25 novembro 2011

Amsterdam... Passeios!!

Nem só de museu vive o homem!! rsrs... (no meu caso, porém, eu fico até bem só com museus!! hehehe...). Todavia, Amsterdam tem bastante coisa legal para ver, para admirar, sentir, comer, descobrir... Sugiro a todos que andem muito a ou de bicicleta pela cidade!! Mil vezes melhor!! 




Não é difícil andar por lá porque o centro é pequeno e a maioria das atrações turísticas estão próximas umas das outras. Se achar que a distância é muito grande, uma opção seria o bonde elétrico (nem cheguei a usar - Obs.: não ande de trem ou bonde sem um ticket válido para evitar constrangimentos e multas). 


Com relação ao uso de bicicletas, duas dicas: use sempre cadeados e só estacione em local permitido para evitar multas.

Listarei alguns passeios que eu fiz e outros que ficam como sugestão:

- Muitas caminhadas a pé! As três principais praças de Amsterdam, as que são mais agitadas, com bastante movimento são: Leideseplein, Dam Square e Rembrandtplein. É perfeitamente possível andar entre elas a pé sem ser cansativo.

Ao redor das praças há muitos restaurantes, bares, cafés e atrações turísticas também! E, é claro, muitos canais para serem fotografados!!

- Em Amsterdam há 3 grandes canais principais que envolvem o centro da cidade: Herengracht, Keizersgracht e Prinsengracht.

- Na parte norte da cidade fica a Centraal Station. Saindo dela e seguindo adiante, pela rua principal Damrak, chega-se em Dam Square, onde fica o Palácio Real, o Bijenkorf (espécie de shopping também), Nieuwe Kerke (Igreja ao lado do Palácio Real) e o Museu Madame Tussaud's. Bem perto de Dam Square está o Shopping/Galeria Magna Plaza. Também bem próximo, praticamente ao lado, encontra-se o famoso Red Light District (aquele em que as prostitutas ficam expostas em vitrines para a clientela - é bom sempre lembrar que não se pode tirar fotos lá!!) e a Igreja Oude Kerk (a igreja mais antiga de Amsterdam. Parece que de sua torre é possível ter uma visão panorâmica belíssima da cidade - mas eu não subi!!).

Damrak com Centraal Station ao fundo
 
A oeste de Dam Square fica o distrito Jordaan, antes uma região operária, mas hoje é um paraíso de lojas, antiquários, bares e restaurantes.Seguindo na direção sul, descendo, vai passar por Rembrandtplein, pelo Bloemenmarket (que é um mercado de flores flutuante), chegando em Leidseplein

Leidsestraaat é uma rua que chega em Leidseplein e é repleta de lojas, bares e restaurantes. Seguindo por Leidseplein, ainda na direção sul, chega-se, finalmente, ao Vondelpark (um lindo parque urbano, o Central Park de Amsterdam) e também ao Museumplein que é o bairro dos museus.

Museumplein com Rijksmuseum ao fundo

Percebe-se, portanto, que um dia é o suficiente para fazer essa caminhada!! E é mesmo!! Eu a fiz de forma bastante calma e contemplativa e foi muito tranquilo, com direito a entrar em dois museus!! (nunca deixo para visitar os museus todos de uma vez para não ficar cansativo. Prefiro dividir as visitas aos museus em dias diferentes!!)

Destaques desse passeio:

- Centraal Station
- Oude Kerk (igreja mais velha da cidade que fica bem ao lado de Red Light District... curioso, hein??)
- Damrak
- Dam Square (é o centro, o coração de Amsterdam)
- Royal Palace
- Nieuwe Kerk (Igreja ao lado do Palácio Real)
- Madame Tussauds
- Red Light District (além das milhares de prostitutas registradas, há muitos sex shops e museus sobre sexo e artefatos eróticos)
- Rembrandtplein (há um memorial para o artista. Local preferido de encontro com muitos cafés, pubs, bares e restaurantes, onde também fica o Pathé Tuschinski, que é um cinema moderno em um edifício clássico)
- Bloemenmarket (à beira do Singel Canal, é um mercado de flores flutuante com lindas tulipas! Merece ser visitado!!)
- Leidsestraat
- Leidseplein (reúne também muitos teatros, cinemas, restaurantes, pubs, cafés, bares e tem uma vida noturna agitada)
- Vondelpark (lindo parque que merece uma caminhada)
- Museumplein (Os museus: Rijksmuseum, Van Gogh e Stedelijk. E a Opera House)

Vondelpark

---> Há ainda opções de passeios para as crianças que eu não fui conferir:

- Nemo (eu logo pensei no peixinho... rsrs..). Local voltado para exibições científicas que leva o visitante numa viagem a descobrir mais sobre tecnologia, comunicação e energia. 


-> Albert Cuyp Market, que fica no bairro De Pijp, é um enooorme mercado onde se encontra de tudo um pouco: vegetais, frutas, queijos, peixes, roupas, cosméticos, flores, entre outros! Não estive lá, mas o lugar é bastante famoso.

-> Moinhos em Amsterdam - aaahhh... ir à Holanda e não ver um moinho sequer é o mesmo que não ir!! Todavia, eu não conheci nenhum moinho em Amsterdam, embora haja 8 moinhos na cidade. Preferi visitar a cidade vizinha, chamada Marken (aproximadamente a 30 minutos de ônibus de Amsterdam - comentarei sobre Marken, Volendam e Monnikendam em próximo post) para conhecer os famosos moinhos (e só encontrei UM !!) rsrs.. Tem um que fica a 20 minutos de Dam Square.

-> Diamonds Shops - Gassan Diamonds, Amsterdam Diamond Center, Coster Diamonds. (Quem não pode, se sacode!! rsrs...)



*** CANAL BOAT HOP ON AND HOP OFF DAY PASS - Sabe aquele passeio pelos canais nos barquinhos, que lembra o passeio de bateaux mouche em Paris?? Sim!! Ele também existe em Amsterdam!! Sei que é bancar o turistão completamente ao fazer esse tipo de passeio, MAS EU FIZ E ADOREI!!

Canal Bus



O passeio é daquele tipo em que vc recebe um passe que vale por 24 horas e dá direito a andar em todas as linhas/trajetórias/rotas existentes (green, red e orange lines) e podendo descer nos pontos de parada e voltar quantas vezes quiser durante um dia!! Durante esse passeio eu aproveitei para parar na Casa de Anne Frank.

Gostei do passeio porque tive outra perspectiva da cidade, podendo ver as casas pelos canais e há explicações interessantes sobre os canais, sua manutenção e limpeza, que são dadas durante o passeio (em inglês e espanhol também!!). Também pude ver de perto as "houseboat" que são casas, habitadas por famílias, mas que na verdade são barcos que ficam estacionados nos canais, fruto da especulação imobiliária e crise econômico-financeira, que levou muitos a aderirem a essa nova modalidade de habitação (tipo um trailer que é um barco!!). E também foi dessa forma que conheci os grandes canais, circundando por trás de Centraal Station e visualizando muitas pontes e embarcações. Portanto, eu indico! (em torno de 20 euros).

houseboat
houseboat


-> Campo do AJAX, time de futebol - eu também não fui!! Mas, fica aqui a dica e o link para quem quiser mais informação sobre isso.

-> Agitos Noturnos:

Depende muito do qual seja a proposta de turismo em Amsterdam!! Para os que vão para lá atrás de muita diversão na terra em que muita coisa é permitida, certamente vai gostar do Red Light District e dos Coffeeshops. 

Li que o famoso Coffeeshop, The Bulldog, em Leidseplein não é tão legal quanto se pensa. Não estive lá e por isso não posso afirmar se é ou não interessante. Apenas entrei em um Coffeeshop The Rookies, porque ficava embaixo do hotel onde me hospedei (onde se pode fumar maconha) e não gostei do ambiente que era escuro e com muita fumaça ao ponto de eu não conseguir enxergar quase nada. Mas há vários coffeeshops espalhados em Amsterdam (clique em coffeshop para consultar uma lista!).

Em Amsterdam há muitos restaurantes, pubs, cafés, os famosos brown cafés (que lembram pubs) e é claro que a época do ano vai influenciar muito no movimento desses lugares. Como estive lá no final do outono, já quase inverno, anoitecia muito cedo e alguns lugares ficavam realmente cheios, mas com pouco movimento nas calçadas.

Algumas opções de restaurantes, boates, teatros, pubs, cafés:

- Paradiso - em Leidseplein, casa de show e boate.
- Jimmy Woo - boate próxima a Leidseplein
- Escape - boate em Rembrandtplein
- Melkweg - music club em Leidseplein
- Sugar Factory - em Leidseplein
- Rain - restaurante e boate em Rembrandtplein
- Hoopman Irish Bar - Leidseplein
- Dan Murphy's Irish Bar - Leidseplein
- Cafe de Waard - Leiseplein
- De Zotte - autêntico pub belga, em Leidseplein
- Studio 80 - boate em Rembrandtplein
- Café De Duivel - café e restaurante em Rembrandtplein
- Mullingans Irish Pub - em Rembrandtplein
- Coco's Outback - restaurante de comida australiana, em Rembradtplein


***ALGUNS EXCELENTES SITES PARA MAIS PESQUISAS E INFORMAÇÕES:



Próximo post: Cidades holandesas próximas a Amsterdam --> Marken, Volendam e Monnickendam. Acompanhem!!

  1. Olá. Amo conhecer novos lugares, novas culturas. Mas nem sempre é viável e acessível fazer viagens pelo mundo. Meu grande sonho é conhecer a Europa, principalmente a Itália. Se alguém puder me ajudar, não importa a quantia, desde que seja de coração. Cada ajuda, vale muito pra mim http://vaka.me/475955

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?
      Desejamos boa sorte para você na realização do seu sonho.

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR