quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Lisboa é eleita a melhor cidade do mundo em design!

Chega a ser uma vergonha eu ter nacionalidade portuguesa e ainda não conhecer Lisboa, não é mesmo? Sim... eu sei... quando fui a Portugal em 2005 (já passou da hora de voltar!) acabei focando em passar tempo com meus primos e amigos e conheci apenas Coimbra, Algarve, Porto, Viseu, Fátima, Bussaco e uns vilarejos na Serra da Estrela.

Mas sempre que recebo notícias e Portugal eu vibro bastante porque tenho um pézinho lá, né? E fiquei super feliz em saber que Lisboa foi eleita a melhor cidade do mundo no que diz respeito ao seu design! Que orgulho!

MAAT

Trata-se de um prêmio elaborado pela revista inglesa Wallpaper, que é referência global no assunto. A capital portuguesa superou outras quatro finalistas de peso para ficar com o prêmio do Design Awards 2017: São Francisco, Washington (ambas nos Estados Unidos), Shenzhen (China) e Viena (Áustria).

Dessas aí, eu já estive em Washington e Viena. Deve ter sido páreo duro, hein? Adorei as duas, mas eu curto mais o estilo de arquitetura do Velho Continente mesmo... Por falar nisso, vejam o nosso GUIA DE VIENA que está super completinho.

Mas, voltando a falar de Lisboa, entre os pontos altos destacados pela revista para a escolha de Lisboa estão a inauguração do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), às margens do Tejo, e da ARCOLisboa, feira internacional de arte contemporânea, além da Trienal de Arquitetura da cidade e do novo Terminal de Cruzeiros, previsto para ainda para o início deste ano.

Ressaltou-se igualmente que capital portuguesa está em um excelente momento cultural e arquitetônico, percebido principalmente após um programa de regeneração que se estende do centro à zona ribeirinha. Agora pensem na história da cidade, que já enfrentou terremotos, como de 1775 que praticamente destruiu a cidade inteira e provocou incêndios e até um maremoto! Incrível imaginar essa mesma cidade, tão rica em história, ser eleita em pleno 2017 por seu design!

O novo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), projetado por Amanda Levete, é um novo ícone da cidade, onde se realizou também a edição inaugural da feira de arte ARCOLisboa e da Trienal de Arquitetura de Lisboa, Logo, já sabem que, ao visitar Lisboa, valerá a pena incluir o MAAT no roteiro!

Além disso, as inaugurações de hotéis de luxo, como o Memmo Príncipe Real, o novo Terminal de Cruzeiros de João Luís Carrilho da Graça, além de outros, contribuiram para elevar Lisboa dentre as demais candidatas. 

E mais um detalhe importante: Lisboa também foi escolhida como a Capital Ibero-Americana de Cultura neste ano.

Agora mais do que nunca eu preciso conhecer Lisboa! E vocês, ficaram curiosos? Viram que a cidade vai muito além da Torre de Belém, do Tejo, das sardinhas fritas, do genuíno e original pastel de Belém... tem toda uma arquitetura e um design diferenciados esperando por você! Então colquem aí na listinha de cidades a conhecer!! E para quem já conhece, deixe aqui as suas dicas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário