04 abril 2012

Nova Iorque: planejando sua viagem + dicas (1)

Planejar uma viagem para Nova Iorque, para pobres mortais como eu, requer um pouquinho de organização, especialmente a financeira!!



Considerando que estamos falando de um dos principais pólos de compras do mundo, cujas ruas são verdadeiras passarelas que ditam a moda, com uma enorme variedade de lojas, mas também repleta de atrações turísticas, ir para NY com dinheiro contado pode ser um sufoco!! 
Sendo assim, sugiro se programar direitinho para curtir bastante a sua viagem!!

O primeiro passo que eu recomendo é decidir uma boa época do ano para ir e começar, com uns 4 a 3 meses de antecedência, a sondar as passagens aéreas.

Como os meses de verão em NY - julho e agosto - também coincidem com férias escolares, essa costuma ser a alta temporada e, portanto, os preços disparam, não apenas para as passagens aéreas como também em relação aos serviços turísticos e de hospedagem. Além de que a cidade, que por natureza já é agitada, fica ainda mais movimentada, com lugares cheios e, para quem não curte esse calor humano todo, é melhor evitar. E, para completar, julho ainda é o mês mais chuvoso do ano.

Se você não suporta frio, como alternativa pode optar pelos meses de junho ou setembro, que são mais quentinhos, agradáveis e menos tumultuados do que a época de alta temporada.

Eu fui em pleno carnaval, ou seja, em fevereiro de 2010!! Estava uma friaca sinistra!! Em NY, o frio é bem mais frio que em outros lugares porque lá tem o agravante de ventar bastante e é um vento bem cortante de tão gelado. 

Só que eu gosto de frio!! E pude apreciar bastante a neve... neve nas calçadas, no Central Park, nos telhados, nos carros, caindo e molhando tudo!! hahahaha... ok ok! Eu sei que nem sempre a neve é legal porque molha tudo e quem convive sempre com isso vai torcer o nariz em ler meu comentário... mas para quem nunca viu a neve realmente caindo do céu (só tinha visto lugares já cobertos de neve) foi encantador!! Pronto, confesso que me senti feito criança!! 

E, para minha surpresa, lá no carnaval é baixa temporada. Na verdade, não tem carnaval em NY. Ao menos, eu não vi nada de diferente. 

Pelo contrário, só vi um pouco das festividades do Ano Novo Chinês quando visitei Chinatown e aproveitei muito as liquidações do Valentine's Day (Dia dos Namorados para o mundo inteiro, menos para o Brasil!! 14 de fevereiro) e  President's Day (18 de fevereiro).

O melhor de tudo foi pagar uma passagem aérea super barata, voando com a American Airlines. Paguei apenas U$550,00 (ida e volta)!!! Inacreditável, certo?? Tudo bem que eu comprei a passagem com 5 meses de antecedência!! hehehehe.... eu juro que valeu muito a pena ter me planejado bastante!!

Uma boa dica é aproveitar seus pontos/milhas para viajar com a TAM e suas parceiras do Programa Multiplus ou com a Gol, que na verdade não viaja para os EUA, mas sim as empresas Delta Airlines ou American Airlines.

Aliás, ontem mesmo recebi um e-mail da Gol/Smiles informando que agora, para facilitar ainda mais a vida de nós consumidores ávidos por premiações e resgate de passagens aéreas, poderemos resgatar passagens com os parceiros Smiles diretamente pelo site da Gol/Smiles!!! Formidável, não é?? Mais um incentivo para continuar comprando tudo com o cartão de crédito e seguir acumulando pontinhos!!! Mas não se esqueça de aderir aos programas de premiações e pontos do seu cartão de crédito, viu?? Corra já e vá juntando suas milhas!!!

Se você já começar a procurar passagens com antecedência, pode até mesmo conseguir resgatar passagens de ida e volta com 30 ou 40 mil pontos!! Tenho amigas que viajaram recentemente para Miami com a TAM e conseguiram!! É claro que você acaba se sujeitando a certos voos mais demorados, com escalas e conexões e em classe econômica. Porém, tenha em mente que a passagem estará saindo de graça!! Logo, nada de reclamar!! Pegue esse dinheiro, guarde-o para gastá-lo todinho em banhos de lojas, restaurantes e passeios em NY!!! 

Vou colocar aqui os dados que achei em um site sobre os grandes momentos de queimas e liquidações nos EUA. Como sei que muita gente vai para lá para fazer compras além de turismo, fica a dica para se planejar já em cima dessas datas. 

Adianto logo que, até onde eu sei, a Black Friday, logo após a comemoração do feriado do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) é quando os descontos são os mais tentadores, arrastando milhares de pessoas para as lojas (se você não for consumista assim, fuja dessas épocas porque as ruas ficam lotadas de gente e mal dá para entrar nas lojas ou mesmo circular com tranquilidade!!).



O site chama-se Compras nos EUA e tem muitas dicas interessantes:

Janeiro
Martin Luther King’s day: 3a.  Segunda-feira de Janeiro. Feriado.  2-3 dias de ofertas.
Superbowl Sale: (Final do Campenonato Nacional de Futebol Americano) as ofertas são o mês todo. Produtos de áudio e vídeo.

Fevereiro
Fim do inverno: liquidações de inverno todo o mês. Aproveite para se preparar para o nosso inverno que logo vai chegar!
Valentine’s Day: (Dia dos Namorados) 14 de Fevereiro. 2-3 dias de ofertas.
President’s Day: 3a. Segunda-feira de Fevereiro. Feriado -2-3 dias de ofertas.

Março ou Abril
Easter Sale (Páscoa): Produtos em geral, decorações temáticas

Maio
Mother’s Day (Dia das Mães): As promoções começam 2-3 semanas antes do segundo Domingo de Maio.
Memorial Day: Última Segunda- feira de Maio. Feriado - Considerado o início das férias de verão americanas. 2-3 dias de ofertas.

Junho
Father’s Day (Dia dos Pães): As promoções começam 2-3 semanas antes do 3o. Domingo de Junho. Aproveite e já compre seu presente para o Dia dos Pais no Brasil!

Julho
4th of July (Dia da independência dos EUA): uma semana ou 3-4 dias na semana de 4 de Julho. Boas liquidações.

Agosto
Back to School (Volta da escola), todo mês. A melhor época para comprar artigos de escola. Laptops, mochilas,  eletrônicos, roupas, tênis.
Fim do verão: liquidação de verão todo o mês. Mais uma chance de se preparar para o nosso verão com preços mínimos!

Setembro
Labor Day (Dia do Trabalho): 1a. Segunda-feira no mês.Feriado. Ofertas todo o final de semana.

Outubro
Columbus Day (Descobrimento do América): 2-3 dias da semana de 12 do Outubro.

Novembro
Black Friday: (Última sexta feira do mês) São as maiores ofertas do ano e você deve planejar suas compras com antecedência! Para esse dia, os websites começam vendas na Quinta- feira (Thanksgiving Day, em baixo) e vão ate o Sábado, ou quando o produto é esgotado (as vezes em só uma manhã!). As ofertas começam entre meia noite e 6 da manha da Quinta, Sexta e Sábado.
Thanksgiving Day: O dia anterior a Black Friday
Green Saturday: O dia depois do Black Friday
Cyber Monday: A segunda feira depois do Black Friday. Dia especial de ofertas na Internet.

Dezembro
Natal: O mês  tudo.
Liquidações Pós-Natall: As lojas promovem  os acessórios dos presentes mais vendidos no Natal,  e também produtos tem quima de estoques para encerramento do ano!




MAIS DICAS NO PRÓXIMO POST!!!

  1. Lili, parabéns pelo seu Blog e em especial por todo o conteúdo sobre NY. Estou no planejamento da viagem (já marcada para o final de Agosto) e tenho certeza que seus relatos ajudarão muito.

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Renato!! Obrigada!! Conto com sua divulgação!! E depois traga dicas para compartilhar aqui também!! Abs!!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR