11 janeiro 2013

Rio de Janeiro: CCBB e Impressionismo!!

A última semana de exposição "Impressionismo: Paris e a Modernidade", no segundo andar do Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, iniciada em 23/10/12, trouxe bastante agito para os arredores do CCBB.

O cenário frequente de filas (monstruosas e gigantescas) não tem afastado os curiosos e amantes das artes.

A exposição, que trouxe pela primeira vez ao Brasil, e já passou por São Paulo, 85 obras-primas do acervo do Museu d'Orsay de Paris, dedicado à arte do século XIX, é, sem dúvida alguma, um grande sucesso.

A linda mostra apresenta obras de Camille Pissaro, Claude Monet, Edgar Degas, Edouard Manet, Gustave Coubert, Carot, Henri Toulosse-Lautrec, Jules Lefebvre, Paul Cézanne, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir e Vincente Van Gogh, entre outros mestres.

Finalmente consegui ir ontem - quinta feira - conferir a exposição. Cheguei ao CCBB às 21:30 e, graças à chuvinha que cai na Cidade Maravilhosa, a fila (sim... tinha fila mesmo com chuva!!!) não estava assustadora e resolvi arriscar. Afinal, nada que um guarda-chuva não resolvesse.

Com sorte, fiquei na fila cerca de 30 minutos apenas (apenas mesmo!! Ao longo da semana, li e ouvi relatos de pessoas que ficaram na fila até 5 horas, aguardando sua vez para contemplar a exposição... ). 

Aproveitei o horário estendido do CCBB que, excepcionalmente, esta semana, está funcionando até às 24:00 (segunda a sexta)

Ou seja, ainda dá tempo para ir hoje!!! 

E tem mais: Viradão Carioca!! O CCBB ficará aberto ininterruptamente de sábado para domingo. E se você quer conhecer um pouco da história desses grandes mestres, ver de perto essas obras-primas do Impressionismo, caso não tenha programação para seu sábado à noite ou madrugada, não perca essa oportunidade!!! Vá sim!!

A exposição terminará no dia 13/01/13 - domingo!! Aproveite que ainda dá tempo!!

Ahhhh... o CCBB tem estacionamento bem ao lado e é gratuito, viu? Ao menos, ontem nada foi cobrado de mim e minha amiga que me acompanhou. 

A entrada da exposição também é gratuita!!

E digo mais: mesmo para quem já esteve em Paris e conhece o Museu d'Orsay, vale muito a pena prestigiar essa exposição que realmente está belíssima, bem organizada com toda a sensibilidade artística que se espera (ao menos quando eu estive por lá, tudo correu bem) e os quadros são deslumbrantes!! Outro detalhe aos que já conhecem o d'Orsay: se você não fala francês (como eu!) e nem sempre lê tudo o que está escrito na descrição das obras porque nem sempre dá tempo de ler, mesmo que em inglês, outra vantagem da exposição é ter a oportunidade de ler tudo em português!! rsrsrs... 

Ou seja, recomendo!! Vale a pena!! Além do que, o próprio edifício do CCBB, no Rio de Janeiro, é um espetáculo!! - Rua Primeiro de Março (perto da Candelária), n. 66, Centro.

E se eu ainda não te convenci a ver a exposição, confira as fotos abaixo para sentir um pouquinho do prazer que foi ter ido lá (a qualidade das fotos não é das melhores porque, infelizmente, era proibido fotografar... tive que ser bem discreta e, obviamente, sem flash). 

Rua ao lado do CCBB

Rua e Edifício ao lado do CCBB




















Linda cúpula do CCBB - RJ




Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR