01 dezembro 2011

Praga e suas Atrações Turísticas/Parte II

Recordando, o Centro Histórico de Praga é dividido em 4 regiões principais para serem exploradas pelos turistas: Cidade Nova, Cidade Velha, Cidade/Bairro Pequeno e Bairro Judeu.

No post anterior, foram explorados os pontos turísticos da Cidade/Bairro Pequeno e do Bairro Judeu, bem como a Ponte Carlos, que liga a Cidade Velha ao Bairro Pequeno.

Agora vou comentar um pouco sobre as atrações turísticas imperdíveis na Cidade Velha e na Cidade Nova.

--> Explorando a CIDADE VELHA:

A CIDADE VELHA/Old Town/Stare Mesto, tem em sua praça, a Old Town Square, o principal marco dessa região, rodeada de palácios e igrejas. É com certeza o cartão postal de Praga mais conhecido pelo mundo todo!!


Já no século XI a povoação na margem direita do rio Vltava concentrou-se no espaço ao redor do grande mercado que havia e que hoje é a atual Praça da Cidade Velha. Sob reinado de Venceslau I, de 1232 a 1234, a vila recebeu muralhas e foi constituída como cidade. A Cidade Velha era a maior cidade e a mais importante do reino. A Câmara da Cidade e sua potente torre representavam a riqueza e o poder dos burgueses e era cenário de acontecimentos fundamentais, decidindo-se, muitas vezes, o destino de toda a Boêmia.

O Relógio Astronômico da Torre da Câmara, com apóstolos e mostrador do calendário, além do Mirante dno alto da Torre, são grandes atrações da praça.


No Centro da Praça da Cidade Velha há uma estátua de Jan Hus.




Sei que os restaurantes e cafés ao redor da Praça da Cidade Velha são mais caros do que o geralmente cobrado em Praga, mas é tão glamouroso, tão charmoso e tão encantador sentar em suas mesas, em plena praça, seja para tomar um café, ou um chocolate quente, ou até mesmo uma cereveja, e ficar ali contemplando todos os edifícios da praça, o movimento de turistas e de locais... por tudo isso, eu altamente recomendo que se gaste um pouco mais e fique ali um tempo captando aquela atmosfera e admirando um dos cenários mais belos da Europa!!

Para os mais apaixonados, também há carruagens no melhor estilo medieval de se passear, que fazem tours bastante românticos pelo Centro Histórico e que saem da Praça, mais ou menos em frente à Igreja de São Nicolau.

Recordo que a Torre maior, voltada para a Cidade Velha, da Ponte Carlos, proporciona uma visão panorâmica da cidade deslumbrante!!

Saindo da Ponte Carlos, em direção à Praça da Cidade Velha, passando pela Rua Karlova, haverá muitas lojas de souvernirs e de outros artigos, de artesanato também. Havia muitas bonequinhas russas típicas, as babuskas ou mamuskas. Uma mais linda que a outra!! Tive vontade de comprar várias, mas precisei me conter!! rsrs... A própria Ponte Carlos, por ser uma ponte somente para pedestres, nela há muitos artistas se apresentando, fazendo desenhos, caricaturas e pinturas, vendendo produtos... É um lugar bastante movimentado!!


- RELÓGIO ASTRONÔMICO: data do século XV. O famoso relógio com os Apóstolos e sinais do zodíaco intriga os visitantes que ficam ali, em sua frente, durante bastante tempo observando o seu movimento, a sua construção. A cada hora, uma pequena porta se abre e Cristo sai por ela.


- TORRE DA CIDADE VELHA/CÂMARA: Construída em 1338. É possível subir até o alto da torre, por uma escada (não recomendo para quem sofre de tonturas ou labirintite porque a escada é em círculos concêntricos) ou elevador (onde costuma haver uma certa fila para subir). Mas a visão que se tem da Praça da Cidade Velha do alto da Torre é espetacular!! Vale qualquer sacrifício subir para poder ficar admirando a Praça da Cidade Velha. O alcance da visão panorâmica da torre atinge a Cidade Nova e a Cidade/Bairro Pequeno. Eu subi duas vezes e achei que a melhor visão panorâmica que tive da cidade!! Tem que subir!!




- IGREJA DA VIRGEM MARIA DIANTE DE TÝN/OUR LADY BEFORE TÝN: Essa magnífica igreja gótica domina um dos lados da Praça da Cidade Velha e forma o cartão postal mais conhecido de Praga por todos. Suas duas torres podem ser vistas por toda a cidade de Praga.


Foi construída em 1385. Merece ser apreciada tanto de dia quanto à noite, quando a sua iluminação a torna ainda mais deslumbrante. Eu mesma pude apreciar suas luzes que conferiam ainda mais magia à praça que estava toda enfeitada com decoração natalina. Foi lindo demais!

- IGREJA DE SÃO NICOLAU: Terminada em 1734, essa igreja barroca fica localizada na Cidade Velha, em plena Praça principal (há 3 Igrejas de São Nicolau em Praga). Desde 1920 ela serve à Igreja Checoslovaca Hussita. No seu interior, destaca-se o deslumbrante lustre de cristal. Costumam ocorrer concertos no seu interior.




- KLEMENTINUM: Era o maior e mais antigo colégio Jesuíta da Boêmia. É o segundo maior complexo de edifícios de Praga, perdendo só para o Castelo de Praga. Fundado em 1232. Muitos dos maiores astrônomos, filósofos, músicos e cientistas europeus trabalharam em suas salas.


Seus maiores prédios são: A Capela dos Espelhos, na qual há dois órgãos do século XVIII, sendo que um deles foi usado por Mozart em suas visitas ao Klementinum. Biblioteca e Torre Astronômica, que oferece uma vista panorâmica deslumbrante da cidade!! São mais de 170 degraus para chegar ao topo da Torre, portanto, é bom ter fôlego e disposição!!

- POWDER GATE/TORRE: Suas origens remontam ao século XI quando esta era uma das 14 entradas da muralha que cercava a Cidade Velha. Abriga uma exposição sobre as Torres de Praga em seu interior. Também é possível subir os seus 186 degraus para ter uma visão panorâmica da cidade do alto dos seus 44 metros. (essa eu não subi!!)


--> Explorando a CIDADE NOVA/NOVE MESTO:

A Cidade Nova foi fundada em 1348 por Carlos IV, após sua coroação como rei perante o Império Romano.

A principal atração turística da Cidade Nova é a Praça Wenceslau com o Museu Nacional em destaque. Quando estive lá, por conta das festividades do Dia de São Nicolau e início das festas natalinas, a praça estava toda decorada e havia muitas barraquinhas vendendo comidinhas, bebidas, artesanatos, entre outros. Não entrei no museu, infelizmente. Apenas caminhei pela praça. Ao seu redor há muitos restaurantes, fast foods, bares, hotéis, cafés e é bastante movimentada!!

Após o anoitecer, aconselha-se a andar por lá com mais cuidado e atenção.

- PRAÇA WENCESLAU: Lugar repleto de bares, cafés, restaurantes, cyber cafés, hotéis, fast foods, lojas e mais lojas. Bastante movimentada, essa praça, que mais parece um boulevard, é um local de encontro de amigos e de muito agito, o coração da Cidade Nova. Na parte superior da praça está localizada a estátua equestre de São Wenceslau.



- MUNICIPAL HOUSE: Ao lado de Powder Gate/Tower, bem na entrada da Cidade Nova, foi construído em 1911 e ganhou expressão internacional em 1918, quando a histórica proclamação de independência da Checoeslováquia foi realizada nele. Fica na Praça da República e é a principal atração dela. Em seu interior ocorrem concertos clássico, sendo a casa da Orquestra Sinfônica Nacional Checa.



- MUSEU NACIONAL: Consiste em dois prédios: O original  e principal edifício neo-renascentista está fechado para reforma até 2015. O novo prédio, inaugurado em 2009, está em funcionamento com exposições temporárias.



O prédio original é o maior e mais antigo museu da República Checa, situado no alto da Wenceslau, logo atrás da estátua esquestre de São Wenceslau, sua arquitetura chama atenção e é, de fato, a principal atração da Praça Wenceslau.

- TEATRO NACIONAL: edifício neo-renascentista foi construído nos anos de 1868-1881, tendo sido renovado, após um incêndio, e reinaugurado em 1883. Localiza-se às margens do Rio Vltava e é facilmente avistado da Ponte Carlos, por exemplo. Para o povo checo, é uma das principais instituições culturais em Praga. Ocorrem com frequência apresentações de ballet, ópera e concertos.


- MUSEU DO COMUNISMO: Museu que se destina a levar os seus visitantes a compreenderem melhor a rotina e vida do povo checo durante os tempos da União Soviética. Exibe vários artefatos originais da época do comunismo.

- IGREJA OUR LADY OF THE SNOW: Fundada em 1347, fica a alguns passos de Wenceslau Square.

--> RUDOLFINUM: belo edifício neo-renascentista que fica às margens do Rio Vltava. Em seu interior há a Galeria de Arte Moderna e são realizadas em seus luxuosos salões apresentações da Orquestra Filarmônica Checa.


--> DANCING HOUSE: edifícios que dançam? É um grande contraste ver esses prédios em relação à parte histórica da cidade. Fica na marge do Rio Vltava.


Então... empolgados para conhecer Praga?? Espero que sim!! Eu voltarei com a máxima certeza... em alguma estação mais quentinha do ano... Deve ser deslumbrante visitar Praga na primavera e ver suas ruas e praças floridas... que tal?? Vamos viajar??

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR