Que tal curtir a Cidade Maravilhosa fazendo mais uma trilha?
Praia Vermelha |
Praia Vermelha |
Lembram que comecei o ano fazendo a Trilha para a Pedra Bonita? Relembrem aqui essa pequena aventura!!
Depois da Pedra Bonita, eu realmente me empolguei e quis fazer outras trilhas e caminhos que ainda não tinha percorrido. Xô Preguiça!!!
Trecho da Trilha do Morro da Urca |
Ainda não consegui fazer todas que eu gostaria, como a da Prainha, que ficará para minha próxima ida à Prainha ou Grumari, mas já deu para fazer a trilha do Parque da Catacumba e esta aqui, a TRILHA DO MORRO DA URCA.
Então vamos conhecer um pouco deste cantinho maravilhoso do Rio de Janeiro? Um programa de graça e ao alcance de todos!! Vamos?
A Pista Claudio Coutinho e a Trilha para o Morro da Urca ficam localizados na Praia Vermelha (até pouco tempo eu desconhecia que a Praia Vermelha fosse bairro. Sempre achei que era parte do bairro da Urca).
O acesso é bem fácil de táxi, pois o fluxo de turistas que vão para o lugar para subir o Bondinho do Pão de Açúcar é grande.
Também é possível ir de carro, pois a área de estacionamento no Círculo Militar é enorme e, como já se percebe, a região é bastante militarizada (há várias instituições militares nas redondezas), portanto, dá para se sentir seguro, embora todo cuidado seja interessante sempre no Rio de Janeiro.
Já a ida de ônibus para a Urca não é algo tão fácil. O bairro é guarnecido com poucas linhas de ônibus:
- 511
- 512
- 513 - Integração com a estação de Metrô de Botafogo (desça pela saída para a Rua Voluntários da Pátria)
- 107
Indo de ônibus, não entre no Bairro da Urca. Peça para o motorista deixar você ainda na Avenida Pasteur, no ponto mais próximo da entrada para o Bondinho do Pão de Açúcar. Você caminhará um pouco para frente e já vai se deparar com a Praia Vermelha.
O início da Pista Claudio Coutinho, também conhecida como Caminho do Bem-Te-Vi e Estrada do Costão, fica no cantinho esquerdo da Praia Vermelha (olhando de frente para o mar).
A Pista Claudio Coutinho tem 1,25km de extensão e foi inaugurada bem recentemente, no final da década de 1980, pelo Exército Brasileiro.
A pista circunda o Morro da Urca e é por ela que nós vamos para chegar ao início da trilha para subir ao topo do Morro da Urca. O início da trilha fica mais ou menos no primeiro terço da Pista Claudio Coutinho e é sinalizada (você perceberá a quantidade de pessoas subindo a trilha, principalmente se for em final de semana). Por esta pista, também é possível escalar o Pão de Açúcar, masssssss... isso é para profissionais, viu? E não para amadores, como eu! kkkk...
E lá fomos nós começar então a trilha para o Morro da Urca!
A trilha, em si, é considerada de baixa de dificuldade. Em uma escalar de 1 a 5, ela estaria no nível 2, similar à dificuldade enfrentada para subir a Pedra Bonita.
Eu, sinceramente, depois de já ter subido a Pedra Bonita, posso comparar melhor as duas trilhas e achei a subida da trilha do Morro da Urca beeeeeem mais difícil do que a da Pedra Bonita.
O grande motivo da minha dificuldade foram os enormes "degraus" naturais formados por galhos.
Como a a trilha estava seca (não chovia há muito tempo no Rio) e repleta de terra, estava de certa forma derrapante.
O melhor horário para começar a caminhada é cedo.
Primeiro, para não sofrer muito com o calor, embora a pista seja fechada por árvores e em poucos pontos ficamos expostos ao sol. Mas a falta de vento faz o calor ser sentido intensamente também.
Minhas dicas são:
1) Vá de manhã cedo ou no final do dia para ver o pôr do sol lá do Morro da Urca.
2) Se for no final da tarde para ver o pôr do sol lá em cima, você poderá descer com o bondinho do Pão de Açúcar gratuitamente. Após às 18:00 (19:00 durante o horário de verão), é gratuita a descida pelo bondinho. Não desça a trilha depois de escurecer. Não acho seguro fazer a trilha à noite.
3) Caso ache muito perrengue subir e descer a trilha ou se não estiver com bom preparo físico, garanta o seu ticket de descida com o bondinho do Pão de Açúcar antes mesmo de subir a trilha. Lá no alto, no Morro da Urca, não tem como comprar os bilhetes do bondinho.
4) Reforce o protetor solar! É Rio de Janeiro, né gente? Calor, sol... mesmo sendo a trilha bem protegida por árvores, lá no alto do Morro da Urca você ficará bastante exposto ao sol.
5) Leve água! MUITA ÁGUA! Hidrate-se, viu?
6) Se quiser comer algo lá no alto do Morro da Urca, tem lanchonetes e também sorveterias que eu recomendo. Os preços são salgados, mas é uma opção para passar mais tempo lá no alto e curtir o dia, contemplar a paisagem.
Esse nosso sorvete custou em torno de R$15,00 |
7) Se você não tiver comprado os tickets do bondinho, depois que subir pela trilha do Morro da Urca, sua única opção será descer pela mesma trilha. Não dá para seguir para o Pão de Açúcar sem os bilhetes comprados.
8) Não recomendo subir a trilha em dias chuvosos ou logo após fortes chuvas. Certamente ficará mais escorregadia e enlameada.
9) O acesso à trilha pela Pista Claudio Coutinho é gratuito, com algumas restrições controladas pelos militares. Por exemplo, não pode entrar com bicicleta na pista Claudio Coutinho (eu falarei mais sobre a pista depois, em outro post, ok?), e também tem restrição quanto ao horário, pois a pista é aberta diariamente das 07h às 18h.
Pista Claudio Coutinho |
10) Eu recomendo o uso de tênis ou calçado que tenha uma boa sola antiderrapante. Vi algumas pessoas indo de chinelo, mas eu não arriscaria.
Sobre a trilha em si, como já disse, achei um pouco mais difícil do que a da Pedra Bonita.
Eu não sou grandes parâmetros porque sou meio desajeitada. Juro que tenho boa vontade, viu? Mas reconheço meus limites! kkkk...
Em outras palavras, eu não faria a trilha sozinha! Até porque acho que esse é um programa muito legal para fazer em grupos, com amigos.
Minha maior dificuldade foi não escorregar! kkk... é sério!
Ao longo da trilha, vi corredores, turistas, gringos, crianças (muitas nos colos e ombros dos pais corajosos) e muitos miquinhos! Macaquinhos sempre se faziam presentes, acompanhando nosso percurso.
Logo no início da trilha, que é íngreme, assusta um pouco. Na verdade, o início da trilha é punk!
Eu subi bem devagar, tirando fotos, respirando e também parei no mirante durante o caminho, antes mesmo de chegar no topo, para ver do alto a Praia da Urca, dentro do Bairro da Urca.
Praia da Urca |
Então, somando tudo isso, acho que gastei cerca de 45 minutos ou pouco mais subindo a trilha.
E finalmente chegamos no platô do Morro da Urca, onde há uma super infraestrutura que recebe centenas de turistas todo dia!!
O Morro da Urca é queridíssimo pelos cariocas e pelas festas maravilhosas que costumam acontecer lá em cima. Foi uma pena este Verão 2014 não ter ocorrido a já tão famosa festa Verão no Morro.
Lá do alto, as vistas são incríveis!!
Pode-se observar muito bem a enseada da Praia de Botafogo com o Corcovado e o Cristo Redentor, literalmente de braços abertos sobre a Guanabara!
Enseada da Praia de Botafogo |
O vai-e-vem de aviões que decolam e aterrissam no no aeroporto Santos Dumont.
A ponte Rio-Niterói e até mesmo um pouco da cidade de Niterói e a entrada da Baía de Guanabara.
Muitas paisagens do Bairro da Urca e da Praia Vermelha.
O próprio Pão de Açúcar e o bondinho!
Os super aventureiros que desafiam o Morro da Urca e o Pão de Açúcar em suas escaladas.
E depois disso tudo... DESCER A TRILHA! rsrs... sim! Eu desci a pé mesmo! Nem considerei comprar o ticket do bondinho, viu? E gostei bastante da experiência, embora dê uma certa preguiça depois para descer rsrs... A descida eu achei até mais fácil, porém, tive que ter mais cuidado ainda para não escorregar!
É realmente um lugar maravilhoso de onde se pode contemplar vistas lindas da cidade. Vale muito a pena fazer a trilha pelo prazer de fazer um programa saudável e econômico.
Suas fotos estão lindas e o post super me ajudou a planejar o meu roteiro. Parabéns. Me desculpa a pergunta, só por curiosidade, que câmera você usou para tirar as suas fotos? Você fez algum curso de fotografia? Eu sou péssima para tirar fotos e sempre admiro as pessoas que sabem como conseguir o "clique" perfeito para suas fotos.
ResponderExcluirOlá Josiane,
Excluirtudo bom?
Que legal ler seu feedback! Adorei! Seja sempre bem vinda ao blog! Em relação às fotos, de modo geral eu uso a câmera do Celular Samsung Galaxy S4 (a maioria do instagram é de celular), a Canon T5i (que eu nunca levo para trilhas no Rio de Janeiro rsrs) ou a Sony T20 que é aquática, pequena e prática. Não fiz curso de fotografia ainda! Está nos planos para tentar fazer o curso o mais breve possível.
Mais uma vez, obrigada!
Beijinhos,
Lily