18 dezembro 2012

Turistando pelo Rio: Parque Lage!!


Eis um dos meus lugares favoritos para passear, relaxar, tomar um café da manhã ou brunch... Adoro o Parque Lage!! 

OBS.: o Café du Lage fechou suas portas há pouco mais de um mês (informação atualizada em março de 2015) e outro Bistrô será aberto em seu lugar.

Próximo ao Jardim Botânico, com o diferencial de ser gratuito, o Parque Henrique Lage fica aos pés do Morro do Corcovado. 

Possui uma área com mais de 52 hectares e foi tombado pelo IPHAN, em 1957, como Patrimônio Histórico e Cultural da cidade do Rio de Janeiro.

O Parque, que hoje é público, tem sua história iniciada lá para os idos de 1811, quando Rodrigo de Freitas Mello e Castro adquiriu o Engenho de Açúcar Del Rei, às margens da Lagoa. Depois de passar por um processo paisagístico, inspirado em todo o romantismo dos parques ingleses, a propriedade passou pelas mãos de algumas pessoas até que, em 1920, retornou para a família Lage, a quem já havia pertencido nesse troca-troca de proprietários.

Henrique Lage, proprietário do Parque, no início do século XX, promoveu sua remodelação, com inspiração nos palacetes italianos. Durante essa época, a mansão ofereceu várias festas para a alta sociedade carioca. Porém, tempos depois, em decorrência de dívidas contraídas com o Banco do Brasil, Henrique Lage teve que se desfazer de parte de seus bens, incluindo o Parque. 

Para proteger o parque, em 1957, foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural. Houve até uma tentativa do empresário Roberto Marinho, que chegou a comprar parte da propriedade, para construir a sede da TV Globo, mas não deu certo porque o terreno acabou sendo desapropriado e transformado em seu todo num parque público. Além disso, foi transformado em Reserva da Biosfera, em 1992, pela UNESCO. Para melhorar, em 2002, passou por um processo de limpeza e restauração!! 

Hoje em dia, no Palacete funciona a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, criada em 1975.

O Parque é lindo, na minha opinião!! Talvez não se compare ao Jardim Botânico, pois este último é bem maior e mais rico e exuberante em natureza. 

Só que realizar um passeio no Parque Lage é simplesmente uma delícia: palmeiras imperais, caminhos/trilhas, chafariz central, o lindo palacete com sua piscina central no hall de entrada, que figura como seu mais representativo cartão postal, a vista para o Cristo e para o Corcovado (é bem verdade que, para ver o Cristo, é preciso que as nuvem colaborem um pouco mais... rsrs... ), um aquário que faz a alegria das crianças, uma torre, o lago dos patos, mais trilhas repletas de macaquinhos e miquinhos, uma vista muito bela para a Lagoa Rodrigo de Freitas (se seguir uma dessas trilhas lá para o alto), cachoeirinhas e quedas d'água pelas trilhas, bancos, parquinho para as crianças, uma gruta, estacionamento, restaurante.... 

O Parque Lage está localizado na Rua Jardim Botânico, mais no início, n. 414.

Quanto às trilhas e caminhadas ecológicas, além de muita vegetação nativa, pertencente ao Parque Nacional da Floresta da Tijuca, e algumas quedas d'água, incluem um atalho para o Cristo Redentor. Nunca fiz essa trilha e é bom saber que a mesma apresenta um grau de dificuldade e exige esforço físico, não sendo recomendada para iniciantes. O topo da trilha leva aos trilhos da Estação Ferroviária do Corcovado. E não deixem ter cuidados, de levar repelentes, água, calçados adequados e confortáveis.

Aliás, a dica para levar repelentes, especialmente se tiver chovido em dias próximos à sua visita, é valiosíssima!! Principalmente para quem deseja visitar o Parque para ficar em seus gramados, nos jardins, com crianças, para fazer piqueniques (muito comuns por lá!!), ou para fotografar... eu mesma já fui devorada por mosquitos algumas vezes!! hehehehe...

Ahhh.. não fique acanhado se quiser fazer um piquenique por lá, viu?? É comum mesmo!! Principalmente aos finais de semana e feriados... fica bem cheio!! Leve suas cangas; esteiras... mas lembre-se: nada de deixar resíduos e lixinho no parque e não alimente os macaquinhos que porventura apareçam (e eles sempre aparecem!! rsrs...)

Agora, se você prefere tomar um café da manhã, um brunch, almoçar ou jantar no Café du Lage, que fica no interior do Palacete, também não vai se arrepender!! É um charme só!!

Muitas vezes, aos finais de semana e feriados, tem até apresentações de bandas de samba e chorinho. Uma delícia!!

O único problema é: FILA!! Filas enoooooooormes estarão lhe aguardando se você não chegar cedo!!

Da última vez em que estive por lá, para conseguir uma mesa para 8 pessoas, esperei cerca de 2 horas. Bem... não é o melhor quando se está com crianças, certo?? A não ser que vocês não estejam com fome e possam circular pelo Parque, espairecer, enquanto aguardam a fila da reserva de mesas andar. Um detalhe importante: os nomes são chamados por lá mesmo, ok? Se você resolver caminhar pelo Parque, lembre-se de que, se seu nome for chamado e você não estiver presente, eles passam sua vez para outro.

O café da manhã/brunch no Café du Parque também não é dos mais baratos. A bandeja mais completa, com frutas, sanduichinho, iogurte com granola, bolo, queijo, geléia, manteiga, cesta de pães, mel e uma bebida (que você pode escolher lá na hora) custa em torno dos R$30,00. Serve bem uma pessoa e até mesmo pode ser compartilhada entre duas que não estejam famintas rsrsrs... Mas.. é aquilo: nada de excepcional!! Um café da manhã gostosinho, simples... E você ainda pode complementar com outros itens, a parte, como waffle, omeletes, mistos quentes, pães de queijo, entre outros.

O melhor de tudo é estar bem embaixo do Cristo Redentor, em um cenário cinematográfico e belíssimo!!

Se vale a pena?? Claro que sim!! Eu simplesmente adoro!! Porém... insisto na questão da espera/fila/lista ... se for final de semana ou feriado, esteja com o espírito preparado e, de preferência, chegue antes das 9:00 ou então depois das 12:00... O movimento é muito intenso entre 9:00 e 12:00. Além disso, o café da manhã só é servido até às 13:00 e, em dias mais movimentados, tem que ter dose extra de paciência com os funcionários. Infelizmente, o atendimento não é dos melhores e costuma demorar.


em dias ensolarados e sem nuvens, o Cristo aparece bem atrás

Gruta



Lago dos Patos


Café da Manhã no Café du Lage

Jardins, Chafariz e Piqueniques

  1. Pós é o banco do Brasil dis que Henrique lage morreu devendo o banco mais para os herdeiros de Henrique lage tudo passar de balela para agasalhar os bens de Henrique lage pós os herdeiros e legatarios esperam por 73 anos pela partilhar do seu espólio até hoje o judiciário faz pouco caso pós o processo ja tem 36 volumes... mais a luta continua vamos até o fim..com a pouca vergonha do judiciário isso é Brasil...

    ResponderExcluir
  2. Pós é o banco do Brasil dis que Henrique lage morreu devendo o banco mais para os herdeiros de Henrique lage tudo passar de balela para agasalhar os bens de Henrique lage pós os herdeiros e legatarios esperam por 73 anos pela partilhar do seu espólio até hoje o judiciário faz pouco caso pós o processo ja tem 36 volumes... mais a luta continua vamos até o fim..com a pouca vergonha do judiciário isso é Brasil...

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR