quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Explorando as Highlands, por Monica Barros

A querida amiga e instagramer Monica Barros (Instagram @barrosmonica) concedeu-me a honra de publicar seu texto sobre a Escócia, especificamente sobre a viagem que fez às Highlands. 

Depois de ver suas fotos maravilhosas pelo Instagram, eu, que nunca fui à Escócia, fiquei louca com tantas paisagens magníficas!! Afinal de contas, para qualquer um que viu na sua infância o filme Highlander, já fica a deixa de como o lugar deve ser lindo! Sim, sempre que penso na Escócia eu me lembro do Highlander, seus clãs, os nomes, as paisagens...  e o Cristopher Lambert, é claro! rsrs... 

Ah, mas não é só de filme que eu me lembro, não! Mas também do monstrinho do Lago Ness! Quem nunca ouviu falar de um suposto dinossauro morador deste tão famoso lago que fica nas Highlands, na Escócia? Não dá vontade de ir lá verificar se realmente o bichinho existe ou não? rsrs...

É uma viagem que desejo muito fazer um dia, percorrendo os vários cantos da Grã Bretanha, já que conheço apenas Londres. 

Enquanto não vou pessoalmente, vou viajando aqui com os relatos da Monica e suas fotos lindíssimas, que ela gentilmente cedeu para serem publicadas aqui no Apaixonados por Viagens!! Apaixonem-se pela Escócia!! Partiu??




EXPLORANDO AS HIGHLANDS, NA ESCÓCIA, 
por Monica Barros


Lochs da Escócia

A Escócia sempre esteve no meu imaginário como um país de grandes paisagens, vastidão, castelos, muito verde, destilarias incríveis e ovelhas. A Dolly veio de lá!  Esse país estava na minha lista há tempos, já tinha comprado guia, pesquisado as atrações, listado os passeios que ia fazer, mas sempre pintava outra viagem na frente e acabava adiando. Até que, em março de 2012, a vez dela chegou!! Compramos a passagem e, mesmo tendo marcado para ir em pleno inverno, estávamos super empolgados.



Fomos pela Air France, fazendo escala em Londres. E como planejamos primeiro explorar o norte do país e só depois rodar por Edimburgo, assim que chegamos na Inglaterra pegamos um trem, o Caledonian Sleeper, para ir até a capital e de lá já pularíamos direto para o tour das Highlands. Confesso que ficou um pouco cansativo no início da viagem, mas por outro lado não perdemos nem um minuto de viagem e assim conseguimos aproveitar mais.

As estradas da Grã Bretanha, como todos sabem, usam mão inversa. E como seriam muitas estradinhas a lugares que muitas vezes só os locais conhecem bem, reservamos um tour para percorrer a Ilha de Skye, capital das Highlands. 

A agência, excelente por sinal, foi a  Timberbush Tours (555 Castlehill, Edinburgh EH1 2ND, Reino Unido), e o preço do passeio foi 110 libras por 3 dias. Foram dias com um ótimo guia nos levando pra desbravar a ilha, com direito a uma passada em Glasgow no caminho. 

Estrada para Glasgow

Éramos só nós dois e mais duas chinesas, então foi praticamente um tour privado. No primeiro dia começamos visitando o Village Luss, onde caminhamos em volta do Loch Lomond cheio de cisnes e patinhos. Já nesse primeiro passeio percebi como as paisagens da Escócia são impressionantes, pois há uma natureza exuberante e dramática, mas diferente do que estamos acostumados a ver. 

O que predomina são as centenas de Lochs (palavra gaélica que significa lago), inclusive o mais famoso deles, o Loch Ness. Depois seguindo por Tyndrum, passamos pelo Glencoe Valley, Fort William, Loch Gary e Ben Nevis, o ponto mais alto do Reino Unido com 1344m. Imagine o frio!  

No fim desse primeiro dia de passeio chegamos a Portree, onde fica o centrinho de Skye, uma graça. Lá também ficava nosso Bed & Breakfast, tipo de hospedagem muito comum em cidades pequenas da Europa. 

Portree

O nosso era o gracioso Springfield Guest House, não poderia ter sido mais perfeito. Acolhedor, super confortável e com atendimento personalizado da própria dona, uma autêntica escocesa com direito a sotaque e tudo!! A hospedagem com café da manhã incluso custou cerca de 33 libras a diária.



É claro que à noite saímos para um pub. Fomos ao The Isles onde provamos a cerveja e o bom e velho fish and chips que eu adoro. O centrinho não tem muitas atrações e a diversão dos locais é mesmo beber. Mas se a ideia é vivenciar bem o way of living deles, um pub é o lugar certo.

No dia seguinte acordamos cedo e o tour nos levou, entre outros pontos, para Kilt Rock, de onde vimos as impressionantes cascatas Lealt Falls que deságuam no mar. O local é praticamente um mirante com uma vista deslumbrante. É lindo demais! Durante todo o passeio o guia explica tudo sobre os locais visitados, a história da Escócia, as tradições, a rixa com a Inglaterra, a origem dos clãs e muito mais. O tour é uma verdadeira aula de história.

Lealt Falls

O guia nos levou também a Bridge of Eternal Beauty. O nome já diz tudo! Uma ponte de pedra passando sobre um rio, onde dizem que quem se molhar nele terá a eterna beleza!! Pouco depois nos deparamos com o magnífico Old Man of Storr, impressionantes formações rochosas numa região conhecida como Santuário. Imperdível! No fim desse dia, antes de retornar a base em Portree, houve também uma visita opcional a Talisker Distillery. Só visitamos por fora pois já havíamos agendado uma outra destilaria para outra data.

Old Man of Storr

Terceiro e último dia do tour, seguimos então para conhecer alguns castelos. Não visitamos todos porque, como era inverno, muitos estavam fechados. Mas fomos aos principais, como o Dunvegan Castle e o meu favorito Eilean Donan Castle. Esse castelo é um dos mais escolhidos para aparecer em filmes, como “Highlander, o guerreiro imortal” e mais recentemente “O Melhor Amigo da Noiva”. Se quiser ter uma boa prévia do que vai ver nessa visita, assista a esse filme, ele aparece lindo em vários ângulos e em muitas tomadas. Fizemos um tour ao interior dele, me senti voltando no tempo. Sem contar que é muito romântico também.

Eilean Donan Castle

Eilean Donan Castle

Dunvegan Loch

Depois visitamos outra impressionante paisagem situada no Loch Ness, o Castelo de Urquhart. A construção, que já foi o maior castelo da Escócia, está em ruínas, mas é um belíssimo local para admirar do alto deus muros que se sobrepõem sobre as águas.

Ruínas de Urquhart


Chegamos então a Fort Augustus, onde há uma parada para almoço e a opção de fazer o tão aguardado passeio de barco pelo Loch Ness com a agência Cruise Loch Ness (13,50 libras por 1 hora de passeio). Os escoceses exploram bem a imagem de Nessie, apelido carinhoso do famoso monstro (que na verdade é uma monstra rs), e há até um museu em sua homenagem. Vale a pena passear por Fort Augustus enquanto espera o tour, o vilarejo é uma gracinha.

Loch Ness

Tour pelo Loch Ness
  
Com isso o tour de 3 dias chegou ao fim. Mas, antes de explorar Edimburgo, ainda fomos visitar a Glenkinchie Distillery, afinal nenhuma ida à Escócia está completa sem conhecer o processo de fabricação da bebida venerada por eles. Na destilaria tem até degustação. Minha resistência a álcool é baixa, então gostei mais de provar o whisky com mel, mais leve e docinho.



Outros 2 passeios imperdíveis foram a St. Andrews e à famosa e mítica Rosslyn Chapel, que data do meado do século XV. 

St. Andrews

Tinha muita curiosidade em conhecer essa igreja já que há tanta história envolvendo os Cavaleiros Templários e tanta lenda em torno dela, principalmente depois do best seller O código da Vinci. A visita não decepciona. Sua arquitetura é linda, toda rebuscada e misturando vários estilos. Essa igreja é conhecida por eles como “biblioteca de pedra”, devido às muitas histórias que cada fase de construção ou cada estilo arquitetônico contam através de suas paredes. Se conseguirem pegar a explicação da guia local sobre a construção dessa capela será o ideal, porque ela explica tudo sobre a construção e os mitos.

Rosslyn Chapel

 Já a cidade de St. Andrews despertou minha curiosidade por causa do notório encontro entre Príncipe William e Kate Middleton na universidade de mesmo nome onde os dois estudaram. Fizemos o passeio também com a Timberbush Tours pelo valor de 35 libras incluindo visita ao fishing villagge Anstruther, e tivemos a grata surpresa de conhecer uma cidade linda, encantadora, muito charmosa e com vários pontos a se visitar. É uma cidade universitária, que por sinal é lindíssima, e, além disso, é uma cidade de praia e possui um dos melhores campos de golfe do país. Achei St. Andrews muita romântica, perfeita para a história de amor de um príncipe e uma plebeia! Vale a pena até mesmo pernoitar pra conhecer com mais calma.

Universidade de St. Andrews

Fechamos o passeio em St. Andrews vendo o entardecer com um céu rosado na praia em West Sands, local onde foi filmado Carruagens de Fogo, cuja música virou símbolo das Olimpíadas.

Deu muita vontade de continuar lá, mas ainda tínhamos pela frente Edimburgo para explorar. Depois de conhecer as Highlands continuamos na dúvida se o Monstro do Lago Ness realmente existe rs...mas é provável que se o tivéssemos visto frente a frente eu não estaria mais aqui pra contar a sobre essa viagem!

Cuith Raing

Sottish Borders

Muito obrigada a Monica pelo excelente relato e belíssimas fotos compartilhadas!! Mal posso esperar e sonhar por um dia percorrer esses lugares!! E também não tenho muita vontade de comprovar a lenda do monstrinho do Lago Ness (monstrinhA, né?)... prefiro deixar como estar! rsrs...


19 comentários:

  1. Vamos la de novo rsrs.
    Escocia sempre foi um dos destinos que mais tenho vontade de conhecer e está confirmada como o proximo destino na proxima viagem para a Europa.
    parabens pelo texto!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero muito conhecer, Clayton!!! Achei lindas as fotos da Monica! Que lugar espetacular, não? Amei mesmo!!!
      Abs

      Excluir
  2. Obrigada Claytonnnn!!!!!! Pra quando está marcada sua viagem à Escócia? Você vai ficar fascinado, tenho certeza!!

    ResponderExcluir
  3. Comecei a seguir teu blog, siga o meu também, é sobre turismo e viagens!
    http://todocantodomundo.blogspot.com.br/

    Gostei do seu blog, se quiser colocar meu link, eu coloca o seu no meu.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Depois desse post, fiquei louca pra conhecer a Escócia!!!!!
    Parabéns, Mônica!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Texto e fotos lindas da Monica!! Fiquei apaixonada também!! =))

      Excluir
  5. Larissa obrigada, a Escócia é demais!!!!! Tanta coisa pra conhecer, tantas paisagens, histórias e atrações famosas, não cabe tudo num post!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  6. adorei moniquete!!! ficou muito lindo!!!! tanto o texto qto as fotos!!! tb amei a escocia e tb ja tinha me aproveitado de muitas dicas suas para fazer meu roteiro!! beijos lily, parabens pelo blog! beijos, Fabi instagram @loucosporviagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiane! Tudo bom? Seu instagram é um escândalo de boniteza, viu?? Isso sim é inspirador! Parabéns! E obrigada pelo comentário aqui! Seja sempre bem vinda, inclusive, o blog está de portas abertas para quando quiser escrever alguma matéria de viagem feita por você! Ficarei super honrada em publicar. Beijinhos

      Excluir
  7. Fabiiiii obrigada! Nada mais justo, afinal vc sempre dá dicas maravilhosas! Fiquei feliz em saber que minha viagem te inspirou a ir conhecer ano passado a terra das ovelhas! Bjoss

    ResponderExcluir
  8. Texto cheio de detalhes e dicas ótimas. Nunca pensei em ri à Escócia mas depois deste texto, mudei de ideia. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo mesmo, Carolina! Eu também estou com muita vontade de ir! Esse cenário a la "Highlander" é sensacional!!! Monica está de parabéns!!!

      Excluir
  9. Obrigada!!! Inspirar viagens é muito legal, é o bom de poder compartilhar experiências vividas!

    ResponderExcluir
  10. Caramba Monica!!!

    Seus roteiros são incríveis!!!

    Amei essas cascatas!! Preciso passar na ponte da juventude eterna e essas formações rochosas do Old Man of Storr! Para mim isso é a Escócia! Sempre que pensei na região, pensei nessas cascatas e rochas, muito lindo!

    E a destilaria hehehehehe prefiro nem comentar! Certo no roteiro!!!

    Beijos Monica! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que beber o whisky verdadeiro, né Di??? Bora?? Eu queeeero!! rsrs... =))

      beijinhos

      Excluir
  11. Di brigadinhaaaa!! Sim as destilarias têm que fazer parte do roteiro! As paisagens das Highlands são muito grandiosas, imperdível!

    Bjoss

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Ótimo artigo! Um dia vou conhecer as Highlands e vou visitar esse pontos que você indicou.
    Bjs Kadu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc TEM que conhecer a Escócia! É muito legal e diferente!!!!

      Bjoss

      Excluir