29 janeiro 2015

Aruba: querida pelos Brasileiros, tem Carnaval que dura quase 2 Meses!!! Folia Caribenha!!

O Blog Apaixonados por Viagens segue em ritmo de Folia!!! E quem disse que só no Brasil os Festejos do Momo fazem sucesso??

ARUBA, a paradisíaca ilha caribenha, que recebeu 1.072.082 turistas de todo o mundo em 2014 (sendo quase 25 mil de brasileiros!!! Dados da ATA - Autoridade de Turismo de Aruba), conta com um carnaval bem intenso!!! A FESTA DURA QUASE DOIS MESES!!! (veja aqui o post com mais dicas de Aruba)

Créditos: ATA

Aliás, por falar em brasileiros pelo mundo afora (afinal, para onde quer que se vá, tem um brasileiro, não???), é bem legal observar que o mercado brasileiro já é o quinto principal emissor de turistas para Aruba, atrás apenas dos Estados Unidos, Venezuela, Canadá e Holanda.
Além do mar azul-turquesa, gastronomia premiada e diversas atrações para os viajantes, nesta época do ano a Ilha Feliz, como também é conhecida, tem quase 30 eventos que animam os finais de semana de janeiro e fevereiro. Desfiles, concursos de talentos e festas se espalham por toda a ilha e fazem a alegria dos foliões.

O ponto alto do Carnaval 2015 de Aruba serão os dois grandes desfiles que irão ocorrer nos dias 14 e 15 de fevereiro em San Nicolas e Oranjestad, duas localidades do país que ficam a 30 minutos de distância uma da outra. Outra atração imperdível será o Aruba’s Grand Lighting Parade, que acontece no dia 7 de fevereiro também em Oranjestad. 

Créditos: ATA

Trata-se de um grande desfile noturno no qual os foliões se vestem com roupas iluminadas. Já as famílias não podem perder o Desfile das Crianças que acontece em vários bairros da ilha. O mais tradicional é o de San Nicolas, que será no dia 8 de fevereiro. 
Mas o Carnaval de Aruba não é nada sem a eleição da Rainha e do Mr. Carnaval (equivalente ao nosso Rei Momo!!). O concurso que irá escolher os representantes da folia arubana acontece no dia 6 de fevereiro.
Para o encerramento dos festejos carnavalescos, Aruba prepara a Queima do Momo, na qual um boneco de pano que simboliza o rei da loucura é queimado, deixando para trás os prazeres do corpo e dando o início ao período de Quaresma. Essa festa será em 16 de fevereiro.
Créditos: ATA

Menu da folia 
Além da decoração que enfeita lojas e ruas, o Carnaval também invade os cardápios dos restaurantes da Ilha Feliz, que servem o “menu bacchanal”, um termo que é derivado da palavra “bacchus”, o deus do vinho, que simboliza a folia. Não deixe de provar o Carnival Calamari, lulas fritas servidas em um molho de tomate delicioso.
Assim como no Brasil, duas características imperam: as fantasias, que são verdadeiras obras de arte, e as ruas animadas por bandas de percussão e blocos de Carnaval. Se você quer participar da folia em Aruba pode se unir a um desses grupos pagando uma tarifa que dá direito a fantasia e open bar. Entre os blocos mais populares estão o Los Baga Bai (mais antigo), o Majestic (que acumula vários prêmios) e o Touch of Brazil (TOB), que em português significa “Toque de Brasil”.
Samba caribenhoO gênero musical que dá som ao Carnaval de Aruba é a tumba, típica do Caribe. Mas também se escutam outros sons como o calipso e o road march. O calipso é caracterizado pelas letras com críticas bem humoradas à sociedade e que são cantadas em papiamento, um dos idiomas oficiais da ilha, juntamente com o holandês. Já o road march tem como foco a dança.
Em 2015 é celebrado o 61° Carnaval de Aruba, que segue sendo uma das fortes tradições culturais da ilha. Foi logo após a formação de uma Comissão de Carnaval em 1954, sob a influência de imigrantes de Trindade, que começaram alguns dos costumes que persistem até hoje, como a eleição anual da Rainha do Carnaval, o palhaço como símbolo do acontecimento e as marchas de rua com músicas de percussão.
Confira aqui os destaques do Carnaval 2015 de Aruba: 

31 de janeiro - Desfile das crianças em Noord
1º de fevereiro - Desfile das crianças em Oranjestad
6 de fevereiro - Eleição da Rainha e do Mr. Carnaval
7 de fevereiro - Aruba’s Grand Lighting Parade em Oranjestad
8 de fevereiro - Desfile das crianças em San Nicolas
12 de fevereiro - Aruba’s Grand Lighting Parade em San Nicolas
14 de fevereiro - Grand Carnival Parade de San Nicolas
15 de fevereiro - Grand Carnival Parade de Aruba em Oranjestad
16 de fevereiro -  Queima do Momo
E para facilitar a nossa vida, Aruba conta agora com o Voo direto da Insel Air!!
Desde o dia 14 de janeiro de 2015, a companhia aérea InselAir começou a operar dois voos semanais de Manaus para Aruba. Os voos de 3 horas são operados por um jato Regional 70 com capacidade para 80 passageiros e serão efetuados com saídas aos domingos e quartas-feiras, às 15 horas, do horário manauara. Já a volta de Aruba é feita nos mesmos dias às 10 horas, segundo o horário arubano.
É possível comprar passagens em qualquer guichê da InselAir e através de agências de viagens físicas e online.
Créditos: ATA

“Todos os brasileiros poderão usufruir destes novos voos - tanto os manauaras que farão a viagem diretamente, quanto os viajantes que poderão fazer conexão aqui mesmo no país”, diz Carlos Barbosa, diretor da ATA (Autoridade de Turismo de Aruba) no Brasil, que afirma se sentir otimista com relação a esta nova opção para os brasileiros procurando as praias perfeitas da ilha.
“O crescimento do número de brasileiros que visitam a ilha de Aruba foi sem dúvida um impulsionador desta iniciativa. Finalmente juntamos as condições necessárias para trazer Aruba mais próxima do povo brasileiro”, explica Jurgen Lippinkhof, Chefe Comercial da InselAir. 
O diretor da ATA no Brasil, Carlos Barbosa, afirma que os números positivos são reflexo da estratégia de promoção e que em 2015 o crescimento de turistas brasileiros em Aruba deve superar os 10% do último ano. “Em 2014, nos concentramos nas capacitações e treinamentos dos profissionais de turismo, além das campanhas de marketing, e o resultado é visível. Já este ano, iremos focar numa estratégia mais arrojada, posicionando Aruba no ‘top of mind’ dos destinos caribenhos”, revela. 
Sobre InselAir
A companhia aérea privada InselAir foi criada em 2006 em Curaçao. Além das inúmeras parcerias em interline e codeshare para todo o mundo, oferece aos seus passageiros uma tabela de voos para 20 destinos internacionais em 12 países da região pan-americana, sendo Aruba um dos seus hubs. 
O número de destinos da empresa vai aumentar de 19 para 25 destinos internacionais na região pan-americana em 2015. 
Os passageiros podem optar pelo serviço da Classe Econômica ou Comfort, fazer check-in online e acumular milhas através do programa de fidelidade Insel Starmiles. Nos voos InselAir, é possível usufruir de comida e bebida a bordo de forma gratuita e de assentos com espaço para as pernas de 81 centímetros. A InselAir opera aproximadamente 52 voos por dia com sua frota de 14 aeronaves a jato e turbopropulsor. 
Destino completo 

Créditos: ATA

Em um território compacto (são 180 km² de área), Aruba reúne atrações para todos os tipos de viajantes. Sol e praia, aventura e esportes, gastronomia, história e cultura, luxo e spas, golfe e vida noturna agitada proporcionam experiências inesquecíveis ao viajante. Isso sem mencionar as paisagens paradisíacas banhadas pelo mar do Caribe, com brisa suave e sol o ano inteiro.
Os brasileiros que planejam viajar para Aruba contam com amplas ofertas de voos. Há ligação direta desde Manaus com a InselAir e voos com conexão através da Avianca, LAN e TAM (via Bogotá), Copa Airlines (via Panamá) e com a Gol (via Caracas). Há saídas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Recife (PE).
Sobre a ilha de Aruba
Créditos: ATA

Com 110 mil habitantes e localizada ao norte da Venezuela, a ilha de Aruba, no Caribe, é conhecida por suas águas claras e areia branca. Oferece infraestrutura completa de lazer, com 28 hotéis e resorts ao longo da costa oeste, spas, cassinos e campos de golfe - sendo um profissional com 18 buracos. Além disso, a Ilha Feliz apresenta gastronomia internacional variada e diferentes opções de compras. Atividades para toda a família estão disponíveis em terra firme, com passeios e visitas pela ilha, e também na água, com mergulho em seu mar cristalino e esportes aquáticos. Sua localização privilegiada mantém o clima a agradáveis 28 ºC quase todo o ano e fora da rota de furacões. Turistas brasileiros não precisam de visto para entrada no país. 
Detentora de uma das melhores vistas da janela de avião à chegada por entidades conceituadas como o site PrivateFly e o jornal britânico The Telegraph, Aruba é a fuga caribenha perfeita para viajantes que desejam relaxar em um dos muitos hotéis que a ilha tem a oferecer e usufruir da premiada gastronomia local.
Texto e Fotos enviados para divulgação pela AFT Comunicação Integrada
Edição do texto e complementação de dados: Lily Pestana

Créditos das Fotos: ATA - Site Oficial da Autoridade de Turismo de Aruba visite http://br.aruba.com/




Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR