27 abril 2014

Los Roques: Eclipse Total da Lua

O eclipse total da lua aconteceu na madrugada do dia 15 de Abril de 2014.



Trata-se de um fenômeno astronômico que só ocorre quando a Lua entra na parte mais escura da sombra da Terra, denominada umbra. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpo. Ou seja, é a Terra que encobre a Lua. Geralmente, pode ser visto com facilidade a olho nu.

Ao mesmo tempo, graças aos raios solares que são desviados pelo planeta Terra, a Lua costuma ganhar uma coloração avermelhada, com grande diminuição do seu brilho normal.

Eu estava em Los Roques, Caribe Venezuelano, com céu aberto, poucas nuvens, muitas estrelas e uma Lua Cheia de fazer inveja.

Soubemos do eclipse na véspera e havia alguns funcionários da pousada combinando de subirem o Morro do Farol para melhor visualização da lua. Mas nós não tivemos essa disposição.

Acordamos às 02:30 da madrugada (difícil para quem está de férias, mas conseguimos!). Fomos para o terraço da Posada La Cigala, que é lindo, diga-se de passagem, e lá ficamos por quase 1h contemplando a Lua de Sangue: Cheia e Vermelha.

Foi bem fácil de ver a Lua sendo tomada pela cor vermelha a olho nu.

Com um tripé (ainda não sei usar o manual rsrs), e uma lente simples de 18-55mm, fui testando vários modos, desde o automático até os específicos para baixa luz.

Para ser sincera, diante da minha dificuldade, do sono, da falta de conhecimento e da hipnose provocada pela lua rsrs... eu lamento dizer que não sei qual modo foi usado nessa foto. Só sei que foi a única que prestou kkk... pelo menos uma, não é?

Já sabe quando será o próximo eclipse total da lua? Segundo o site Wikipedia, ocorrerá no dia 08 de Outubro de 2014 e poderá ser visto em muitos lugares do mundo, inclusive no continente americano.

Vamos torcer para o tempo ajudar e as nuvens permitirem que vejamos de novo!!

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR