04 agosto 2015

Keukenhof: o maior jardim de tulipas do mundo!

Ahhhhh... que gostoso poder compartilhar com vocês aqui sobre esse passeio tão especial que eu fiz na Holanda!

O maior jardim de tulipas do mundo: Keukenhof!


Eu amo tulipas... aliás, amo as flores! E planejei a minha viagem para estar na Europa na primavera. Eu só não sabia que se fosse no início da primavera eu poderia ver uma paisagem mais de inverno do que eu imaginava rsrs..

Fui em abril de 2013 e, naquele ano, o inverno foi muito rigoroso e acabou avançando na primavera. Ou seja, estava bem frio!




Ainda assim, como eu havia planejado ir a Keukenhof, resolvi arriscar e fui mesmo assim!

Eu estava hospedada no Hotel Aalders, perto da praça dos museus - a Museumplein - ou seja, perto do Rijksmuseum e Van Vogh. Então fiz da seguinte forma:

** Peguei o ônibus Connexxion 197, cujo ponto fica mais ou menos em frente à Ópera de Amsterdam, na praça dos Museus - Museumplein, exatamente no lado oposto ao Rijksmuseum. Se tiver dúvida em achar o ponto dele, pergunte porque ele é um ônibus que vai direto para o aeroporto e, por isso mesmo, é muito visado por várias pessoas com malas que optam pelo bus para irem para o aeroporto (você vai reparar que muita gente com malinha estará aguardando por ele).

Com relação à compra de bilhetes de ônibus ou de bonde/tram, lembre-se sempre de validar o bilhete nas máquinas de validação!! Não basta comprar o bilhete... tem que validar para não levar multa.


Em cerca de 30 minutos, chegamos no Aeroporto Schiphol. Perguntei no centro de informações sobre o quiosque de venda dos bilhetes para o parque e segui as direções para comprar os bilhetes do ônibus 858 para Keukenhof. Inclusive, no quiosque, você pode comprar os bilhetes de ida e volta do ônibus e o de entrada no parque.

Rapidinho chegamos lá na entrada do parque! Ai que emoção!

O maior jardim de tulipas do mundo ocupa uma enorme área de 32 hectares e fica na cidade de Lisse. Aliás, muita gente prefere se hospedar em Lisse por pelo menos uma ou duas noites para poder curtir mais os arredores, os campos de tulipas, andar de bicicleta, por exemplo, o que não deve ser má ideia, né? Eu certamente fiquei com gostinho de quero mais e voltarei um dia para fazer um esquema assim.





O problema é que eu não vi Keukenhof no seu esplendor e isso faz sentir uma frustração danada! =((

Por mais que o parque estivesse aberto desde final de março, a floração não havia atingido sequer 30% do parque, na minha estimativa. Fazer o que, né? Ao menos eu tentei!


Da próxima vez, eu retornarei para ir início de maio! DICA: programe-se para ir a Keukenhof final de abril ou início de maio para poder ver o jardim todo florido e aproveitar os festivais da Primavera que acontecem por lá, com direito a desfiles e carros alegóricos enfeitados com muitas tulipas.

Bem, eu fui exatamente no dia 01º de abril de 2013, que era um domingo de Páscoa! O parque estava bastante movimentado, havia muitas crianças e até mesmo um Coelhinho da Páscoa distribuindo ovinhos e chocolates. Fofo, né?


Em 2013, eu paguei 15 euros pela entrada do parque, mas há combos quando se compra o ônibus junto (não me recordo agora o valor final, mas eu sei que tem um descontinho se você comprar as passagens de ônibus ida e volta e o ticket junto lá no aeroporto).

OBSERVAÇÃO: O Parque Keukenhof não fica aberto o ano inteiro!!!

Seu funcionamento é bastante restrito à Primavera e costuma ser entre março e Maio.

Para 2016, a previsão é de que o Parque funcionará do dia 24 de março ao dia 16 de maio, das 8h às 19:30, sendo que a bilheteria fecha antes, às 18h, que é a última admissão ao parque.

Então, entramos em Keukenhof e, apesar de uma pequena decepção por não ver o parque todo florido e colorido, eu amei o interior das estufas / pavilhões de flores.





Até porque estava muito frio e poder passear dentro dos pavilhões foi um alívio! rsrs...

Flores! Muitas flores de muitas cores e tamanhos!

É claro que a estrela de Keukenhof são as tulipas, as flores mais características, símbolo da Holanda!



As tulipas são verdadeiramente lindas e de tamanhos que eu jamais poderia imaginar! Algumas são enormes!



Rosas, vermelhas, laranjas, amarelas, mescladas... é uma exuberância de cores! Um maravilhoso arco-íris!

O bacana dos pavilhões - e nós visitamos pelo menos 4 deles (Oranje Nassau, Willem Alexander, Beatrix e o das orquídeas) - é que a maioria tem infraestrutura com lanchonetes e banheiros, além de wi-fi disponível por todo o parque.


É interessante também dar uma olhada na programação para o dia da sua visita em Keukenhof. O site do Jardim disponibiliza a programação no seu site e, assim, você poderá planejar sua visita já tendo noção do que acontecerá por lá.

O wi-fi funcionava melhor dentro dos balcões, quando eu fui.

Passeamos também próximos ao lago e fomos ao Moinho para ter aquela visão panorâmica da imensidão do parque!


Os jardins a céu aberto são magníficos e tudo é absolutamente bem cuidado.





Aliás, é um programa excelente para famílias com crianças porque há também parquinho com balanço, escorrega, gangorra e outros brinquedos para os pimpolhos se distraírem enquanto os pais admiram as flores ao redor.




E não deixem de visitar o orquidário que é também um espetáculo!





No final, ainda entramos em uma lojinha muito fofa, que tinha até uma vaquinha do lado de fora, para degustar mais queijos e comprar uns itens para casa, como uma petisqueira para o quê? Para queijo, é claro! rsrs... (se você leu o post anterior sobre Zaanse Schans, saberá que eu sou alucinada por queijo! rsrs).




Ahhhh... e não é que havia um casal de noivos por lá fotografando? Ooowwwnnnn... tão lindos!




E assim foi o meu dia em Keukenhof! Ficamos praticamente o dia todo por lá e saímos já com o fechamento do parque. Como alguns galpões são bem distantes uns dos outros, como há muito o que ver e percorrer a céu aberto também, eu sugiro um passeio de dia inteiro para lá, com calma, contemplativo e você pode aproveitar as lanchonetes para fazer pequenas refeições ou lanches, dar uma pausa na caminhada também.

Vale a pena! E eu pretendo voltar!!!

*** COMO CHEGAR EM KEUKENHOF***

**ônibus 858 sai do Aeroporto Schiphol (Plaza), fica à esquerda do Hall de desembarque 4. A viagem de ônibus leva 35 minutos. O último ônibus de Keukenhof para o aeroporto sai às 19:47h. 

** Saindo da Leidseplein/Museumplein, pode pegar o ônibus Connexxion 197 direto para o Aeroporto Schiphol. Tem que trocar no aeroporto e pegar o ônibus 858 para Keukenhof.

** Saindo da Leidseplein/Museumplein, pode também pegar o ônibus interliner 370 ou o Red Sternet 197 até o aeroporto.


** De carro, Keukenhof é acessível pela estrada A4 (pegar a saída Nieuw-Vennep) e a A44 (saída 3, Lisse). Após as saídas, vocês verão as placas para Keukenhof. 

** Trem de Centraal Station para o aeroporto Schiphol e de lá o ônibus 858.

OBS.: Site para verificar horários de trens de Centraal Station


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR