18 maio 2016

2º Rio Craft Beer Festival: Nós Conferimos e Contamos Aqui para Vocês!

Nosso último final de semana foi super agitado, do jeito que gostamos, em ritmo maratonista e repleto de coisas boas e novas que tivemos a oportunidade de fazer e conhecer!

E uma delas foi o convite para conferirmos de perto o 2º CRAFT BEER FESTIVAL, que aconteceu no sábado, 14/05/16, no Planetário da Gávea (confira aqui a matéria sobre o Planetário). O evento foi incrível, muito bem organizado e reuniu 10 Marcas de Cervejarias Cariocas! Nós adoramos e vamos contar um pouco como foi, já na expectativa de que a 3ª Edição do evento será com certeza ainda melhor!!



O Rio Craft Beer Festival nasceu de forma bem bacana e pudemos ver na prática que todos os donos das cervejarias realmente se conhecem e se uniram para poder ganhar espaço no mercado e divulgar seus produtos. Assim, inicialmente, 6 amigos, movidos pela mesma paixão, ou seja, a de fazer cervejas artesanais, resolveram organizar o evento que na primeira edição foi um grande sucesso, tendo os ingressos esgotado!!! 

Dessa vez, devido ao crescimento natural do mercado com o surgimento e consolidação de novas marcas de pequenas cervejeiras, esses 6 amigos convidaram mais 4 outras marcas genuinamente cariocas para apresentar mais uma vez o sensacional resultado de seu trabalho.


Incrível ver como o evento estava lotado! Gente, lotado mesmo!!! Achei super legal observar o interesse das pessoas por cervejas artesanais e isso só faz consolidar a cidade neste novo cenário gourmet! 




2Cabeças, 3Cariocas, Fraga, Hija de Punta, Hocus Pocus, Three Monkeys, W*Kattz, Oceânica, Trópica e Penedon levaram para o evento cerca de 40 rótulos de diversos estilos, on tap e engarrafados, além de três lançamentos e a oportunidade de convívio com quem vive de cerveja.







Infelizmente, nós não conseguimos ficar por lá durante todo o evento. Chegamos por volta das 15:30 e ficamos cerca de 2 horinhas que eu até pensava que seria suficiente, mas eu vi lá na hora que me enganei, porque estava tão legal e nem deu tempo para conversar com todos os cervejeiros presentes, menos ainda de comer alguma das delicinhas que estavam sendo servidas pelos Foodtrucks que participaram.




Como o evento foi no pátio do Planetário da Gávea, a disposição dos stands e foodtrucks ficou ótima! E o melhor de tudo é que, após a chuvarada da última sexta feira (13 de maio, sexta feira 13!), o sol voltou a brilhar no sábado, ainda que timidamente, mas sem chuva, o que deixou o evento ainda melhor, porque a temperatura do dia estava super agradável, com clima ameno e maravilhoso para mergulhar o universo cervejeiro!



Estiveram presentes 7 Food Trucks como Bubba’s e seus burgers que pareciam deliciosos, as batatas do Frites, os pratos feitos com pato do Delfinas, o Carnívoros que tem a carne como estrela do prato, as tapiocas do Tapí e o Hareburguer que serviu seus burgers sem carne.




Logo na entrada do evento, todo mundo ganhou um copo com o logo do Craf Beer. A ideia era a de tomar a cerveja em seu próprio copo de vidro. Mas cada stand também tinha seus copos personalizados, de plástico (que era gratuito) ou de vidro (que poderia ser comprado à parte).

Na sequência, os guichês para poder comprar os tickets para adquirir as bebidas e comidinhas. As cervejas custavam R$10,00 o copo e as comidas dos foodtrucks variavam bastante. Se fosse para comer, valia a pena dar uma volta antes para ver os preços, decidir o que comer e depois comprar os tickets. Se fosse só para beber, como no nosso caso, aí era só definir quantos chopes ia beber.

Ah sim, você poderia comprar esses vouchers para chopes (e somente chopes), mas cada stand estava vendendo também os seus rótulos nas versões engarrafadas da cerveja e aí você poderia pagar diretamente para eles e, pelo que pude perceber, todos trabalhavam com cartões de crédito.

Aliás, as marcas de cerveja presentes não estavam somente vendendo cervejas engarrafas ou copos customizados, mas também vi que muitas vendiam camisas e outros itens!


Outra coisa que achei mega fofa foram os porta-copos que todas as marcas, sem exceção, levaram para o evento! Era cada porta copo mais bacana que outro e a criatividade deles é incrível, com um trabalho de design lindo... eu não resisti e fui pegando de todos eles para guardar para mim esses porta-copos que já estão na minha casinha.


Ainda sobre os tickets, achei bem chato que alguns foodtrucks estavam trabalhando com valores quebrados, tipo R$32,00 rsrs... poderia arrendondar porque os tickets eram de valores inteiros... porém, o que achei bem legal, prático e, acima de tudo, justo e honesto por parte do evento é que os tickets que não foram usados, ao final, quando fomos embora, nós pudemos devolver no mesmo guichê onde compramos e pedir a devolução do dinheiro (se pagasse em dinheiro). Achei o máximo e muito positivo da organização!

Também pudemos acompanhar um pouco do bate-papo aberto ao público que rolou entre os mestres-cervejeiros participantes, mediado pelo sommelier de cervejas Gil Lebre, com temas relacionados ao universo dos pequenos produtores da craft beer. E um dos temas mais debatidos foi sobre a possível criação de um Brewery Pub, o que eu achei sensacional! E tomara que a ideia vingue mesmo... outra questão muito debatida foi sobre a legislação vigente e o quanto que ela impacta na produção.



Malte & Cia também esteve presente no evento levando informações e dicas importantes para futuros e novos cervejeiros, além de vender os itens necessários e essenciais para começar a brincadeira de fazer cerveja em casa! Deu até vontade de comprar a panela e brincar de alquimista rsrs... mas em casa não tem muito espaço mesmo e isso demandaria não apenas tempo, mas também mais dedicação e conhecimento.  

Olhem quem eu encontrei lá?? Minha amiga Di, do Blog Histórias da Di

Como mencionei, nós pudemos conversar com alguns dos cervejeiros presentes e também, obviamente, experimentamos algumas das cervejas.

Começamos com a Hocus Pocus, cujos rótulos são os mais legais e criativos! Desenhos incríveis que o artista fez para a marca.


Uma coisa que observamos dentre os cervejeiros, porque a gente sempre fazia mais ou menos as mesmas perguntas, e percebemos que a grande maioria ali presente está no mercado há menos de 5 anos, todos começaram a produzir as cervejas em suas panelas, em casa e, embora alguns possuam laboratórios para testes e criações no Rio de Janeiro, a fábrica mesmo não fica no Rio para nenhum deles. 

Para a maioria, a fábrica fica em Juiz de Fora e muitos compartilham a mesma fábrica. Além disso, muitos não possuem mais do que 4 rótulos de cervejas.

Nós depois fomos degustar o chope cOPAcabana da marca 3 Cariocas, que estava uma delícia! Diga-se de passagem, nossos prediletos foram justamente o da Hocus Pocus e o da 3 Cariocas que experimentamos.



A Three Monkeys, que estava ao lado da 3 Cariocas, inclusive, esse chope cOPAcabapana que tomamos da da 3 Cariocas é em parceria com a Three Monkeys, ela levou para o evento os deliciosos brownies do Luiz e lançou uma cerveja de brownie que não degustamos para saber se era boa!


Na sequência, conversamos bastante com a dona da marca W*Kattz, que foi muito simpática, contou um pouco para gente sobre a história da marca, sobre as premiações que as cervejas cariocas já estão conquistando no Brasil em concursos que são feitos e nos apresentou a sua cerveja que ganhou medalha de prata no último concurso do qual participou (mas não me lembro qual foi a categoria). Para o Craf Beer, ela levou a cerveja premiada, só que fez uma brincadeira em acrescentar pimenta. Nós não gostamos muito e acreditamos que tenha sido por conta mesmo da pimenta. Mas curtimos bastante o bate papo que tivemos e as explicações que nos passou.



Interessante observar também que essas cervejarias, quase todas, adotam o conceito de fabricação cigana e isso significa que, a cada "temporada", eles mudam de fábrica. Fato é que nenhuma delas ainda tem fábrica própria, mas eu vi tanto entusiasmo neles, tanta paixão pelo que fazem, tanto prazer e alegria com os resultados que eu acredito que esse seja o caminho e espero sinceramente que eles não sucumbam, por enquanto, às investidas de grandes fábricas que ficam de olho nesses pequenos cervejeiros e depois começam a oferecer dinheiro para comprar suas marcas, fórmulas etc... pois o mercado precisa da criatividade desses pequenos cervejeiros que estão aí para desafiar os grandes, estão crescendo, conquistando novos paladares que começam a se acostumar com produtos de melhor qualidade, com o puro malte, com cereais selecionados... portanto, nós esperamos que vocês continuem fazendo esse trabalho tão bacana que já fazem.

Por fim, também degustamos duas das cervejas do Hija de Punta que estavam bem gostosas. E que nome, hein? Super engraçada essa brincadeira e o legal da marca é que remete muito, em seus rótulos, ao clima praiano, ao sol... super criativo também!


Logo que chegamos, estava rolando um DJ com música muito boa. Depois começou o bate papo que durou mais de 1 hora e, quando fomos embora, a música estava retornando, mas não consegui assistir a nenhum show, que só começou mais tarde, mas já fiquei sabendo que o show foi excelente também!



Que venha logo, portanto, o 3º Rio Craft Beer Festival!! E nós esperamos que seja ainda esse ano!!! 


** SERVIÇO **

- Local: Planetário da Gávea - Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 - Gávea
- Ingresso: R$30,00 por pessoa (com direito a um copo de vidro)
- Chopes de 300ml a R$10,00 / valor da meia entrada para quem levar um quilo de alimento não perecível
- Horário: das 14 às 22h
- Veja mais informações em: Facebook

** Cervejarias e rótulos participantes **




-->> 2Cabeças
Chopes: Maracujipa; Funk IPA; Saison à Trois – 300ml – R$10,00
Garrafa: Caramba; Rio de Colônia; Hi5 - 500ml – R$24,00

-->> 3Cariocas
Chopes: Session IPA NEMA; Saison du Leblon; Copacabana  – 300ml - R$10,00
Garrafas: Session IPA NEMA - 500ml - R$20,00; Saison du Leblon - 600ml - R$20,00; cOPAcabana - 355ml - R$15,00; #SQN - 600ml - R$20,00

-->> Three Monkeys Beer
Chopes: Golden Ale, India White Ale, Brownie Ale e cOPAcabana  – 300ml – R$10,00

-->> Cervejaria Trópica
Chopes: Trópica Bora Bora; Trópica Arequipa, Trancoso – 300ml – R$10,00
Garrafas para levar para casa: Trópica Bora Bora; Trópica Arequipa  - 600ml - R$18,00;

-->> Hija de Punta
Chopes: Hija de Punta; Piva - Czech amber lager – 300ml – R$10,00
Garrafas: Hija de Punta; Piva - Czech amber lager – 600ml – R$20,00

-->> Hocus Pocus
Chopes: Magic Trap; Hush; APA Cadabra; Interstellar; Coffee Hush – 300ml – R$10,00

-->> Cervejaria Oceânica
Chopes: Slow Down; Easy Dive – 300ml – R$10,00
Garrafas para levar: Slow Down; Easy Dive – 600ml – R$20,00
Lançamento do terceiro rótulo, com exclusividade – surpresa

-->> Fraga
Chopes: Fraga IPA; Fraga Santão, Weiss – 300ml – R$10,00
Garrafa: Blonde; Fraga IPA; Weiss – kit com dois rótulos de 600ml - R$40,00

-->> W*Kattz
Chopes: Kölsch; English Pale Ale; Saison Ale – 300ml – R$10,00
Garrafas: Kölsch; English Pale Ale; Saison Ale – R$20,00

-->> Penedon
Chopes: Chilly Red Ale com pimenta Habanero; Casa de Pedra; Serra da Índia; Bauréti Smoked Lager – 300ml – R$10,00
Lançamentos da Penedon Kippis e Penedator – 300ml – R$10,00



** Música **

-->> DJ Felipe Minaz
Com formação musical em cursos na DJ Warehouseem Brisbane, na Austrália e na Dubspot, escola de música eletrônica de Nova Iorque, o DJ Felipe Minaz é apaixonado por música eletrônica desde cedo e para o festival preparou uma apresentação mais lounge e com um toque de pop no final.

-->> Planar - sábado
Após voltar de sua primeira turnê internacional no Texas, com passagem pelo festival South By Southwest, um dos mais importantes e reconhecidos dos EUA, a banda chega ao Rio Craft Beer com Leonardo Braga (vocal e guitarra), Leonardo Villela (baixo), Ivan Roichman (bateria) e Alan Lopes (guitarra). A Planar é influenciada pelo rock brasileiros das décadas de 80 e 90, como também bandas indie da primeira década dos anos 2000.


** Gastronomia **

-->> Delfina
Cardápio: Sanduíche de pato no brioche - R$22,00; Arroz clássico de pato - R$22,00; Coxinha de pato com chutney de laranja, especiarias e alecrim - R$13,00; Batata frita rústica com molho de dijon trufado - R$14,00; Hot dog dinamarquês - R$18,00; Hot Dog American Pale - R$14,00

-->> Tapí
Cardápio: Tapí Parrí (queijo brie, mel trufado e amêndoas torradas – R$18,00); Tapí­ Baião (carne seca desfiada, creme de baroa, pimenta biquinho – R$16,00); Tapí­ Al Mare (salmão defumado, cream cheese e cebola roxa marinada na goma rosa – R$22,00); Tapí­ Pizza (queijo Mussarela, tomate e manjericão – R$16,00); Tapí­ de Leche: doce de leite, flor de sal e limão – R$14,00); Tapí­ Amor (nutella e morango – R$ 16,00)

-->> Frites
Cardápio: Batata Frita + um molho a escolha – R$18,00 (alho e alecrim; mostarda e mel; sriracha catchup; trufas; wasabi; sweet chili; Ranch; Bombaim Catchup; Bacon; Barbecue de maçã; catchup grego); Molho extra – R$3,00

-->> Bubba´s
Bubba’s Clássico (carne temperada, queijo derretido, tomate assado com tomilho, picles e maionese caseira servido no pão de bata com bagaço de malte-R$25,00); Trem Azul (carne temperada, creme de gorgonzola, praline de castanhas, rúcula e maionese caseira -R$25,00); Pork Ribs (burguer de costela suína, mostarda de jabuticaba, queijo meia cura, pasta de pimentão grelhado e defumado, picles de jiló e baby leafs  - R$28,00); Salmão  (burguer de salmão temperado com endro e cebolinha, broto de feijão, molho agridoce e maionese de wasabi - R$28,00)

-->> Foodtopia
Cardápio: Buraco Quente (carne bovina moída e temperada, preparada a partir de uma seleção de vegetais caramelizados e pimenta defumada (chipotle), servida dentro de um pão francês artesanal sem miolo - R$20,00); Sanduíche de Feijoada (carnes suínas da feijoada, cozidas dentro do feijão, maionese artesanal de coentro e molho vinagrete de laranja, servido no pão artesanal de feijão preto - R$20,00)

-->> Carnívoros
Cardápio: Picanha Aperitivo (Porção de picanha uruguaia fatiada e cubos de queijo coalho - R$35,00); Chorizo Aperitivo (Bife de chorizo ao ponto fatiado e acompanhado de pão de alho, salsa e parmesão - R$35,00); Carnívoro Clássico (Bife de coração da alcatra, pedaços de bacon, cebola caramelizada e queijo maçaricado na baguete artesanal - R$28,00); L`entrecôte (Bife de entrecôte com molho especial do chef a base de gorgonzola na baguete artesanal - R$25,00); Levíssimo (Filé de frango grelhado, cream cheese, cebola roxa marinada no limão siciliano na baguete artesanal – R$22,00); Berlim (Dupla de linguiça defumada, molho artesanal de mostarda e cerveja escura, queijo provolone maçaricado na baguete artesanal - R$20,00)

-->> Hareburger
Cardápio:  Shiva Shiitake (Pão de hambúrguer integral, hareburger, shiitakes refogados no shoyu, tomates secos e honey mustard – R$18,00); Quinoa Solar Vegano (Pão de hambúrguer integral, hareburger (blend exclusivo de quinoa, grãos e batata doce), cebola roxa, molho de semente de papaya, cenourinhas crocantes, tomate, queijo vegano e mix de folhas – R$18,00); Hare Rock (Pão de hambúrguer integral, hareburger, queijo gouda chutney de manga, castanhas de caju e rúcula – R$18,00); Tradicional (Pão de hambúrguer integral, hareburger, cheddar, tomates e alface americana crocante e mostarda com ervas finas – R$18,00); Notório BIG Hare (Pão de hamburger integral, 2 hareburgers, cheddar duplo, alface, tomate e molho espacial (feito à base de parmesão) – R$18,00); Brownie (R$6,00); Cookie Vegano (R$6,00); Chips de banana (R$6,00); Chips artesanal de batata-doce (R$8,00); Suco de uva e laranja (R$ 7,00 cada) e Refrigerante (R$ 5,00)

** Bate-papo mediado por Gil Lebre** 

Gil Lebre é o autor do blog A Perua da Cerveja. Foi o campeão do 2° Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja e disputou o Beer Sommelier World Championship 2015. Ele participa constantemente como degustador e jurado em competições de cerveja. 

Temas:

- A ocupação das microcervejarias no mercado nacional
- O Mercado de Cerveja artesanal no Rio de Janeiro
- Processo de Fabricação das cervejas artesanais
- A produção de cerveja artesanal como um empreendimento de sucesso
- Perfil do consumidor e incentivo ao consumo consciente
- A escolha da Marca e dos insumos para gerar fidelidade no consumidor
- As dificuldades e as superações em atuar em mercado em expansão





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