22 janeiro 2014

Mureta da Urca e Bar Urca... carioquices que amamos!


Este combo com Original + pastel de camarão + empada de siri custou R$18,00


Um dos programas mais tradicionais do verão carioca é tomar uma gelada na Mureta da Urca, de preferência em frente ao tradicional Bar Urca!

Ponto de encontro de muitas tribos e idades, a Mureta da Urca, situada às margens da Baía de Guanabara, é um lugar bem democrático! Na verdade, difícil mesmo é conquistar um cantinho para se encostar na nela rsrs... Disputadíssima, se chegar muito depois das 18h, é bem provável que tenha que ficar em pé e sem apoio na Mureta.


Com o horário de verão, o sol começa a se pôr por volta das 19h... entre 19:30 e 20:00, já começa a anoitecer! Portanto, a dica é chegar por lá antes das 18h, curtir a Mureta, o vai e vêm dos barcos, as garças, a ponte Rio-Niterói, os aviões que aterrissam e decolam do aeroporto Santos Dumont, os amigos, um bom papo, o anoitecer... e relaxar!



O ambiente é descontraído e informal, as pessoas vão da forma que se sentem bem e muitos vão de roupa de praia, pós praia. Outros vão para um pré night. Não há regra!

O grande inconveniente é o banheiro do Bar Urca: pequeno! Eu diria que ele é claustrofóbico e nem sempre está limpinho. Mas, ao menos tem banheiro, né? rsrs...


Quem preferir algo mais cômodo e confortável, pode ficar dentro do Bar Urca, pois no seu segundo andar funciona o restaurante a la carte.

Embaixo, no balcão, é para onde as pessoas que ficam na mureta se dirigem para fazer seus pedidos. Outra dica importante é: faça os seus pedidos logo de uma vez, pague tudo (aceitam cartões de crédito!!) e fique com as fichas para depois só ir lá para retirar os pedidos. Isso porque se a disputa por um espaço na Mureta é grande, imaginem só a disputa pelo atendimento no balcão do Bar Urca? Também é grande! Para otimizar seu tempo, o ideal é estimar seu consumo, pagar tudo e ficar com as fichas em mão.

A Cerveja mais pedida é a Original! Tradição garantida com os aperitivos que mais fazem sucesso: pastel, empada, sardinha frita... pronto! Enfie o pé na jaca, contemple a paisagem e deixe esse clima tranquilo te levar...

Para ver um lindo anoitecer, caminhe um pouco mais adiante, pela calçada, à frente do Bar Urca, sentido saída do bairro, e contemple o Corcovado escondendo o sol! É uma bela forma de se despedir do Astro Rei!!




Se quiser saber mais sobre o Bar Urca, fundado em 1939, confira aqui neste post do Apaixonados por Viagens. O endereço é: Rua Cândido Gaffrée, n. 205.




Para chegar, o que nem sempre é fácil na Urca, por ser um bairro mais isolado, as linhas de ônibus n. 107 e 512 ajudam, com integrações ao Metrô Rio também (o metrô não chega na Urca, apenas é possível fazer uma integração do Metrô + Ônibus). Estacionar o carro também não é tarefa tranquila, pois, bairro residencial que é, as ruas costumam já estar tomadas de carros. Táxis também circulam com certa frequência, mas nem sempre estão vazios. Há muitos táxis que saem do Shopping Rio Sul, bem perto da Urca. Há também o Táxi de Cooperativa Tele Urca (021 3501-0700).






Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR