NY City |
Para os Brasileiros que desejam ingressar nos EUA é necessário ter um visto de entrada.
Todavia, como muitos sabem, existe um Programa de Isenção de Vistos para cidadãos e naturais de 34 países que queiram viajar para os EUA a trabalho ou a lazer, desde que o período de permanência seja inferior a 90 dias.
É claro que, em mãos, o viajante deve ter sua Identidade e Passaportes, emitidos regularmente, da nacionalidade abrangida pela lista de países isentos. O ideal é que tenha também a passagem de regresso emitida para mostrar, caso seja indagado a esse respeito. E também destino certo, como hotel ou casa onde vai se hospedar. Até mesmo a quantidade de dinheiro disponível para ser usado pode ser questionado. Tudo isso costuma ser perguntado no momento de ingresso no país pelos oficiais do Serviço de Imigração.
Além disso, o que alguns acabam se esquecendo é que não basta apenas ter identidade e passaporte das nacionalidades estrangeiras abrangidas pelo programa de isenção. É fundamental ter também uma autorização, preenchida pela internet, e que se chama ESTA.
ESTA trata-se de uma autorização prévia obtida através de um sistema eletrônico, devendo-se seguir as orientações fornecidas pelo site e informar os dados solicitados. Essa autorização prévia é para ingresso com finalidades de lazer ou negócios. Para qualquer outro fim, o melhor é consultar o Consulado ou Embaixada Americana, pois pode ser necessária a obtenção do Visto.
O ESTA tem prazo de validade e deve ser renovado conforme descrito no seu formulário. Costuma ser de 2 anos ou quando expira a validade do passaporte nele indicado.
Todavia, é bom ter em mente que mesmo o mais precavido de todos os turistas, munido dos documentos acima mencionados, cercado de vários cuidados como, por exemplo, o modo de se vestir, o jeito de se expressar, entre outros, ainda assim não está totalmente assegurado de ter sua entrada garantida isso porque o direito de ingresso em um país estrangeiro é diretamente relacionado à sua soberania e, por qualquer motivo que seja, ou até mesmo nenhum motivo, já que a princípio não está sequer obrigado a motivar, o país, ou melhor, o Serviço de Imigração poderá recusar a entrada de um estrangeiro em seu território e, nesse caso, resta muito pouco a fazer além de regressar para seu país de procedência.
NY: Empire State |
Lista dos Países abrangidos pelo Programa de Isenção de Visto para entrada nos EUA:
- Alemanha
- Andorra
- Austrália
- Áustria
- Bélgica
- Brunei
- Coreia do Sul
- Dinamarca
- Eslovénia
- Estónia
- Espanha
- Finlândia
- França
- Holanda
- Hungria
- Irlanda
- Islândia
- Itália
- Japão
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Mónaco
- Noruega
- Nova Zelândia
- Portugal
- República Checa
- República da Eslováquia
- Reino Unido*
- San Marino
- Singapura
- Suécia
- Suíça
* Passaportes do Reino Unido: Apenas os passaportes do Reino Unido em que está inscrito “Cidadãos Britânicos” e/ou “com direito ilimitado de residência no Reino Unido” são elegíveis para admissão pelo VWP. Os detentores de passaportes indicando que o titular é um súbdito britânico, cidadão dos territórios dependentes da Grã-Bretanha, cidadão britânico do ultramar ou nativo britânico (ultramar) não se qualificam para viagem no quadro do Programa de Isenção.
NY: Central Park |
NY: Times Square |
Postar um comentário