29 novembro 2011

Praga de Ouro!!!

Capital da República Checa, a Praga de Ouro, dos tempos de Carlos IV, Praga das Cem Torres, do Menino Jesus de Praga, de Franz Kafka, da Primavera de Praga (movimento popular que resultou em invasão de tropas do Pacto de Varsóvia), é, sem dúvida, um alvo procurado pelos visitantes estrangeiros pela variedade de sua beleza arquitetônica e dos monumentos artísticos, variando desde o estilo românico através do gótico, renascentista, barroco até à arte nova e o cubismo. Possui uma rica vida cultural! E a beleza dessa cidade é indescritível!! Uma verdadeira cidade imperial!!


Sabe aquela sensação de estar andando em uma cidade moderna e ao mesmo tempo medieval?? Todos os edifícios estavam muito bem preservados e mantidos, além de belíssimos!! E ver do alto os telhados em tons alaranjados a dourados?? Difícil não ficar com o olhar contemplativo por alguns minutos diante desse cenário!!



Fato é que a cidade despertou para o turismo pós comunismo. Eu, particularmente, não pude perceber muitos resquícios do comunismo por lá (República Checa fez parte da "Cortina de Ferro" da União Soviética, durante o comunismo, bem como outros países do leste Europeu).

Situada na Boêmia Central, no coração da Europa, Praga (Praha) é a maior cidade da República Checa, banhada pelo rio Vltava. Por ficar no coração da Europa, chegar em Praga não é algo tão complicado, pois há vários meios de transporte que se conectam com a cidade.

Estive em Praga em dezembro de 2007. Muito frio!! Além de frio, anoitecia bem cedo, por volta das 16:00.


Como estava antes em Paris, após consultar horários de trens e ônibus, acabei optando por ir de avião (nem sei se foi a melhor escolha... só de lembrar dos limites de bagagem de 20kg para os voos internos, das revistas, raixo X, deslocamentos dentro do aeroporto.. afffff... definitivamente, eu escolheria ir de trem em uma próxima oportunidade...).

Fui com a empresa Skyeurope, empresa low cost, que saiu do aeroporto de Orly, um aeroporto menor em Paris, e foi direto para Praga, aeroporto Ruzyne.

Fiquei hospedada no Hotel Konviktska Apartments, reserva feita pelo site Booking.com. Contratei, previamente, também, um serviço de transfer pelo site Prague Transfer.

Correu tudo muito bem com as duas reservas. Tanto o serviço de transfer, como a hospedagem no hotel foram bem satisfatórios.

Quanto ao hotel, contudo, à época o elevador estava em manutenção e, como fiquei hospedada no quarto andar, isso foi um pouco complicado por causa das malas. Além do que era um exercício a mais no dia subir e descer tantos degraus. Mas a localização era muito boa, bem próximo a Old Town Square e Charles Bridge. Era um espécie de flat, com amplos quarto, banheiro, sala e cozinha americana. O café da manhã também era bom.

Como cheguei em Praga logo no início de dezembro, pude desfrutar de toda a decoração natalina e das festividades do Dia de São Nicolau, dia 05 de dezembro! A cidade estava em festa!! Havia várias barraquinhas de comidas, bebidas, artesanato, crianças correndo pela praça principal de Old Town, corais de crianças cantando músicas natalinas, apresentações teatrais, pessoas fantasiadas de anjinhos de diabinhos... enfim, tudo muito bonito, muito bem decorado e com muita animação!!


Nem mesmo o frio, que era bem intenso, fez diminuir a alegria de todos que estavam lá comemorando o feriado religioso deles. O bom é que havia vários "foguinhos" (pequenas lareiras de ferro/metal) espalhados para a gente se aquecer!! A comida, muita linguiça e pão, era bem saborosa!! Achei ótimo poder ver uma festa tradicional, especialmente por ser natalina. Descobri depois que o início das comemorações do Natal em Praga ocorre exatamente nessa data do Dia de São Nicolau.




Fiquei em Praga 4 noites e consegui conhecer bastante das atrações turísticas da cidade. Porém, não tive tempo de entrar nos museus (Museu Nacional, Museu do Comunismo, Casa de Franz Kafka, Klementinum, entre outros tantos que existem naquela cidade tão rica culturalmente!!!). Portanto, em próxima visita, pretendo ficar um pouco mais que isso.

Algumas informações básicas sobre Praga são as seguintes:

- Capital da República Checa

- Praticamente tudo está escrito no idioma local, o checo. Placas, sinais, cardápios, ruas... Senti muita dificuldade em me comunicar em inglês com as pessoas, mesmo nos locais mais movimentados de turistas, como Old Town Square ou Castelo de Praga. Principalmente em razão das festividades natalinas e das várias barraquinhas de comidas, bebidas e artesanato, muitos falavam pouco o inglês e nem sempre a comunicação era fácil. Mas é bem verdade que sempre havia muita boa vontade por parte dos checos em tentar me entender e de se fazerem entender também.

- Não precisei de visto para entrar no país com passaporte brasileiro.

- A moeda oficial é a Coroa Checa - CZK. Ainda há forte resistência à aceitação do euro e, quando estive lá, todas as negociações e compras eram feitas ou com cartão de crédito (Visa, Master, Amex) ou com a moeda CZK mesmo.

- Como estava com meu transfer agendado, não fiz câmbio no aeroporto (as tarifas de câmbio dos aeroportos, no mundo todo, em geral, nunca são as melhores. É bom sempre evitar!!). Mas havia muitas lojas de câmbio da loja eXchange próximas à praça de Old Town. Como não queria ficar com dinheiro checo sobrando para depois ter que trocar novamente por euro, eu fazia câmbios diários em pequenas quantidades.

Já que havia muitas barraquinhas em função das comemorações natalinas na cidade e também por causa do Dia de São Nicolau, nessas barraquinhas nem sempre o cartão de crédito era aceito. Por isso trocava um pouco de dinheiro para poder adquirir produtos nelas, principalmente comidinhas típicas deles!!

- Com relação à hospedagem, pelo que conheci e andei em Praga, eu acredito que o melhor local para se hospedar seja bem próximo à Old Town Square. É o reduto principal de turistas, com muitas lojas, restaurantes e bares ao seu redor. O lugar, ainda por cima, é deslumbrantemente lindo e medieval!! Sei que a hospedagem ao seu redor é mais cara, mas vale a pena procurar um pouco e tentar achar um local que seja de acordo com sua estimativa de gasto porque ali é um lugar muito bom para ficar e dali é possível caminhar e conhecer praticamente todas as principais atrações turísticas de Praga a pé mesmo!!

- O clima em Praga é um típico clima continental. Muito frio no inverno (comprovado!!) e temperaturas mais amenas durante as estações mais quentes.

- Há muitos restaurantes, bares e pubs ao redor de Old Town Square e também em Wenceslas Square. Na rua Nerudova, logo depois da Ponte Carlos, há também muitos restaurantes, bares e fast foods. Sim, há McDonald`s em Praga. Inclusive, ao redor da Praça da Cidade Velha (Old Town Square), são muitos os restaurantes que colocam mesas na praça o que torna ainda mais encantador sentar ali para um café ou uma refeição (mas tenha em mente que é claro que os preços serão mais caros nessas regiões mais turísticas). É simplesmente um charme ficar ali observando os edifícios, as pessoas, extremamente agradável!!

- Gorjetas em restaurantes não são incluídas na conta nem cobradas. Caso se queira deixar algo, costuma-se deixar algo em torno de 10%.

- Eu tive dificuldade em alguns restaurantes que não tinham cardápio em inglês. A solução foi tentar uma explicação do garçom e arriscar mesmo para ver o que viria no pedido feito!! rsrs... eu tive algumas boas e ruins surpresas!! Como fazia frio, experimentei umas sopas que até hoje não sei direito o que havia dentro rsrs...

- Comprinhas: Quem resiste?? rsrs... Eu definitivamente nunca resisto!! Há muitas lojas ao redor e nas proximidades de Old Town Square. Caminhando em direção à Wenceslas Square, a quantidade de lojas de grifes conhecidas aumenta ainda mais: Guess, Puma, MNG, Zara, H&M, Benetton, entre outras. As lojas costumavam fechar cedo, por volta das 18/19:00. Os cartões de crédito eram sempre bem aceitos. Muitos atendentes falavam inglês razoavelmente bem e não encontrei grandes dificuldades em me comunicar dentro das lojas.

A Rua Na Príkope é um boulevard repleto de lojas de grifes internacionalmente conhecidas. Caminhando entre Old Town Square até Powder Tower, logo ali atrás de Powder Tower está a Praça da República. Ali começa a Rua Príkope que liga a Praça da República até a Praça Wenceslau. Muito fácil de localizar!! Inclusive, no caminho entre Old Town Square e Praça da República também há muitas lojas interessantes, além de várias lojas de souvenirs!!

A Rua Karlova, que liga a Ponte Carlos até a Praça principal da Cidade Velha (de Charles Bridge até Old Town Square), também é uma rua muito movimentada de turistas, com lojinhas de souvenirs, artesanatos, entre outras.

- Sugiro explorar o Centro Histórico de Praga ao máximo a pé!! Ele é pequeno e por isso é perfeitamente possível caminhar de uma atração turística até outra. Mas também há muitas opções de passeios por lá: city tour, passeio de barco pelo rio, caminhadas guiadas, entre outros. Em Old Town Square há informações turísticas e agências de turismo que ficam ali na praça oferecendo passeios turísticos (muito fácil encontrá-los por lá).

- Há no Centro Histórico 4 principais áreas de interesse turístico: Cidade Velha (Stare Mesto/Old Town e Old Town Square), Cidade Nova (Nove Mesto/New Town), Bairro Judeu (Josefov) e o Bairro Pequeno (Lesser Quarter/Mala Strana). Em cada região dessas há várias opções de atrações turísticas, algumas simplesmente imperdíveis!!

- Já em relação à segurança, confesso que no início não me senti segura andando em algumas ruas desertas em Praga. Certamente por causa do maldito filme "O Albergue", que vi um pouco antes da viagem. Pior é que ele nem foi filmado lá. Mas, provavelmente por não conhecer a cidade, por não conhecer o idioma e por ter "cara de turista", eu estranhei no início andar pelas ruas vazias, principalmente depois que anoitecia, o que acontecia por volta das 16:00.

Fui advertida de que, após anoitecer, não era bom andar sozinho nas vizinhanças da praça Wenceslau nem da Estação Central de trem.

Mas, no final das contas, eu não vi nada de incomum nem mesmo me aconteceu qualquer coisa ruim em termos de segurança. Também já li muitos elogios para a cidade em termos de segurança.

- Algumas das principais atrações turísticas de Praga são:

. Castelo de Praga
. Catedral Gótica de S.Vito
. Rua Nerudova
. Old Town Square
. Ponte de Carlos (Charles Bridge)
. Loreto
. Igrejas de St Nicholas (a que fica em Old Town Square e a que fica no Bairro Pequeno).
. Torre/Powder Tower
. Relógio Astronômico
. Igreja Gótica da Virgem Maria diante de Týn
. Teatro Nacional'
. Praça Wenceslau
. Museu Nacional


- Alguns excelentes sites para mais consultas sobre a cidade são:

. http://www.a-zprague.cz/

No próximo post vamos viajar um pouco mais em Praga, explorando e conhecendo seus principais pontos turísticos.

  1. Tenho muita vontade de conhecer Praga um dia!! Com certeza vou usar suas dicas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Praga é uma cidade belíssima!! Eu quero fazer um dia todo o roteiro imperial: Praga, Budapeste e Viena!!! Será um sonho realizado!! =))

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR