06 abril 2014

Indo para Los Roques

Madrisquí
Comprei minhas passagens para Los Roques com a empresa Aerotuy. A Pousada La Cigala providenciou nossas passagens ida e volta por 160usd (por pessoa).




O problema dos voos nacionais para chegar em Los Roques é que está tudo muito confuso.

Primeiro, há somente 2 cias aéreas autorizadas a voar pelo Governo: Chapi Air ou Aerotuy (LTA).

As demais aeronaves fazem serviços particulares (charter) no esquema táxi-aéreo.

Outra forma de se chegar em Los Roques é de barco. Porém, a saída dos barcos fica em um porto meio longe de Maiquetia (não sei direito o lugar) e gastam-se 8h em média até Los Roques.

As coisas começaram a complicar em fevereiro, quando a Aerotuy cancelou seu voos e colocou as aeronaves para consertar. Isso levou muito mais tempo que o esperado, cerca de 2 meses, e a Chapi Air, que possui avião pequeno, para 9 lugares, teve que fazer milagres para dar conta da demanda.

A Chapi Air, por sua vez, estava na berlinda desde dezembro do ano passado, com ameaça de perder a licença para voar se não renovasse o avião. No final, ela não perdeu a licença, não renovou a frota, mas vem sendo, aos poucos, retirada do aeroporto nacional de Maiquetia, porque não querem mais deixar as aeronaves pequenas voarem por ele.

Com isso, a Chapi direcionou a maioria dos seus voos para outro aeroporto, o de Higuerote, que fica a 2h de Maiquetia sem transito.

Soube, inclusive, que, a partir de maio, todos os voos da Chapi sairão de Higuerote.  Se isso vai mesmo acontecer, eu não sei. Mas é bom ficar atento.

No aeroporto Nacional, perto do guichê da Aerotuy, não há muito o que fazer nem lojas ou lanchonete do lado.  Tem que caminhar um pouco para chegar nas lanchonetes. Dois sanduíches de queijo, presunto e tomate, mais dois capuccinos da Nescafé custaram 150 pesos (3usd).

No aeroporto Nacional, antes de entrar para a área de embarque, não identifiquei o wifi. Não sei se tem. Depois do embarque, o sinal do WIFI volta e a senha é a mesma: WIFIAEROPUERTO.

Ao lado do guichê da Aerotuy tem o serviço de PlasticBag por 45 bolivares (menos de 1usd). Ou você pode ter o seu SealBag e proteger a sua bagagem contra violação (como eu fiz).

Pegamos o traslado do Hotel Catimar às 05h da manhã, que é uma van que sai de hora em hora do hotel para o aeroporto. Em 10 minutos, chegamos lá.

O guichê da Aerotuy, contudo , só abriu às 06h.

Havia pessoas perguntando sobre a compra de passagens e o funcionário disse que não tinha.

Ou seja, a não ser que você tenha disponibilidade de ficar um ou dois dias em Maiquetia, um lugar onde não tem o que fazer, sugiro já viajar com pelo menos a passagem de ida a Los Roques comprada.

Aliás, como tudo anda confuso por aqui, eu realmente não recomendo que se viaje a Los Roques sem algum apoio local, seja com o Miguel, com a pousada em Los Roques, com a agência VeneBrasil que é especializada nos destinos venezuelanos.

Nosso voo originalmente era às 07:30h da manhã. Chegamos no aeroporto e verificamos que foi mudado para às 13:40. Mas ficamos perto do guichê, esperando o voo fechar e ver se sobrariam dois lugares para a gente. Dito e feito! Tivemos sorte!

Fomos então para a região de emarque que me surpreendeu! Muito boa! Repleta de lanchonetes, restaurantes, lojas e farmácias. .. tudo limpo e ótimos preços.

Eu fiz uma mala bem pequena (uma mala de 15kg para mim e meu namorado e duas mochilas, cada uma com uns 6kg no máximo), porque disseram que o limite era de 10kg por pessoa e que pesavam tudo... enfim... no final das contas, só pesaram mesmo a malinha e nem pagamos excedente. No guichê da Aerotuy, disseram que o limite é de 15kg por pessoa, e não 10kg. Porém, essas informações são confusas e eu acho melhor confirmar antes.

Então, na área do embarque nacional, fui direto numa farmácia comprar hidratante pós sol (não tinha levado hidratante para economizar quilos na mala rsrs) e mais protetor solar.

Preços da Farmácia no aeroporto na área de embarque (abril de 2014):

- Hidratante Pós Sol Nivea: 110 bolivares

- Protetor Solar Nivea Kids fator 50: 300 bolivares

- Protetor Solar Eucerin Sun Spray fator 50: 400 bolivares

Dica sobre o Aeroporto Nacional: Faz Muito Frio!

E assim nós embarcamos para Los Roques, com atraso, mas eu estava feliz da vida de conseguir ir no meu voo  original,  às 07:30, que acabou saindo às 08:30. Mas pelo menos não fiquei mofando no aeroporto até às 13:40. Yupiiiiiiii!!

Quanto ao voo, foi tranquilo, durou 30 minutos e acabamos indo num avião menor e vazio. Na verdade, saíram 2 aviões da Aerotuy ao mesmo tempo.


A chegada em Los Roques é deslumbrante e compensa todos os estresses que tive ao longo dos últimos meses. Chegamos às 9h da manhã e ganhamos um dia inteiro e lindo pela frente.


Pagamos a taxa de 254 bolivares para desembarcar no Parque Nacional. Essa taxa deve ser paga na moeda local e por isso é importante trocar um pouco de dinheiro e ter bolivares com você.

Mas a dica é trocar pouco e depois ir trocando à medida em que precise de mais.

Fui direto à Pousada La Cigala, onde estou hospedada e conheci o Alejandro que nos recepcionou.

A gente se acomodou e foi direto para um passeio na ilha mais próxima, a Madriski.

Levamos uns 5 minutos de barco. A Pousada tem seu barco próprio e estão inclusos na diária (150usd por pessoa, no esquema all inclusive: café da manhã + almoço em cooler nos passeios + jantar) passeios para as ilhas cercanas e passeios para duas ilhas distantes: Crasqui e Noronqui.

Então, no nosso primeiro dia no Paraíso, conhecemos Madrisqui e Cayo Pirata e já amamos!

Muito sol! Muito vento! Muitas gaivotas e pelicanos!

E é só o primeiro dia! Tem mais 8 pela frente! Venham viajar com a gente em Los Roques e aguardem os próximos posts!!


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR