13 janeiro 2014

Ushuaia, El Calafate e El Chaltén, por Clayton Rock (continuação)


El Calafate.

A estada em El Calafate deve-se única e exclusivamente para um propósito: Visitar e caminhar no incrível Glaciar Perito Moreno e servir de base para a saída para a cidade de El Chaltén. Portanto, aconselho a não gastar muito mais do que dois dias nesta cidade.

A cidade em si é muito interessante,  fundamentada em um estilo europeu, possui construções muito bonitas e fica às margens do Lago Argentino. Quando se chega de avião, percebe-se que está literalmente no meio do nada. É impressionante.

Além de alguns bares muito legais, outra atração e também uma boa alternativa para os que gostam de esportes é alugar uma bike por um dia inteiro e pedalar às margens do Lago Argentino, tendo à sua frente a incrível Cordilheira dos Andes.


Glaciar Perito Moreno: Mini Tracking ou Big Ice?

Por ser o ponto turístico mais procurado desta cidade, o passeio ao Glaciar é bastante disputado. Um grande conselho que dou é fazer a compra  dos bilhetes ainda na cidade de Ushuaia, com pelo menos uns 3 dias de antecedência à chegada na cidade de El Calafate.  Recomendo comprar com a RUMBO, uma agência de grande porte e conveniada com a Hielo y Aventura (www.hieloyaventura.com) única empresa que detém os direitos de explorar o local.

. Existem duas opções de passeio, conforme apresento a seguir:

ü  *** Mini Tracking: O passeio dura cerca de meio dia e abrange a visita às passarelas em frente ao glaciar e uma caminhada com cerca de duas horas sobre o gelo.

ü  *** BIG ICE:  A diferença deste para o Mini Tracking é que, ao invés de duas horas, você caminha cerca de cinco horas sobre o Glaciar e vai a pontos muito mais afastados e bonitos do que os vistos ao longo do mini tracking. Por este motivo, esta modalidade é a mais procurada entre os turistas, esgotando-se muito rápido. Infelizmente, eu não consegui fazer.

Para ambos os passeios, a empresa envia um ônibus que irá buscá-los no hotel às 7 da manhã. Logo, se não quiser perder o passeio, cuidado com a balada do dia anterior!


Chegada ao Parque Nacional Los Glaciares

Glaciar Perito Moreno



Percebam o tamanho do navio em relação ao Glaciar

Hostel del Glaciar

Passeio de bike pelo Lago Argentino

  
El Chaltén – O Paraíso dos Mochileiros

Chegamos, finalmente, na última cidade do trecho sul da Patagônia Argentina, o belíssimo e aventureiro vilarejo de El Chalten.

Bastante conhecido por sua diversidade de trilhas, lagoas e montanhas, o vilarejo não recebe a alcunha de paraíso dos mochileiros por acaso. Basta andar 2 minutos pela cidade para ver as ruas repletas de pessoas com suas mochilas cargueiras e equipamentos de escalada e trecking por todos os lados.

Por se tratar de uma região com bastante montanhas, é aconselhável ficar pelo menos uns 4 dias neste local, pois as chances de encontrar dias nublados ou chuvosos é grande e não há nada mais lindo do que um belo dia de sol neste lugar, de forma que seja possível fazer a grande maioria das trilhas e ter uma visão ampla de todos os picos, principalmente dos dois mais famosos: Cerro Torre e Fitz Roy.

As principais e mais belas trilhas a serem feitas são:

** Laguna Capri;

** Cerro Torre;

** Laguna de Los Três;

** Cerro Fitz Roy

Para os amantes de trilhas e caminhadas, a sensação de estar neste lugar é fora do comum. É algo que apenas as fotografias não serão capazes de representar a magnitude de tudo, os sons, os cheiros.

A principal dica para El Chaltén é: Escolha sua sequência de músicas favoritas, pegue um mapa, respire fundo e seja feliz.

Um grande abraço,

Clayton Rock



Lagunas de Los Trés e Fitz Riy




Muito obrigada ao Clayton por compartilhar suas experiências na Patagônia Argentina! Inspirador, com certeza eu irei um dia!! O Fim do Mundo que me aguarde!! 




  1. Excelente texto e fotos maravilhosas,Clayton!!!Que venham muito mais posts por aí : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei a participação e colaboração do Clayton aqui no Apaixonados por Viagens! Foi uma honra e um grande prazer publicar!! Até porque são destinos que não conheço, mas que tenho muita vontade de ir um dia.

      Obrigada Vanessa, pelo comentário e ao Clayton pelo relato e belas fotos!

      Bjos

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Clayton,

    muito legal suas dicas, pena que não conseguiu fazer o passeio de 5 horas... Um incentivo para voltar né!!!

    Adorei as fotos todas e principalmente à de comparação do navio com o Glaciar, com o seu pezinho na frente muito legal e a sua outra todo feliz vibrando no gelo!!!

    Em El Chaltén achei belíssimo os Lagunas de Los Trés e Fitz Riy!

    Beijos e parabéns! Di.

    ResponderExcluir
  4. Diana,

    O Fitz Roy era o meu objetivo principal quando decidi que iria para a Patagonia. Cansativo chegar la, porém o visual faz valer qualquer esforço.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR