28 abril 2014

Exploração Sexual Infantil é Crime! Denuncie. Dique 100


Vamos falar sobre esse assunto super sério e ao mesmo tempo revoltante: Exploração Sexual Infantil no Brasil.




Com a Copa do Mundo 2014 chegando, nós não queremos exportar para os demais países essa má fama de sermos um país onde a cultura do turismo sexual ainda é forte.




Estive recentemente no Ceará, estado da região Nordeste do Brasil, e fiquei contente com as imagens da Campanha contra a Exploração Sexual Infantil bem divulgadas e espalhadas, principalmente no aeroporto.

Chamou minha atenção, inclusive, porque há anos, desde quando passei meu primeiro carnaval no nordeste, coincidentemente em Fortaleza, em 2006, venho observando movimentos de estrangeiros com condutas suspeitas perto de crianças e adolescentes.

A imagem divulgada no aeroporto de Fortaleza é forte e impressiona. Espero que cause impacto e que consiga alcançar o seu objetivo de combate a essa prática tão baixa, tão cruel, tão triste...

Devemos sempre lembrar que a Exploração Sexual Infantil é crime! É uma das formas mais recorrentes de violação aos direitos humanos e fundamentais da pessoa humana.

Dados alarmantes em todo o Brasil demonstram uma grande preocupação, notadamente face ao evento da Copa do Mundo, junho - julho de 2014, quando o país receberá muitos estrangeiros.

Por isso é importante Denunciar!! Você não precisa se identificar. Pode ligar para o número 100, que funciona 24 horas por dia.




Também pode ligar para o número 127 - no Rio de Janeiro - telefone da Ouvidoria do MPRJ, ou procurar o Conselho Tutelar da sua Cidade.

Lembre-se: NÃO DESVIE O OLHAR!! QUEM CALA CONSENTE! 

O Enfrentamento à Violência Sexual é um Dever de Todos enquanto Cidadãos. 

Para entender melhor a diferença entre Abuso e Exploração Sexual da Criança, recomendo a leitura do Guia elaborado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, bastante elucidativo e com orientações de como agir diante de situações como estas.

Em linhas gerais, o Abuso Sexual ocorre quando a Criança é ou Adolescente é utilizado, com ou sem sua vontade, para satisfação sexual de outra pessoa. São atos impostos pela sedução, pela ameaça ou por atos de violência física, que decorrem, quase sempre, de uma relação de poder que se estabelece entre a vítima e o abusador. O Abuso pode caracterizar-se mesmo que não haja contato físico ou relação sexual propriamente dita.

Já a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes ocorre quando elas são utilizadas com a intenção de lucro, financeiro ou de outra natureza. Caracteriza-se quando há a participação de crianças em atos sexuais através de oferecimento de dinheiro ou outro favores pelo seu explorador, o que acontece no caso do Turismo Sexual. 

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República também realiza a Campanha Nacional pelo fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

- O Brasil tem 1776 pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças
- De 2005 a 2012, a PRF encontrou 3324 menores em situação de risco
- Nos últimos três anos, o Disque 100 recebeu 25009 telefones sobre exploração
- O Brasil é primeiro lugar em Exploração Sexual Infanto-Juvenil na América Latina
- O Brasil é o segundo país do mundo em Exploração Sexual Infanto-Juvenil
- Estima-se que 500 mil crianças e adolescentes trabalhem na indústria do sexo aqui
- A cada hora, 228 crianças são exploradas em países na América Latina e Caribe
Outra coincidência foi a de verificar, quando regressei de viagem, na semana passagem, a Blogagem Coletiva promovida pela RBBV - a Maior Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, da qual também faço parte, a respeito da Copa das Meninas, um projeto fantástico que a Plan, uma das maiores ONGs Internacionais de Desenvolvimento, existente desde 1937, está divulgando em busca de sensibilizar a sociedade para essa cruel realidade.




A Plan está presente em 69 países, inclusive no Brasil, trabalhando em prol de melhorias a longo prazo na vida de crianças em comunidades. No Brasil, foi criada em 1997, com operações em Pernambuco e Maranhão. Atualmente, tem duas Unidades de Programas, em São Luís e em Codó, no Maranhão. O objetivo dos programas e projetos é o de capacitar as crianças e adolescentes e suas comunidades, para que adquiram competências e habilidades que os ajude a transformar a sua realidade.

Na Campanha "Copa das Meninas", a Plan está trabalhando especificamente com três projetos de desenvolvimento de jovens:

- Futebol Feminino
- Turismo e Proteção à Infância
- Soluções de Empregos para Jovens







"A campanha “Copa das Meninas” tem como objetivo alertar a população sobre a situação da proteção infantil durante a Copa do Mundo focando a exploração sexual de crianças e jovens. Através de comerciais para TV e cinema, anúncios em revistas e jornais, material gráfico para ser distribuído nos principais aeroportos do Brasil e campanha massiva nas redes sociais, a Plan International Brasil espera atingir não só o público brasileiro, como também turistas que estarão participando deste grande evento, provocando uma reflexão e ações de denúncia através do Disque 100, que é principal canal de comunicação da Ouvidoria sobre Direitos Humanos – serviço de atendimento telefônico gratuito, que funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.Deseja espalhar essa ideia na sua comunidade? Faça download do anúncio, cartaz e compartilhe o filme nas suas redes sociais."





Além de ajudar divulgando a campanha, a Plan também pede e ajuda de quem puder colaborar com a Doação de R$25,00 por mês, para que possam continuar a desenvolver os seus projetos.


** Contatos da ONG Plan: 


Contate a Plan International Brasil
Escritório NacionalAv. Roque Petroni Jr, 1089
Salas 112 e 114, Brooklin Novo
São Paulo – SP
CEP: 04707-900
Tel.: +55 (11) 3956-2170
Escritório de Programas
Av. Colares Moreira, 02, Sala 1102-A
Edifício Planta Tower, Renascença
São Luis – MA
CEP: 65075-441
Tel: +55 (98) 3235-6580

VAMOS AJUDAR, DIVULGAR E MOSTRAR PARA O MUNDO QUE O BRASIL PODE SER DIFERENTE, PODE MUDAR!!! 



Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR