19 maio 2016

Restaurante Versátil, na Lapa: no coração da boemia carioca

Durante nossa hospedagem no Hotel Vila Galé Rio de Janeiro, foi-nos oferecido um jantar no Restaurante Versátil, que é o principal do hotel, onde também é servido o maravilhoso café da manhã, além de almoço e jantar em regime de buffet.



Curiosamente, Julio, que trabalha nas redondezas, esteve na semana anterior almoçando com seus amigos no restaurante sem ter prestado atenção naquela ocasião que se tratava do hotel onde viríamos a nos hospedar na semana seguinte rsrs.

Para saber mais detalhes sobre o Hotel Vila Galé Rio de Janeiro, CLIQUE AQUI.

O Restaurante Versátil fica no interior do hotel e é uma ótima oportunidade para dar uma espiadinha na sua estrutura e áreas comuns do Vila Galé. Para chegar nele, tem que passar pela sua lindíssima área da piscina.

Localizado no bairro da Lapa, no coração do burburinho e da boemia carioca, o Restaurante Versátil apresenta-se como uma excelente alternativa ao universo corporativo, considerando que há diversas empresas e órgãos públicos no seu entorno, mas também pode surpreender aos visitantes, que fazem turismo pelo Centro Histórico da Cidade, especialmente se observar que muitos restaurantes do centro da cidade não abrem aos finais de semana.




Desta forma, o Versátil destaca-se como uma das melhores opções.

Aos sábados, para a alegria dos que desejam algo genuinamente carioca, o restaurante serve um buffet de feijoada!



Já aos domingos, para não esquecer as origens do Grupo Vila Galé, a gastronomia do Versátil privilegia os laços portugueses e serve um buffet totalmente dedicado ao melhor da culinária portuguesa.

Por trabalhar com este regime de buffet, o restaurante cobra um preço fixo de seus clientes, que fica na faixa dos R$50,00, incluindo tudo, até sobremesas (menos bebidas, salvo se alguma bebida for oferecida no dia), podendo servir-se quantas vezes desejar.



A decoração do restaurante é muito interessante e nos leva a uma verdadeira viagem musical por meio de painéis que retratam diversos artistas consagrados da MPB, especialmente os da Bossa Nova, além de trechos de algumas das mais conhecidas músicas destes artistas.

Difícil olhar uma parede como esta e não se pegar cantarolando algumas músicas, não é mesmo? Muito criativo e inspirador!



A música ambiente no café da manhã e no jantar também não poderia ser diferente: MPB, com ênfase na Bossa Nova!

Portanto, um salão muito sofisticado, com iluminação ótima para um jantar, mesas postas com muita elegância, podendo escolher entre mesas com cadeiras ou mesas com pequenos sofás, além de mesas redondas grandes que são perfeitas para um grupo grande amigos ou uma família... um lugar bastante agradável!



Nós não almoçamos no restaurante durante nossa hospedagem, embora Julio tenha almoçado lá na semana anterior a de nossa ida, mas vimos a arrumação dos músicos que se apresentaram durante o almoço. Não sei informar quais instrumentos foram tocados nem qual estilo musical porque não presenciei

Voltemos a falar do jantar então!



O Grupo Vila Galé possui uma produção de vinho própria na região do Alentejo, em Portugal e, aos poucos, eles estão trazendo seus vinhos para o Brasil.

Aliás, dentro do hotel Vila Galé, na Recepção, há uma pequena amostra dos vinhos e azeites que podem ser adquiridos.


Nós ganhamos um vinho Santa Vitória, reserva, para experimentarmos e, sem pensar muito na harmonização com os pratos oferecidos naquela noite pelo buffet, eu escolhi um tinto de um blend de uvas, incluindo a Cabernet Sauvignon (não lembro agora das outras). Achei o vinho honesto, com taninos e acidez na medida. E os preços dos vinhos é bem justo e em conta, se comparado a outros lugares.


O buffet da noite que jantamos foi bastante variado e agradava a muitos paladares. Particularmente, eu não curto essa proposta de buffet porque não gosto do fato de a comida ficar exposta tanto tempo e de cada um poder se servir. Eu realmente prefiro restaurantes a la carte.

Mas o restaurante do Vila Galé me surpreendeu e gostei de tudo que experimentei, principalmente a paella, a berinjela a milanesa, a salada de feijão branco, risoto de funghi e a sopa de inhame.




Os queijos me decepcionaram um pouco. Esperava mais sabor e maciez deles.

Ainda sobre o jantar, como vocês podem ver pelas fotos, eram muitas as opções, começando pelos frios e saladas, passando para os pratos quentes e grelhados que eram preparados na hora, sob pedido (peixe e carne grelhados na hora), dentre outras opções que eu não experimentei, como pasta e molho, creme de baroa, legumes, arroz branco... 


Por fim, a minha parte sempre predileta: as sobremesas!!




Misturando algumas influências internacionais na estação de sobremesas, nela nós encontramos alguns doces típicos brasileiros, como a cocada e frutas tropicais, alemães, como um apfelstrudel, portugueses também, como não poderia deixar de ter, como um pudim de natas, além de pudim de leite condensado, doces de frutas, como de abacaxi, doce de abóbora com coco, um pudim de chocolate. e três sabores de sorvete.



Os meus prediletos foram: o pudim de chocolate (que foi o preferido do Julio), o doce de abacaxi, o de abóbora com coco e a cocada branca. Bem, acabei enfiando o pé na jaca rsrs... mas como resistir?




Dessa forma, tivemos uma ótima noite no Restaurante Versátil, principalmente porque dois amigos juntaram-se a nós, o que tornou ainda mais agradável o nosso jantar, neste ambiente que é muito acolhedor e aconchegante. 

- Endereço: Rua do Riachuelo, n. 124, Lapa - Centro, Rio de Janeiro
- Como chegar: há estacionamento próximo, assim como ponto de ônibus e a estação de metrô Cinelândia.
- Telefone (Reservas): 71 3263 9999




Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR