21 abril 2014

Fortaleza: 5° Dia, em Cumbuco - Com Emoção!

E como o tempo voa quando estamos de férias e passeando, não? Já se passaram 5 dias em que estamos aqui no Ceará! Está voando como os ventos fortes que sopram aqui no Ceará.

Então chegamos em nosso 5° dia de estada em Fortaleza (20/04/14), um dia especial pois é domingo de Páscoa!

Para conciliar com o almoço de família que os parentes do Julio marcaram, nós resolvemos acordar cedo e ir para Cumcubo.

E foi minha terceira ida a Cumbuco, mas como o Julio não conhecia e como é um passeio perto de Fortaleza, aproveitando o carro alugado, fomos ligeiro para lá!

A praia de Cumbuco está na rota do Litoral Oeste (norte de Fortaleza), assim como outras praias badaladas, como Lagoinha, Flexeiras, Mundaú e Jericoacoara.

Cumbuco, que pertence ao Município de Caucaia, fica a uns 35km de Fortaleza.

Como saímos cedo, às 8h, não pegamos trânsito algum. Foi uma viagem tanto de ida como de volta super tranquila.

Por causa do feriadão, estavam rolando em Cumbuco muitos shows de bandas conhecidas. Ou seja, praia cheia! Ou melhor, lotada!

Só que chegamos cedo e mal vimos esse agito todo.

Nosso objetivo era fazer o passeio de buggy demorado e saímos por volta das 09:20 da manhã. Foi excelente porque tivemos um passeio tranquilo e havia poucos buggys.

Optamos pelo passeio longo, com 2 horas e meia de duração.

É um passeio bem completo pelas dunas, que são móveis.

Em Cumbuco, já não se fazem passeios com taaaanta emoção como no passado. Muitas manobras foram proibidas por motivos de segurança.

Ainda assim, considerando a altura das dunas e algumas descidas bem íngremes, eu classificaria o passeio como de Média Emoção, o suficiente para arrancar alguns gritos, palpitar o coração e fechar os olhos com medo kkkkk.

Mais uma vez, é sempre bom lembrar da importância de se fazer o passeio com bugueiro da Associação.

Tivemos algumas paradas ao longo do passeio para as brincadeiras típicas das dunas: esquibunda, tirolesa e também para andar de jegue!

Aqui no Nordeste, em muitos lugares, ao tirar uma foto, é comum ouvir o famoso: "olhe o jegue"! rsrs...

O lugar que mais agradou foi a Lagoa do Cauipe, uma lagoa muito bonita, com águas avermelhadas e infraestrutura para passar o dia. Além disso, fica bem perto da praia.

Essa lagoa, segundo o nosso bugueiro, é a melhor para a prática de kitesurf. Em Cumbuco, tem muitas escolas de kitesurf e o lugar é bastante procurado pelos que gostam do esporte.

Depois, seguimos de volta para o centrinho de Cumbuco e ficamos um pouco na Barraca  Cumbuco d'Água, onde deixamos o carro.

No reveillon de 2009 para 2010, quando eu fui a Cumbuco a passeio,  fiquei na Barraca e Restaurante Velas do Cumbuco.  Lá é enorme justamente para receber as excursões e passeios.

Tem uma excelente infraestrutura e conta até com piscina para as crianças.

Dessa vez, ficamos pouco tempo na Barraca Cumbuco d'Água, apenas para uma água de coco, mas destaco a simpatia do garçom Messias.

Voltamos para Fortaleza e fizemos um almoço em família no restaurante Spetus, uma churrascaria que serve rodízio de carnes por R$33.00 (preço de abril de 2014).

Gostamos do restaurante, mas achamos confuso chegar, considerando que o aplicativo Waze mandava ir para um lado e o google maps para outro rsrs.

Na sequência, finalmente fui matar meu desejo de tomar sorvete na Sorveteria 50 Sabores, na Av. Beira Mar.

Fomos na que fica perto do Restaurante Coco Bambu.

Boooom demais! Não é baratinho. 1 bola custa uns R$10,00 e 2 bolas uns R$15,00. São muuuuito bem servidas e tem que ter disposição para comer tudo! Eu pedi 2 bolas rsrs... uma de Romeu e Julieta e outra de doce de leite com brownie. Deliciosos!!

Daí, como ainda tinha muito dia pela frente, fomos ao Centro Cultural Dragão do Mar. Por lá havia muitas atividades culturais em razão do dia de Páscoa. A gente passeou um pouco lá.

É um lugar que me agrada bastante pela mescla de arquitetura do antigo com o moderno. Adoro aqueles restaurantes que têm suas fachadas de casarios antigos e coloridos preservados.

Depois, passamos um tempo com os parentes e saímos todos para conhecer o Restaurante Dom Pastel!

Para que é fã de pastel, esse é o lugar! Cardápio com muita variedade e pastéis gigantes. Os valores podem passar dos R$20,00, se a opção for pelo pastel de maior tamanho. Eu apenas provei o Mineiro, escolhido pelo Julio, porque depois de almoçar na churrascaria e me entupir de sorvete, o pé já estava suficientemente atolado na jaca kkkk...

Bem... assim terminou o nosso domingo de Páscoa e mais um dia no Ceará!!

Próximo destino: Jericoacoara! Aguardem aí!!

1. Estamos a disposição dos apaixonados para passeios que já sai do hotel de buggy para qualquer praia do Ceará, inclusive com pernoites. Atendemos pela locadora George Dunas desde 1989.