10 agosto 2012

Canadá: dicas e fotos das estradas!!!

Continuando no tema ALUGUEL DE CARRO, nada melhor do que postar algumas fotos das estradas canadenses para vocês terem noção de como são... 

Ao meu ver, extremamente bucólicas, bem sinalizadas (foram pouquíssimos os momentos em que as placas não ajudaram...), com fofas cidades à beira do Lago Ontário... as estradas - vias expressas - estavam em boas condições o que permitiu viagens seguras, tranquilas e agradáveis!!!

Lembro a vocês que o limite de velocidade, como regra geral, nas estradas é de 120Km!!! E as multas são salgadas, viu??

Além disso, ao longo das estradas eu vi vários complexos no estilo shoppings de estradas, com lojas famosas entre a gente, como a Sears, Toys R Us, Ikea, Wall Mart... 

Isso sem contar que havia muitos postos de combustível bem equipados, com banheiros (em todos que eu parei para usar o banheiro, a limpeza era muito boa, quase impecável!!) e lojas de conveniência!!! Rodei um pouco mais de 2mil Km e tive que abastecer o carro por 4 vezes (até porque a devolução do carro era para ser feita com o tanque cheio) e a média de preço de abastecimento com tanque cheio ficou em 70USD. 

As lojas de conveniência dos postos de combustível vendiam de tudo um pouco!! Até pequenas refeições já montadas podiam ser encontradas lá... 

O mais legal sobre os postos de gasolina - como eu não dirijo e não tenho o hábito de alugar carro quando viajo (é a segunda vez na vida que alugo carro em viagem fora do Brasil!!!) eu não conhecia essa prática - é que você abastece o carro e, ao pagar lá dentro da loja de conveniência (algo que fiz direto, porque sempre acabava comprando alguma coisa nas lojas), basta dizer o número da bomba e pagar!! Afinal, confiança é tudo, certo??

Ah... nem sempre o posto de combustível ficava à beira da estrada... era preciso acompanhar as placas e, em alguns momentos, tive que sair das estradas principais e entrar em outras estradas menores para chegar aos postos. De olho nas placas e no GPS, depois foi muito fácil retornar à estrada principal.

Também reparei que, especialmente quando me aproximava das cidades, iam surgindo alguns motéis à beira da estrada, verdadeiros dormitórios para os que dirigem dia e noite!! Também reparei em pequenas fábricas, algumas indústrias, outras que pareciam refinarias de petróleo... poucos pastos, poucas plantações... e muito muito verde!!!

Dica 1: fuja dos centros das cidades nos horários de rush!! Em Toronto, principalmente em razão da quantidade grande obras (aproveitando o verão para construir e reformar tudo a céu aberto) e ruas interditadas, o trânsito não é nada fácil. Em Montreal e Quebec City, se você ficar no centro (Old City), não precisará do carro para praticamente nada!! Cheguei a pegar um pouco de engarrafamento na via expressa de chegada em Toronto, em uma sexta-feira, por volta das 23:00h!!

Dica 2: estacionamentos são caros!!! Mas não tem outro jeito mais seguro quando se está de carro. A grande maioria dos estacionamentos chamados de públicos, aqueles que supostamente são gerenciados pelos governos, são pagos mediante máquinas, com moeda certa ou cartão de crédito, não havendo funcionários para auxiliar. O pagamento, em regra, é solicitado por antecedência, OU SEJA, VOCÊ PRECISA TER EM MENTE MAIS OU MENOS QUANTO TEMPO VAI FICAR NO LOCAL E PAGAR ANTECIPADO COM BASE NA QUANTIDADE DE HORAS QUE FICARÁ!!!

Dica 3: a grande maioria dos hotéis cobra o estacionamento a parte. Porém, se você pesquisar direitinho antes, ou até mesmo perguntar ao staff da recepção ao chegar, provavelmente vai encontrar um estacionamento público perto do hotel que poderá custar até menos da metade do que o hotel cobra!! Fique atento a isso, caso você queira economizar nesse aspecto. Para ter uma noção, em Montreal o hotel cobrava quase 20CAD (dólares canadenses) pela diária do estacionamento. Em Quebec City, o hotel cobrava quase 30CAD pela diária e sequer possuía estacionamento (era tipo um serviço de vallet park), por isso que, em Quebec, optei pelo estacionamento público, onde paguei em média 13CAD pela diária!!! 

Então... sem mais delongas... vamos às fotos:

freeway saindo de Toronto

estrada a caminho de Kingston e Thousand Islands

muitos conversíveis pelas estradas... aproveitando o verão!!

estrada saindo de Montreal

estrada entre Montreal e Trois-Rivière, a caminho de Quebec City

estrada chegando em Quebec City

entre Quebec City e Ste-Anne-de-Beaupré

casinhas fofas ao longo de algumas estradas

estradas em Quebec

Rio São Lourenço


seguindo de Quebe/Montreal para Mont Tremblant

subindo a montanha - a caminho de Mont Tremblant

indo para Mont Tremblant

montanhas

estrada para Ottawa

rios, lagos, estrada de Montreal para Ottawa


aluns vilarejos por onde passei, à beira da estrada


pequenas fábricas/indústrias ao longo da estrada


chegando em Ottawa

Rua King Edward em Ottawa

estrada de Toronto para Niagara Falls, beirando o Lago Ontario

estrada de Toronto para Niagara Falls, beirando o Lago Ontario 

Niagara on the Lake

Niagara on the Lake

Niagara on the Lake

Niagara Parkway - bela estrada que liga Niagara on the Lake e Niagara Falls


chegando em Niagara Falls


  1. Lili,
    tudo bem? Já voltei da viagem...
    Menina, não sei se vc ficou assim, mas eu me apaixonei pelo Canadá!
    Não vejo a hora de voltar.
    Ah! E suas dicas foram preciosas... ainda não fiz as dicas, mas veja algumas fotos da road trip no meu blog.
    Beijos
    Fabiane

    www.viagensevivencias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Fabiane!! Muito bom saber!! Fico feliz por ter contribuído.

      Sim... voltei do Canadá morrendo de vontade de explorar o lado das Rochosas, que deve ser espetacular também!!! Entendo bem seu sentimento... rsrs...

      Já visitei o seu blog para conferir as fotos!! Lindas!! Cheio de neve!! Tão legal ver como as paisagens mudam durante as estações...

      Adorei!!

      Beijinhos

      Excluir
    2. Lili,
      apesar de ser primavera, estava muito frio.
      E pegamos um dia de neve em Toronto.
      Pretendemos voltar o ano que vem, mais ou menos em junho/julho no lado oeste!
      E mais uma vez, obrigada! Suas dicas foram valiosas!

      Excluir
    3. Que legal!!! Não sei quando voltarei, mas está na minha lista!! =))
      Nem me fale em frio... em plena primavera, também peguei neve em Amsterdam!!! Passei o mês de abril fazendo uma Eurotrip por alguns países e o frio foi muito mais intenso do que já peguei em pleno inverno por lá!! Foi uma grande surpresa para mim!! Imagino que em Toronto deve ter feito ainda mais frio!! A paisagem muda bastante, não é? Eu adoro todas as estações e sou suspeita.... mas tenho grande encantamento pela paisagem de inverno (acho que é porque onde moro, Rio de Janeiro, a gente não vê muito disso rsrsrs... faz calor praticamente o ano inteiro... frio de carioca é 18º!! rsrrs... )
      Beijinhos e obrigada pelo feedback!! Aguardo suas dicas compartilhadas aqui e em seu blog, viu??

      Excluir
  2. Lili Pestana,
    Meus parabéns, o seu blog está muito bom! Estou aproveitando muito as informações que postou.
    Abraços e FELIZ NATAL!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia de feed back!! Muito obrigada pelo comentário! Fico feliz e animada para escrever mais!!
      Estou às ordens se tiverem dúvidas! Contem comigo!
      Que 2014 seja um ano de muita luz, paz, alegria, viagens e fotos lindas a todos nós!!!
      Abraços

      Excluir
  3. Boa tarde, tudo bem? Pesquisando sobre roteiros para fazer a costa leste do Canadá de carro, mergulhei no seu blog. Parabéns e obrigado por compartilhar dicas conosco.
    Meu roteiro inicial seria toronto - ottawa - montreal - quebec city e um dia para voltar para toronto com calma e parando nas cidadezinhas do percurso.

    No seu roteiro, Ottawa ficou no percurso de volta. Para um melhor aproveitamento da viagem seria mais interessante deixar Ottawa para a volta?
    Ir de Toronto pela 401 até montreal (passando por kingston) e voltar de quebec city pela via 50 até ottawa passando antes por mont-tremblant?

    Se puder me ajudar, ficaria muito agredecido.
    Cordialmente,
    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André!
      Tudo bom?
      Eu que agradeço por buscar dicas para o planejamento da viagem aqui conosco! Espero que te ajudem.

      Seu roteiro é basicamente o que fizemos em 2012. Colocamos Ottawa no final por uma questão de logística mesmo. Estudamos as possibilidades e concluímos que assim ficava melhor. E fizemos tal como descrito por você.

      Esse é o nosso Guia que reúne as matérias já publicadas: http://www.blogapaixonadosporviagens.com.br/2015/12/canada-toronto-montreal-quebec-city.html

      Se tiver mais dúvidas, estamos às ordens.

      Abraços,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR