27 março 2012

Rio de Janeiro: um domingo em Grumari!!

Localizada na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro, a praia oceânica de Grumari, com aproximadamente 2,5 km de extensão, está a mais ou menos 30 minutos do centro da Barra da Tijuca e a 1 hora da Zona Sul, e a 50km do centro do Rio.

Logo depois da Praia da Macumba, o seu melhor acesso é, sem dúvidas, pela praia do Recreio -  Avenida do Estado da Guanabara - e pela estrada de asfalto que liga a Prainha à Barra de Guaratiba pela orla. (Não façam como eu fiz, pois, por ter seguido as placas na Avenida das Américas, fui parar em Vargem Grande e dei uma "pequena" volta ao mundo para chegar em Grumari... portanto, não sigam as placas por dentro!! Vão direto pela praia que não tem erro!! Combinado?)

Uma das mais belas e paradisíacas praias da cidade do Rio, Grumari faz parte de uma reserva ambiental, junto com a Prainha, e por isso não se trata de área residencial. 

Cercada de costões, morros com vegetação de restinga, um mar de águas limpas e cristalinas, com cores que variam, de acordo com o dia, do azul ao verde, areias douradas, a Mata Atlântica ao redor, com fortes ondas consideradas perfeitas para o surf, Grumari atrai muitos visitantes, principalmente aos finais de semana.

Aliás, por ser mais afastada, contar com pouca infra estrutura e não ser área residencial, é bom visitar o lugar somente aos finais de semana ou em temporadas de férias, porque assim não se corre qualquer risco.

Por falar em infra estrutura, como estive lá há poucos dias, em pleno domingo, percebi que vários quiosques estavam fechados. Alguns poucos funcionavam mais próximos às pedras, no final da praia, e, por isso, lá havia uma concentração maior de pessoas.

Se o seu desejo é relaxar com privacidade e tranquilidade, recomendo que fique um pouco mais afastado do final da praia.

Outra dica importante é enfrentar o sono, abandonar a caminha quentinha, e acordar cedo, mesmo que seja em pleno domingo, para ir para Grumari. Em dias ensolarados, o lugar é altamente procurado por vários visitantes e surfistas. O estacionamento não comporta tantos carros e, se não encarar o acordar cedo, o risco de chegar em Grumari e ter que voltar por falta de local para estacionar é bem grande!!! E digo  logo que vale a pena dormir um pouco mais cedo no sábado ou tomar um café bem forte no domingo pela manhã e dirigir até lá, mesmo sendo um pouco mais distante, porque o lugar é muito bonito!!

Como estive em Grumari há mais de 10 anos, voltar lá agora foi quase como conhecer o lugar pela primeira vez. É bem verdade que não notei muita diferença. E isso é excelente!! Ou seja, a preservação ambiental está  aparentemente funcionando.

Porém, infelizmente, percebi que a areia não estava muito limpinha como deveria estar. Havia muitos resídios como plásticos, isopor, entre outros. Muita gente tem por hábito ir para Grumari e fazer a famosa "farofada" na praia... o que é lamentável, é claro!! E essa falta de educação de algumas pessoas acaba sendo sentida principalmente pela natureza que, como sempre, é quem sofre com essas degradações.

Não vi policiais, garis, nem muitas latas de lixo por onde caminhei pela praia. Não sei dizer muito sobre a questão da segurança. Só acho que ir para lá em dias pouco movimentados, durante a semana, talvez seja perigoso.

O que mais havia por lá eram surfistas, que estavam se deleitando com as ondas fortes e a água gelada

Nem preciso dizer que me faltou coragem para desbravar esse mar, certo? Quem sabe fica para uma próxima vez, quando a água estiver menos fria e as ondas mais dóceis??... rsrsrs... 

E, depois da praia, nada mais justo do que almoçar em algum dos inúmeros restaurantes das redondezas, degustando frutos do mar em grande estilo!! Bom demais!! Há vários restaurantes no caminho de volta. Não é difícil escolher um deles para experimentar algumas iguarias locais.

Almocei no Restaurante Tropicana e a moqueca de dourado com camarão que supostamente servia 3 pessoas, acabou sendo suficiente para servir fartamente 4 pessoas!!

Portanto, quem estiver precisando de uma boa dica de programinha super bacana para fazer no Rio, não deixe de aproveitar essa natureza tão exuberante e deslumbrante... vá até Grumari e eu juro que não vai se arrepender!!! 












Restinga e áreas de preservação ambiental

Restaurante Point de Grumari - ótima vista para praia e restinga

Restaurante Tropicana

Moqueca de Dourado com Camarão



  1. Está reclamando da farofa porque tem dinheiro para comer em restaurante,se o lugar é deserto é claro que às famílias precisão levar seus alimentos o que não necessariamente se deve jogar os resíduos na areia

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR