08 novembro 2016

Dicas de Maquiagem: para você arrasar nas festas e viagens!

A dica de hoje é sobre makeup! Eu sei que é meio mulherzinha, mas, com a chegada das festas de fim de ano, tem tanto lugar legal para viajar e curtir uma balada, uma night e você não vai querer sair com a cara lavada, certo? 


Florianópolis, Hvar, Mykonos, Palma de Maiorca, NY, Trancoso, Cancun, Punta del Este... são tantos os lugares mundo afora onde, além dos inúmeros atrativos naturais, históricos, culturais e gastronômicos, também há os atrativos relacionados ao universo das festas e eventos que pedem uma produção mais caprichada, um trato nas olheiras, uma escondidinha nas espinhas e um visu mais elaborado para arrasar, certo? Eu mesma, antes de namorar o Julio, aproveitei bastante alguns desses destinos e curti muito com amigas, dancei bastante nas noitadas de Floripa, no carnaval de Salvador, no réveillon em Punta del Este, no fervo de São Paulo e, é claro, já cumpri a minha cota, quando solteira, nas noitadas cariocas... sempre com esse cuidado em fazer uma maquiagem de acordo com o lugar, com a festa até porque, para mim, esse ritual da maquiagem é quase como uma obra de arte, quando podemos exercer nossa criatividade, brincar com cores e transformar um pouco o visual!

Confesso que, antes de blogar sobre viagem e turismo, a minha rotina diária era bem mais dedicada aos blogs e tutoriais de beleza do que de viagens. Ahhhh... era a minha leitura matinal dar sempre aquela olhadinha nas novidades entre dermocosméticos, maquiagem, produtos de tratamento facial, dentre outros. Eu realmente sempre fui viciada nisso, desde nova, lá nos tempos em que minha mãe, quando eu era criança, vendia produtos da Natura e eu amava brincar com aqueles estojos de maquiagem enoooooormes, mega ultra completos, repletos de amostras e mil batons para eu pintar minhas bonecas e depois me pintar também! kkkk... bons tempos! Eu me divertia, fazia maquiagem na minha irmã, lia os tutoriais da Natura e, com o tempo, fui aprendendo e, viajando mundo afora, especialmente conhecendo lojas como a Sephora ou a MAC, que costumam dar muitas amostras para a gente experimentar e com vendedoras solícitas que explicam bastante coisas para a gente... além de fazer pequenos cursos de tratamento facial com a Clinique e de maquiagem com a Contém 1g, a verdade é que eu descobri um mundo de coisas legais e, a cada viagem que faço, eu fico enlouquecida dentro das farmácias e lojas atrás das novidades e dos produtos certos para a minha pele. 
 

Recentemente, ganhei dois kits lindos de pincéis de maquiagem da marca My MakeUp Brush Set @mymakeupbrushset @amarmgandhi (https://www.mymakeupbrushset.com/ ) e criei coragem para finalmente tocar nesse assunto com nossos leitores aqui no blog e no instagram. Adooooooorei o presente! Óbvio, né? Os pincéis são  lindos e as cerdas são muito macias. 

Tive até pena de usar kkk... eu sou dessas! Guardo, guardo, guardo, até criar coragem de usar... fico com peninha porque vai sujar, né? (lembrando que há produtos ótimos para limpar os pincéis e retirar os resíduos deles... eu uso um da marca Bare Minerals e deixo um cadinho de molho para limpar bem... os pincéis depois ficam limpinhos e fofinhos de novo, após a secagem - que eu deixo ser ao natural mesmo).

Os dois kits que ganhei foram:

- Kit com 24 Pincéis Jet Black Make Up - clique aqui para ver a descrição

- Kit com 10 Pincéis Ovais com cabo preto e dourado - clique aqui para ver a descrição

Todos os kits são de cerdas sintéticas, pois a marca repudia o uso de cerdas feitas com base em pelo de animais. E esses pincéis ovais são lindos!! Um charme... eu me senti como num filme de época usando esses pincéis super vintages e bonitos!
 

Então... resolvi fazer esse pequeno tutorial para apresentar um passo a passo de uma produção bem básica que pode ser bacana para um jantar mais chiquezinho, uma festa ou até um barzinho mais descolado. Afinal, quando viajamos também é bom dar um UP no visu! 


Se você preferir primeiro assistir ao vídeo, eu fiz com muito carinho e publiquei no Instagram! Aliás, carinho mesmo foi do Julio que filmou tudo, com muita paciência e me ajudou nessa empreitada rsrs...


E, para os preguiçosos de plantão, aviso logo que esse meu "ritual" leva em média uns 25 minutos, mas isso depende muito da sua habilidade com o manuseio dos pincéis e também se você não errar nem se borrar, ou terá que refazer a make e perder um tempinho com isso. Portanto, dando tudo certo, você estará pronta em menos de meia hora.
 

Vamos ao Passo a Passo?

1) Antes de qualquer coisa a fazer, primeiro eu lavo o rosto e retiro os resíduos, principalmente porque eu tenho pele oleosa na zona "T", com sabonete facial (uso o da Clinique que é próprio para esse tipo de pele). 
 

2) Com um pincel que pode ser o de base, do Kit de 24 Pincéis, passo o primer no rosto, principalmente nas regiões que tendem a ficar mais brilhosas, ou seja, a zona "T", pois o primer ter essa função de "segurar" a oleosidade e manter a maquiagem por mais tempo (eu simplesmente amo o primer da marca Smashbox e uso o Photo Finish, que é um transparente e é o meu preferido - essa marca é muito usada em desfiles e para fotos, mas no vídeo do instagram eu usei pela primeira vez o primer da Sephora e aprovei o resultado para usar à noite, só que preciso testar para o dia a dia)

3) Com um pincel menor do Kit de 24 Pincéis (eu acabei usando um que seria mais apropriado para passar sombra, mas como esse kit tem vários pincéis para sombra, achei esse ótimo e usei mesmo assim) e passei o corretivo da Dior para disfarçar as olheiras. Como minhas olheiras são intensas também na pálpebra, eu retoco por lá também e dou uma reforçada usando um corretivo com tom certo para minha pele da marca Mary Kay (comprei um refil avulso para experimentar e gostei da cobertura, da tonalidade, mas ainda não tenho um corretivo amado para indicar e todos, sem exceção - e já usei de várias marcas - craquelam um pouco depois de algumas horas, principalmente se eu não usar sombra, aí sempre fica aquela linhazinha chata de corretivo na pálpebra)

4) Usando o pincel certo para base do Kit de 24 Pincéis, passei a base Forever da Dior no rosto inteiro. Eu tenho rosácea e minha pele tende a ser vermelha com ou sem sol. Por isso gosto de passar a base no rosto todo para amenizar esse efeito. Só que esse assunto de base é outra questão complicada. Se eu estou sem pegar sol, tenho que usar um tom de base. Se eu estou com o rosto bronzeado, tenho que passar outro tom de base. Esse é o certo, mas não gosto de ficar com vários produtos abertos até porque as validades são muitas vezes de 6 meses a 1 ano após abertos e eu não gosto de jogar fora produtos que usei pouco. Por isso mesmo, eu acabo comprando um tom no meio do caminho, nem tão claro, para quando estou com a pele mais natural, nem tão escuro, para quando estou com a pele bronzeada e tento corrigir depois o tom da pele usando o pó.
 

De preferência, eu busco comprar bases ou CC Creams ou BB Creams com filtro solar de pelo menos fator 30. No dia a dia mesmo, logo após o primer eu passo o filtro solar. Muitos dizem que é melhor passar o protetor solar facial antes do primer, para ter maior absorção da pele e proteção maior, por consequência. Mas eu curto muito o efeito do primer, de deixar a pele mais sequinha e por isso acabo passando o filtro solar depois. Eu procuro também comprar os protetores solares próprios para peles oleosas, como o da Eucerin com fator 50 e o da La Roche Posay com efeito mate. Meu queridinho do momento é o da Eurcerin para pele oleosa, com fator 50 e toque seco. 

5) Após a base, portanto, para uniformizar o tom da pele que pode ficar distorcido se eu estiver mais bronzeada ou muito branca (se bem que branca eu nunca fico kkkk... no mínimo, fico rosada!), eu uso o pó bronzer da MAC para retornar um pouco da cor da pele, sem a rosácea. Não gosto de blush colorido justamente porque tenho "trauma" desse tom de pele rosada da rosácea. Eu faço de tudo para escapar dessa tonalidade e até já tentei usar um blush com cor mais peach... não rolou! O ideal seria passar antes do bronzer um pó. Ou seja, a ordem seria: primer, corretivo, base, pó e blush/bronzer. Porém, só uso os dois juntos - base e pó - para produções mais elaboradas, como no caso de um casamento, por exemplo. Nesse caso, gosto muito do pó da marca Shiseido com filtro solar e, mutias vezes, no calorzão do verão carioca, e na correria do dia a dia, eu abro mão de passar a base, que requer mais tempo para passar e deixar a pele bem uniforme, e acabo passando só pó, pois assim a make fica mais leve, menos carregada e não derrete com o calor senegalês que costuma fazer na cidade.
 

6) Agora estamos com a face pronta e linda! Então, eu parto para os olhos. Nesse caso, vale dizer que tem quem prefira fazer o inverso do que sugeri porque, ao passar a sombra, resíduos podem cair no rosto, sujando um pouco e dando o trabalho de ter que limpar e corrigir. No meu caso, eu gosto de fazer primeiro a face e depois o olho. Para evitar essas sujeirinhas, que são terríveis quando a gente usa sombra de cores escuras, eu inclino bem a cabeça e vou passando a sombra bem devagar, com batidinhas leves para não sujar. Contudo, se sujar, eu limpo com pincel de pó, ou esponja ou cotonete e depois reforço um pouco com pó ou base no local para não ficar manchado. 
 

Sobre a sombra, a minha querida é a paleta Naked da Urban Decay. Eu tenho a Naked 1 e tenho a versão pequena, que carrego nas viagens. Acho as cores incríveis e fáceis para combinar e fazer makes bem legais para várias ocasiões. Além disso, também merece ser dito que antes de passar a sombra, é super recomendável usar um primer nos olhos específico para essa finalidade. No vídeo no instagram eu não usei porque esqueci de levar rsrs... mas eu uso sempre que quero fazer produções mais legais ou quando está muito quente e quero que a maquiagem dure mais tempo ou quando saio cedo e tenho que fazer a maquiagem durar até tarde da noite! Neste caso, eu adoro e indico o primer da mesma marca, da Urban Decay, que é ótimo para fixar a sombra e não deixá-la craquelar.
 

7) Ainda, nesta ordem, finalizo o olho usando os pincéis certos com: 

- delineador fluidine MAC, que acho maravilhoso e só adianta mesmo usá-lo com o pincel certo de delineador,

- rímel da marca DiorShow, o Iconic Overcurl (eu estou sempre testando várias marcas de rímel e no momento estou usando essa da Dior, mas por muito tempo eu usei o da Benefit e também da Givenchy, um que tem a ponta redondinha que é ótimo para pegar bem os cantinhos). Sempre uso a cor preta para rímel e delineador nesses casos. Só uso os coloridos para uma finalidade mais carnavalesca ou para uma fantasia.

- quando se trata de uma make mais elaborada, eu uso também a Brow Zings da marca Benefit nas sobrancelhas para uniformizar as falhas que tenho e deixá-las levemente mais marcadas

- ainda no quesito Olhos, eu adoro passar um lápis bem preto para marcar bem os olhos e gosto bastante das marcas MAC e Bare Minetals.

De modo geral, minha tendência é fazer um olho bem marcado, bem esfumaçado e delineado, exatamente para destacar a cor dele, que é verde e dar um destaque. Eu sou do tipo que prefere destacar os olhos e deixar a face o mais neutro possível.

8) A penúltima etapa desse ritual é o uso do batom! Quando marco muito o olho, eu busco usar tons mais nudes nos lábios. Quando deixo o olho mais suave, eu capricho no vermelho ou vinho na boca e tento sempre fazer esse contraponto para não exagerar nos dois. O meu batom vinho preferido é o da MAC Prolongwear Extender Play

9) Opaaaaaaaaaaa... acreditem, chegamos no final desse tutorial e não pensem que acabou, pois, após tudo isso feito, eu passo um pó finalizador da Makeup Forever Microfinish Powder que segura a oleosidade da pele e é ótimo para dar uma textura mais aveludada para a pele
 

Voilá!!! Acabou! E aí, gostaram? Espero que sim!! Eu curto bastante fazer maquiagem e sou daquelas que, de bobeira em casa, é capaz até de fazer uma maquiagem só para testar um produto novo rsrs... 
 

No meu caso, a produção toda foi para jantar com meu maridão lindo no restaurante Bistrô Variettá, do hotel Blue Tree Premium Rio de Janeiro, localizado no Recreio dos Bandeiras e a arrumação toda foi feita no banheiro da suíte 817 onde nos hospedamos no último final de semana. Lembrando que a luz adequada para a produção de uma boa make é melhor que seja um tom de luz amarelada e não branca e ter um espelho de aumento, como eu tive na suíte onde ficamos, ajuda bastante... depois de uma certa idade, faz diferença! rsrs... 
 

Depois quero que me contem se vocês fizeram o passo a passo e como ficou!




Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR