terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Onde comer na Chapada dos Veadeiros: Santo Cerrado Risoteria Café

Sabe aquele lugar tão bom, mas tão bom que é de comer ajoelhado e rezando??? Assim é o Santo Cerrado Risoteria Café, localizado na Vila de São Jorge, no coração da Chapada dos Veadeiros!

Vocês devem talvez ter em mente que a Chapada é uma região toda rústica, que atrai várias pessoas mais alternativas, hippies e malucos-belezas, certo? Sim... isso ainda é comum de se ver por lá por conta da fama de ser um lugar de muita energia que atrai até contatos extraterrestres. Várias pessoas por lá juram que já viram ET rsrs... só não sei o que tomaram ou comeram antes desse encontro, né? kkk... .seja como for, fato é que a maior (ou uma das maiores) pedras/placas de cristal do mundo encontra-se neste cerrado da Chapada dos Veadeiros. Isso emana um reflexo da luz que faz a região "brilhar" à noite aos olhos de pilotos de avião, para vocês terem uma ideia. 

Mas aí então esse mesmo lugar super místico e exotérico, repleto de mistérios e belezas naturais, que atrai uma galera bem roots oferece o que de gastronomia? Aposto que a maioria pensa que por lá tudo é mega simples, inclusive os restaurantes, não é mesmo? Bem, há para todos os bolsos e gostos! Se você quiser uma comida bem simples e caseira, você encontrará sim! Se preferir algo mais elaborado, mais sofisticado e gourmet, também encontrará. 



E nesse sentido, venho apresentar a vocês o SANTO CERRADO RISOTERIA CAFÉ, que é um lugar super especial na Vila de São Jorge, que é um vilarejo bem simples, bem pé no chão mesmo, com menos infraestrutura se comparado com Alto Paraíso, mas que apresenta uma vibe bem gostosa e que merece a visita de todos que pretendem explorar a Chapada dos Veadeiros, seja porque uma das entradas oficiais do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é justamente pela Vila de São Jorge, ou seja, se você quiser fazer as trilhas dos Saltos ou dos Canyons, terá que passar por São Jorge, seja para comer o MELHOR RISOTO DA SUA VIDA, no Santo Cerrado Risoteria Café.

Normalmente eu desconfio um pouco dos rankings do TripAdvisor e sempre dou uma filtrada nos comentários e avalio se realmente o primeiro lugar do ranking dentre os restaurante merece mesmo esse título ou se apenas está lá figurando como tal por ser mais barato e mais bem localizado, que são sim critérios que contam bastante, mas nem sempre é o que mais me interessa. 



Só que dessa vez tive que dar o braço a torcer: além de o Santo Cerrado Risoteria figurar em 1º lugar no ranking dos restaurantes de Alto Paraíso e São Jorge, ele realmente é maravilhoso e merece a posição!


Para vocês terem noção, eu visitei o restaurante por 2 vezes!! Sim, em maio, quando fui com o Julio, e em outubro, quando voltei com a Sy, do blog e instagram Viajando com Sy. Não dava para voltar à Chapada dos Veadeiros e não ir lá no Santo Cerrado. Pensem na pessoa aqui salivando pelo Risoto Caipira?? Meu Deus!!! É dos deuses!!


A primeira vez que fomos foi amor à primeira vista. O clima estava frio, por ser final de maio, havia fila de espera - e quase sempre tem, ainda mais aos finais de semana e feriados - e ficamos um tempinho do lado de fora esperando a mesa, perto da fogueira que eles costumam acender à noite. 


Já na segunda vez em que lá estive, dessa vez a convite da casa, tinha caído um temporal absurdo à noite... aliás, choveu praticamente a noite inteira, com alguns poucos momentos de estiada. A gente até pensou em desistir de ir, mas a vontade era tamanha que encaramos a estrada, pois estávamos hospedadas no Paraíso dos Pândavas (clique aqui e leia a matéria completa sobre o Paraíso dos Pândavas) e fomos de baixo de temporal mesmo para São Jorge. 

Uma pena que não deu para curtir os ambientes externos da casa, que são uma gracinha, super aconchegantes. Inclusive, se você se esquecer de fazer reserva e decidir ir em cima da hora, no caso de haver fila de espera, do lado de fora também é bem gostoso de ficar, nas mesinhas espalhadas pelo jardim, perto da fogueira... tem o seu valor!

Mas se você quiser algo mais animado, ao fazer a reserva, peça pelo segundo andar que é onde ocorrem as apresentações de Música ao Vivo às sextas, sábados e feriados! Às vezes é uma música ao vivo mais animada e rola até uns forrós por lá. 



Aliás, São Jorge é um lugar bem mais animado à noite do que Alto Paraíso. Se você for da noitada, embora esse não seja bem o perfil da galera que curte ecoturismo e que gosta mais de acordar cedo para fazer as trilhas do que dormir tarde e perder as manhãs, mas se você já explorou bem a Chapada e vai para lá para zoar um pouco, considere então hospedar-se mais perto de São Jorge para curtir as festinhas, forrós e demais eventos que acontecem por lá, principalmente em períodos de temporada, como feriados, carnaval, festas de fim de ano, temporada de julho... 

Bem, voltemos a falar sobre o Santo Cerrado! 

A casa principal possui dois andares. Como adiantei, é no segundo andar que acontecem as apresentações de Música ao Vivo. Se você prefere um ambiente mais iluminado, apesar de que nos dois ambientes predomina a luz baixa, mas no primeiro andar há um pouco mais de iluminação e o clima é mais tranquilo, com menos barulho para poder conversar.





No segundo andar, por conta da música ao vivo, a vibe é menos low profile e mais animada. Se tiver forró, aí é mais animado ainda. 




Nós começamos a noite no primeiro andar e logo vagou uma mesa no segundo andar para a gente ficar por lá ouvindo a música que, naquele dia, era mais MPB e estava uma delícia. 

A decoração da casa é linda! Móveis rústicos por todos os lados, muita madeira e alguns toques bem fofos, como as velas nas mesas, conferindo um clima mais intimista e romântico.

Nem preciso dizer que a especialidade da casa são os risotos, certo? E as opções são várias e todas parecem maravilhosas, para o nosso desespero de só poder escolher um sabor!!



O risoto da casa é feito com autêntico arroz italiano, mesclando as delícias do cerrado, como o "Goiano do Pé Rachado", feito com frango e pequi, e o meu preferido ever, o "Caipira", feito com lingüiça, queijo coalho e bacon. 

Eu e Sy, que por coincidência também já havia estado no Santo Cerrado Risoteria quando ela visitou a região em sua outra viagem para lá, já tínhamos comido o risoto caipira e chegamos lá intencionadas a provar outro sabor de risoto. Todos parecem apetitosos e muito bons, mas o nosso amor pelo risoto caipira era tão grande e forte que não teve jeito: pedimos novamente! kkkk



Gente... é indescritível a perfeição do sabor e combinação! Só digo uma coisa: vão lá conhecer, por favor! Mas vejam bem, trata-se de um prato muito rico em sabor e não é para pessoas que preferem comidas mais simples, com pouco tempero, ok?

Outra informação muito importante: não se iluda achando que o prato é individual nem com o tamanho da panela, que num primeiro contato até parece pequena. Ela serve bem até 2 pessoas não mortas de fome, viram? kkkk.. principalmente se vocês pedirem entradas!


E sim, por favor, peçam as entradinhas da casa, que são muito gostosas também!!! A casa oferece petiscos, saladas (como a Camponata do Cerrado, feita com castanha de baru), acompanhamentos e sobremesas. 



Nós experimentamos a linguiça calabresa defumada com cebola caramelizada, acompanhada de molho de gorgonzola. Estava uma delícia! A Sy não curtiu muito o molho, mas eu comi por mim e por ela rsrs...



Para acompanhar o risoto, pedimos o medalhão de mignon que estava muito suculento e macio. O ponto foi perfeito para mim. 




Infelizmente, não demos conta de experimentar as sobremesas... mais uma vez, saímos de lá sem condições estomacais (a barriga estava cheia mesmo! kkkk) de provar as sobremesas da casa. Quando eu digo para vocês que essa panelinha do risoto engana a gente, é a pura verdade, viu? É tão bem servido que eu e Sy ficamos com dó de não conseguir comer tudo. 





Para acompanhar, bebemos vinho tinto da Casa Valduga que harmonizou muito bem com nossos pedidos! A noite estava friazinha, chovia muito, e nada melhor do que um vinho, não é mesmo? A carta de vinhos e drinks tem uma boa oferta e os preços são justos.



Por fim, apenas para que vocês saibam, pois nós não chegamos a experimentar, a casa também serve o café espresso e todas as suas vertentes. Café orgânico, tirado por barista em máquina manual. 

Dica: Se conseguir chegar a tempo de assistir ao pôr do sol, parece ser maravilhoso, com vista para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros!

Em resumo, tivemos novamente uma ótima experiência! A noite foi chuvosa, mas as comidinhas quentinhas e deliciosas do Santo Cerrado fizeram toda a diferença. 

** FICHA TÉCNICA **

- SANTO CERRADO CAFÉ

- Endereço: Viela C, Qd. 8, Lt. 2 (Centro) - São Jorge

- Telefone (façam reserva!): (62) 3455-1039


- Funcionamento: quinta a domingo e feriados, a partir das 17h até a 1h. Aceitamos cheques e cartões

- Eventos: festa de casamento, aniversários, confraternizações.

- TripAdvisor: nº 1 no ranking de 117 restaurantes em Alto Paraíso (embora ele fique na Vila de São Jorge), com cerca de 630 avaliações e Certificado de Excelência. Clique aqui e confira os comentários.



- Vejam o nosso vídeo mostrando a experiência completa no Santo Cerrado - clique aqui 



Nenhum comentário:

Postar um comentário