05 abril 2014

Estou a Dois Passos do Paraíso... Caracas - Los Roques

Chegando em Maiquetia - Caracas



Agora estamos mais perto de Los Roques!!

Conhecem a música da banda pop da década de 80 , Blitz? Não sai da minha cabeça. .. "Estou a dois passos do Paraíso.." rsrs... pena que são mais passos.



Embora nosso voo com a Gol tenha atrasado para sair do Brasil, o comandante da aeronave conseguiu andiantar e chegamos às 16h da tarde no aeroporto de Caracas.



Fuso Horário: 1h e 30 minutos a menos em relação ao horário de Brasília.

Vacina: Por precaução, tomei a da Febre Amarela e tirei meu certificado internacional da vacina pela ANVISA. Achava que não fosse obrigatório tomar antes de vir, mas a vacina é de graça e eu acho que não custa prevenir. Não me cobraram o certificado e depois fiquei sabendo que era obrigatório sim tê-lo.

Visto: Brasileiros não precisam de Visto para entrar na Venezuela.  Bastam o passaporte válido ou Identidade com expedição recente (menos de 10 anos costuma ser a exigência do Mercosul e acho interessante guiar-se por isso).

Seguro Viagem: 1 semana antes de viajar eu vi uma notícia sobre a obrigatoriedade do seguro viagem para turistas que vão a Venezuela, cuja vigência teria início em 01° de abril, mas foi prorrogado para regulamentação. Sugiro aos que vão viajar para a Venezuela que acompanhem essa questão.

Moeda: Bolivares Fuertes (que de fortes, no momento, pouco têm). Eu trouxe apenas dólares para cambiar - um pouco logo na chegada e o restante na ilha Gran Roque / Los Roques. Consegui trocar 1usd por 50 bolivares (o cambio oficial está em 5 ou 6 bolivares para 1usd).

O Aeroporto Simon Bolivar - Maiquetia fica na cidade de Maiquetia, pertencente à Grande Caracas e a cerca de 30/40 minutos da capital, que vem sendo palco das manifestações desde o início de fevereiro de 2014. Em Maiquetia,  por ser uma região mais militarizada, dizem que o clima é mais tranquilo e é onde os turistas brasileiros que vão a Los Roques, mas que precisam pernoitar para pegar o voo no dia seguinte, estão preferindo ficar.

O Aeroporto é grande e o Duty Free de chegada estava bem pobrinho. Praticamente só produtos nacionais e poucas coisas de fora... sinais da crise. Para comprar chocolates locais e rum, ainda vale a pena.



A senha da internet no aeroporto é WIFIAEROPUERTO.

Cheguei e fiquei pouco tempo no aeroporto. Não me senti insegura e percebi um certo assédio de pessoas locais oferecendo cambio, inclusive, funcionário do aeroporto.

Conheci o famoso Oscar Miguel (miguelserrano10@gmail.com) que vem ajudando muitos brasileiros e sempre é bem recomendado no Grupo de Dicas de Los Roques no Facebook. Ele foi me buscar no aeroporto, pois me vendeu as passagens de volta de Los Roques com a Chapi Air e também fez cambio para mim em quantidade pequena, a 50 bolivares para 1usd.

Logo, não fiz aquele cambio negro no banheiro do aeroporto que muitos relatam terem feito. Com o Miguel, foi muito tranquilo e seguro.

De quebra, o Miguel me deu carona até o Hotel Catimar.

Dessa forma, correu tudo bem e foi tranquilo, bem mais tranquilo do que eu imaginava.

O Miguel é um venezuelano muito simpático, que mora perto do aeroporto e por isso tem facilidade em ajudar os turistas com hospedagem em Maiquetia e também com as passagens aéreas internas. Ele trabalha com o Hotel Miramar. Mas eu fui para o Catimar.

Fomos muito bem recebidos pelo Miguel e recomendo seus serviços.


  1. Lili, seus posts estão demais!!! Todos muito bem detalhados e para mim será muito útil pois ainda vamos ao Caribe esse ano e estou incluindo Los Roques. Boa viagem, continuo acompanhando daqui! Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia!!
      Fico super feliz por ter gostado! E mais ainda por saber que os posts te inspiraram a conhecer esse lugar tão maravilhoso e paradisíaco!
      Conte comigo para ajudar no planejamento, que não é dos mais fáceis dado que a Venezuela atravessa uma forte crise. Mas, com cuidados e organização, dá tudo certo e vale o esforço para conhecer Los Roqeus!!
      Beijinhos e obrigada!

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR