sexta-feira, 6 de maio de 2016

2º Rio Craft Beer Festival: Planetário da Gávea, no dia 14/05

Ahhhh... o mês de maio é lindo, não acham?? Temperaturas amenas de outono no Hemisfério Sul... flores lindas da primavera no Hemisfério Norte... tradicionalmente conhecido como o mês das noivas, como não amar o mês de maio? E, sabe o melhor de tudo? O principal deste mês? Meu aniversário!!! rsrs... sim, meu aniversário é em maio (e está chegando) e sou uma taurina com muito orgulho!

Mas, brincadeiras à parte, nem só de casamentos aos finais de semana a gente vive, certo? Portanto, se você não tiver um casamento para ir no dia 14 de maio (sábado), eu tenho uma ótima sugestão para sua tarde noite: 2º CRAFT BEER FESTIVAL!! E nós estaremos lá para conferir de perto como será esse evento, no Planetário da Gávea, que reunirá 10 Cervejarias Cariocas!

Crédito: Derek Mangabeira
O primeiro Rio Craft Beer Festival nasceu de forma bem curiosa: 6 amigos, movidos pela mesma paixão, ou seja, a de fazer cervejas artesanais, organizaram o evento que foi um grande sucesso, com todos os ingressos vendidos e, para reviver esse sucesso, resolveram fazer a segunda edição. Só que agora esses 6 se juntaram a mais 4 e, juntos, teremos 10 cervejarias artesanais genuinamente cariocas apresentando seu trabalho e consolidando o Rio de Janeiro neste novo cenário gourmet! 

2Cabeças, 3Cariocas, Fraga, Hija de Punta, Hocus Pocus, Three Monkeys, W*Kattz, Oceânica, Trópica e Penedon levam para o evento cerca de 40 rótulos de diversos estilos, on tap e engarrafados, além de três lançamentos e a oportunidade de convívio com quem vive de cerveja.


Crédito: Derek Mangabeira
Mas calma aí gente, não dá para ficar bebendo cerveja a tarde inteira sem ter algo para acompanhar, certo? Pensando nisso que, quando a fome apertar, o evento também contará com uma seleção de 7 Food Trucks prontos para servir gostosuras e quitutes deliciosos. Os chefs e amigos Jimmy McManis e Allan Salles lançam oficialmente o projeto Foodtopia e levam duas receitas especiais ao evento. Para os fãs de hambúrgueres, o Bubba’s apresenta quatro burguers deliciosos, se a fome for grande complete o lanche com uma batata no Frites. Outra boa dica são os pratos feitos com pato do Delfinas. Para os amantes de carne, o Carnívoros leva delícias onde a carne é a estrela do prato. Já para os mais lights, tapiocas do Tapí. Os vegetarianos também têm vez, o Hareburguer leva seus burgers sem carne.

Bubba's Clássico
Tapí
Para deixar o dia ainda melhor, vai rolar um bate-papo aberto ao público entre os mestres-cervejeiros participantes, mediado pelo sommelier de cervejas Gil Lebre, com temas relacionados ao universo dos pequenos produtores da craft beer. A Malte & Cia também estará presente no evento e participa da edição levando informações e dicas importantes para futuros e novos cervejeiros. Ainda tem show com a banda de indie rock, Planar, e apresentação do DJ Felipe Minaz, que leva um som mais lounge com um toque de pop ao segundo Rio Craf Beer Festival.

Frites
Ou seja, essa 2ª edição do Craft Beer promete ser muito animada, divertida e repleta de ótimas opções gastronômicas!

E você não ficará de fora dessa, não é?

Carnívoros

** SERVIÇO **

- Local: Planetário da Gávea - Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 - Gávea
- Data: 14 de Maio de 2016 (sábado)
- Ingresso: R$30,00 por pessoa (com direito a um copo de vidro)
- Chopes de 300ml a R$10,00 / valor da meia entrada para quem levar um quilo de alimento não perecível: Compre o Ingresso Aqui
- Horário: das 14 às 22h
- Veja mais informações em: Facebook


** Cervejarias e rótulos participantes **

-->> 2Cabeças
Chopes: Maracujipa; Funk IPA; Saison à Trois – 300ml – R$10,00
Garrafa: Caramba; Rio de Colônia; Hi5 - 500ml – R$24,00

-->> 3Cariocas
Chopes: Session IPA NEMA; Saison du Leblon; Copacabana  – 300ml - R$10,00
Garrafas: Session IPA NEMA - 500ml - R$20,00; Saison du Leblon - 600ml - R$20,00; cOPAcabana - 355ml - R$15,00; #SQN - 600ml - R$20,00

-->> Three Monkeys Beer
Chopes: Golden Ale, India White Ale, Brownie Ale e cOPAcabana  – 300ml – R$10,00

-->> Cervejaria Trópica
Chopes: Trópica Bora Bora; Trópica Arequipa, Trancoso – 300ml – R$10,00
Garrafas para levar para casa: Trópica Bora Bora; Trópica Arequipa  - 600ml - R$18,00;

-->> Hija de Punta
Chopes: Hija de Punta; Piva - Czech amber lager – 300ml – R$10,00
Garrafas: Hija de Punta; Piva - Czech amber lager – 600ml – R$20,00

-->> Hocus Pocus
Chopes: Magic Trap; Hush; APA Cadabra; Interstellar; Coffee Hush – 300ml – R$10,00

-->> Cervejaria Oceânica
Chopes: Slow Down; Easy Dive – 300ml – R$10,00
Garrafas para levar: Slow Down; Easy Dive – 600ml – R$20,00
Lançamento do terceiro rótulo, com exclusividade – surpresa

-->> Fraga
Chopes: Fraga IPA; Fraga Santão, Weiss – 300ml – R$10,00
Garrafa: Blonde; Fraga IPA; Weiss – kit com dois rótulos de 600ml - R$40,00

-->> W*Kattz
Chopes: Kölsch; English Pale Ale; Saison Ale – 300ml – R$10,00
Garrafas: Kölsch; English Pale Ale; Saison Ale – R$20,00

-->> Penedon
Chopes: Chilly Red Ale com pimenta Habanero; Casa de Pedra; Serra da Índia; Bauréti Smoked Lager – 300ml – R$10,00
Lançamentos da Penedon Kippis e Penedator – 300ml – R$10,00

** Música **

-->> DJ Felipe Minaz
Com formação musical em cursos na DJ Warehouseem Brisbane, na Austrália e na Dubspot, escola de música eletrônica de Nova Iorque, o DJ Felipe Minaz é apaixonado por música eletrônica desde cedo e para o festival preparou uma apresentação mais lounge e com um toque de pop no final.

-->> Planar - sábado
Após voltar de sua primeira turnê internacional no Texas, com passagem pelo festival South By Southwest, um dos mais importantes e reconhecidos dos EUA, a banda chega ao Rio Craft Beer com Leonardo Braga (vocal e guitarra), Leonardo Villela (baixo), Ivan Roichman (bateria) e Alan Lopes (guitarra). A Planar é influenciada pelo rock brasileiros das décadas de 80 e 90, como também bandas indie da primeira década dos anos 2000.


** Gastronomia **

Shiva Shiitake - Hareburger
-->> Delfina
Cardápio: Sanduíche de pato no brioche - R$22,00; Arroz clássico de pato - R$22,00; Coxinha de pato com chutney de laranja, especiarias e alecrim - R$13,00; Batata frita rústica com molho de dijon trufado - R$14,00; Hot dog dinamarquês - R$18,00; Hot Dog American Pale - R$14,00

-->> Tapí
Cardápio: Tapí Parrí (queijo brie, mel trufado e amêndoas torradas – R$18,00); Tapí­ Baião (carne seca desfiada, creme de baroa, pimenta biquinho – R$16,00); Tapí­ Al Mare (salmão defumado, cream cheese e cebola roxa marinada na goma rosa – R$22,00); Tapí­ Pizza (queijo Mussarela, tomate e manjericão – R$16,00); Tapí­ de Leche: doce de leite, flor de sal e limão – R$14,00); Tapí­ Amor (nutella e morango – R$ 16,00)

-->> Frites
Cardápio: Batata Frita + um molho a escolha – R$18,00 (alho e alecrim; mostarda e mel; sriracha catchup; trufas; wasabi; sweet chili; Ranch; Bombaim Catchup; Bacon; Barbecue de maçã; catchup grego); Molho extra – R$3,00

-->> Bubba´s
Bubba’s Clássico (carne temperada, queijo derretido, tomate assado com tomilho, picles e maionese caseira servido no pão de bata com bagaço de malte-R$25,00); Trem Azul (carne temperada, creme de gorgonzola, praline de castanhas, rúcula e maionese caseira -R$25,00); Pork Ribs (burguer de costela suína, mostarda de jabuticaba, queijo meia cura, pasta de pimentão grelhado e defumado, picles de jiló e baby leafs  - R$28,00); Salmão  (burguer de salmão temperado com endro e cebolinha, broto de feijão, molho agridoce e maionese de wasabi - R$28,00)

-->> Foodtopia
Cardápio: Buraco Quente (carne bovina moída e temperada, preparada a partir de uma seleção de vegetais caramelizados e pimenta defumada (chipotle), servida dentro de um pão francês artesanal sem miolo - R$20,00); Sanduíche de Feijoada (carnes suínas da feijoada, cozidas dentro do feijão, maionese artesanal de coentro e molho vinagrete de laranja, servido no pão artesanal de feijão preto - R$20,00)

-->> Carnívoros
Cardápio: Picanha Aperitivo (Porção de picanha uruguaia fatiada e cubos de queijo coalho - R$35,00); Chorizo Aperitivo (Bife de chorizo ao ponto fatiado e acompanhado de pão de alho, salsa e parmesão - R$35,00); Carnívoro Clássico (Bife de coração da alcatra, pedaços de bacon, cebola caramelizada e queijo maçaricado na baguete artesanal - R$28,00); L`entrecôte (Bife de entrecôte com molho especial do chef a base de gorgonzola na baguete artesanal - R$25,00); Levíssimo (Filé de frango grelhado, cream cheese, cebola roxa marinada no limão siciliano na baguete artesanal – R$22,00); Berlim (Dupla de linguiça defumada, molho artesanal de mostarda e cerveja escura, queijo provolone maçaricado na baguete artesanal - R$20,00)

-->> Hareburger
Cardápio:  Shiva Shiitake (Pão de hambúrguer integral, hareburger, shiitakes refogados no shoyu, tomates secos e honey mustard – R$18,00); Quinoa Solar Vegano (Pão de hambúrguer integral, hareburger (blend exclusivo de quinoa, grãos e batata doce), cebola roxa, molho de semente de papaya, cenourinhas crocantes, tomate, queijo vegano e mix de folhas – R$18,00); Hare Rock (Pão de hambúrguer integral, hareburger, queijo gouda chutney de manga, castanhas de caju e rúcula – R$18,00); Tradicional (Pão de hambúrguer integral, hareburger, cheddar, tomates e alface americana crocante e mostarda com ervas finas – R$18,00); Notório BIG Hare (Pão de hamburger integral, 2 hareburgers, cheddar duplo, alface, tomate e molho espacial (feito à base de parmesão) – R$18,00); Brownie (R$6,00); Cookie Vegano (R$6,00); Chips de banana (R$6,00); Chips artesanal de batata-doce (R$8,00); Suco de uva e laranja (R$ 7,00 cada) e Refrigerante (R$ 5,00)

** Bate-papo mediado por Gil Lebre** 

Gil Lebre é o autor do blog A Perua da Cerveja. Foi o campeão do 2° Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja e disputou o Beer Sommelier World Championship 2015. Ele participa constantemente como degustador e jurado em competições de cerveja. 

Temas:

- A ocupação das microcervejarias no mercado nacional
- O Mercado de Cerveja artesanal no Rio de Janeiro
- Processo de Fabricação das cervejas artesanais
- A produção de cerveja artesanal como um empreendimento de sucesso
- Perfil do consumidor e incentivo ao consumo consciente
- A escolha da Marca e dos insumos para gerar fidelidade no consumidor
- As dificuldades e as superações em atuar em mercado em expansão



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