Elevado a atração turística, o pôr-do-sol em Jericoacoara é um dos espetáculos da natureza mais aguardado, festejado e aplaudido do dia pelos turistas ávidos para se deslumbrarem com a visão do sol escondendo-se no mar e despedindo-se de mais um dia.
Um dos poucos lugares do Brasil onde o sol nasce e se põe no mar, esse deslumbrante cenário de ecoturismo contempla mais essa opção de passeio para os que se encantam com os shows que a natureza proporciona.
Infelizmente, como estive em Jeri em fevereiro de 2012, e como o chamado "inverno" cearense começa em meados de janeiro e estende-se até meados de julho/agosto, período em que ocorrem chuvas, todo dia era a mesma coisa: uma enorme expectativa para ver o tão famoso pôr-do-sol que teimava em não acontecer, pois, a partir das 15:30/16:00 começava a ficar nublado.
E nem a constante romaria de turistas em direção à Duna do Pôr-do-Sol era capaz de fazer o sol efetivamente se pôr no mar.
Mas, para minha enorme surpresa, na última tarde que passei em Jeri, após ter subido e descido da duna, já totalmente descrente de que pudesse rolar o pôr-do-sol, já que nos dias anteriores as nuvens sem-vergonha encobriram o sol, o já inacreditável aconteceu: TEVE PÔR-DO-SOL!!! hahahahah...
Eu tive que subir e descer a duna, ainda nublado, e vi o sol se pondo da praia mesmo, em frente ao Bar e Restaurante Sol, onde eu estava relaxando depois dos passeios.
Melhor não reclamar muito, né?? Afinal, pelo menos eu voltei pra casa com lindas imagens na memória e fotografias!!!
Bem, algumas dicas sobre o pôr-do-sol:
- O pôr-do-sol costuma começar por volta das 17:30, portanto, se você quiser pegar um bom lugar na Duna, melhor começar a subir por volta das 16:30 para garantir o lugar
- Os turistas costumam comemorar o pôr-do-sol com aplausos!!
- Um pouco antes de iniciar o pôr-do-sol, já começa a se formar a roda de capoeira no pé da Duna ou próximo à Rua Principal, na praia principal da Vila
- A praia principal da Vila de Jeri, onde está localizada a Duna do Pôr-do-Sol, só fica mesmo bacana para ser aproveitada quando a maré está cheia. Quando estive por lá, a maré ficava cheia de tarde e baixava bastante pela manhã. A paisagem mudava completamente e, com maré baixa, a faixa de areia estende-se por muitos metros, afastando bastante os restaurantes do mar.
A não ser que você curta uma bela caminhada para chegar ao mar e não se importe em caminhar dentro do mar por mais alguns metros até a água alcançar, pelo menos, a sua cintura, então não tem problema e vá aproveitar a praia principal a qualquer momento do dia!!! Já se você prefere ficar mais perto do mar e economizar na caminhada na areia e na água para finalmente conseguir fazer um tibum no mar, verifique a tábua das marés para aproveitar a praia em momento de maré cheia!!
- Eu não vi, mas dizem que lá na Duna do Pôr-do-Sol acontece um skibunda para quem curte a brincadeira
Para quem amaaaa de paixão a natureza e o sol e quiser também apreciar o nascer do sol - QUE EU NÃO VI!!! - dizem que é super romântico e lindo ver o sol nascendo do alto do Serrote, morro que delimita a Vila de Jeri junto com as Dunas do outro lado, especialmente se avistar o nascer do sol do Farol, que fica no alto do Serrote.
O nascer do sol começa a partir das 05:30 e eu não tive disposição para acordar mega cedo e fazer uma caminhada de pelo menos uns 30 minutos pelo serrote, com lanterna (lembrem-se de que não existe iluminação pública!!!), ficar procurando o tal do Farol que nem durante o dia, com luz do sol, eu achei, para ver o sol nascendo...
Perdoem-me a falta de romantismo, mas aí já seria demais pra mim!!! hahahahaha...
Para os interessados, sugiro ao menos subir o Serrote antes, de dia, para ter noção do caminho e não deixar para se aventurar de madrugada com lanternas em busca do nascer do sol!!
E depois me contem como foi a experiência!!! =))
Postar um comentário