes! Muitas cores, muita vida marinha!

Até arraia vimos!

Sebastopol fica na grande barreira de corais e possui aberturas com o oceano.

Por isso a correnteza é forte. Recomendo ter pé de pato/ nadadeiras para fazer snorkel lá.

Com relação aos corais, vale advertir não pisar nem tocar neles.

Os cremes que temos no corpo passam para os corais e, com isso, podem grudar algas que causam sua morte. Ou pisar pode danificar o coral que leva anos para crescer centímetros. Ele cresce poucos milímetros em um anos.

Depois de mais ou menos 1:30h de mergulho em Sebastopol, voltamos.

Era para pararmos em Boca del Medio, onde tem um naufrágio.  Mas o Capitão do barco Waikiki não quis e não explicou. Simplesmente não foi. Um capitão muito ruim, diga-se de passagem.

Então fomos a Bajo Fabian, que é um banco de areia no meio do mar. Fica perto de Cayo Vapor e Norensky.

Um banco de areia é um lugar para relaxar.  Não há muito o que fazer. Sugiro levar frescobol, música, bóia algo para se distrair! Contemplar a natureza e esquecer do tempo!

Havia outro casal dividindo o Bajo Fabian com a gente. A mulher estava tão à vontade que fez até topless rsrs...

Ficamos até quase às 17h lá.  Pelo que entendi, às 17h é o limite para voltar para Gran Roque.

O vento hoje estava ótimo e facilitou bastante os trajetos de barco.

Conseguimos ver mais um pôr do sol! Um espetáculo!

Daí, resolvemos conhecer o Aquarena, bar e restaurante em frente à Posada La Cigala. O lugar é excelente e recomendo! Linda decoração. .. sofás e almofadas na areia... drinks e aperitivos! Muito bom!

Jantamos na La Cigala, mais um jantar de 4 passos (aperitivo + entrada + prato principal + sobremesa).

E, para finalizar,  fomos comprar as famosas e verdadeiras pérolas com o Gustavo, corintiano que fica na praça todo dia de tarde e noite com sua esposa! Lindas as pérolas! Eles até fizeram uns brincos diferentes para mim. Os preços variam de 80 a 5000 bolivares, a depender da peça s do polimento da perola.

Vale a pena conhecer, negociar e pedir brindes!!

E lá se foi mais um dia em Los Roques!!