19 setembro 2012

Niagara Falls: Maid of the Mist!!


Na minha humilde opinião, esse é O PASSEIO que todo mundo deveria fazer em Niagara Falls para sentir de perto a emoção, a força, a intensidade, o volume das águas e... é claro... molhar-se muito!!!

Como eu fui em pleno verão, julho de 2012, fazer o passeio foi legal demais. Primeiro, porque o calor era grande. Segundo, porque eu não me importava em ficar molhada. Terceiro, porque eu realmente não tive medo algum de fazer o passeio no barquinho MAID OF THE MIST.



O melhor é fazer o passeio em cima do barco, na parte aberta mesmo. Eles oferecem capas protetoras, que efetivamente servem para deixar a maior parte da roupa seca. Funcionam mesmo!! Só que eu não coloquei o capuz da capa protetora e também não me importo em ficar com o cabelo molhado (já que eu não estava em uma festa, mas sim fazendo turismo) e pouco tempo depois de fazer o passeio, já estava tudo seco novamente, pois o calor estava brabo. Ou seja, cabelos, braços, parte das pernas e pés BEM MOLHADOS!!

Se você não quiser se molhar muito, tente então fazer o passeio embaixo, na parte que fica mais protegida. Sinceramente, não vejo graça alguma em fazer o passeio embaixo, mas cada um com seu cada um, certo?


Levem câmeras fotográficas aquáticas ou então capas a prova de água. Esses são itens fundamentais!!! A não ser que você não tenha qualquer tipo de apego com sua câmera ou com seu celular/iPhone, aí tudo bem, né? Deixe molhar!! O importante é registrar o momento e a emoção de estar ali bem pertinho das cataratas.

O Maid of the Mist começa sua jornada em uma parte mais calma do Rio Niagara, perto da Rainbow Bridge, a ponte que liga o lado canadense com o lado americano.

Logo em seguida, o barco chega bem pertinho da base da American e da Bridal Veil Falls e aí começa a aventura e já começa a molhar todo mundo que está em cima!!

Na sequência, ele segue em direção à mais potente e poderosa catarata da América do Norte, a Horseshoe Falls, que pertence ao lado canadense. E MAIS EMOÇÃO PELA FRENTE!!

Essa é, sem dúvidas, a parte mais emocionante e vibrante do passeio!! Pela intensidade e força das águas ao cair da Horseshoe Falls, forma-se uma espécie de cortina, um véu, uma neblina, por onde o barco entra. Nesse momento, praticamente não se enxerga nada direito. E nessa hora, o óculos atrapalha bastante!! Além de não se conseguir enxergar nada direito, com óculos molhados, menos ainda!!

Jatos e mais jatos de água são lançados em cima das pessoas que estão no barco. Além disso, pelo impacto e volume de água que cai, o lugar tem um agito bem forte das águas e o barco sacode bastante nessa hora!!

A sensação que eu tive foi a de estar em um desses brinquedos típicos da Disney que imitam terremotos... hahahaha... mas ali era bem real, bem de verdade!!

Embora o sacolejo assuste um pouco, o tempo todo eu me senti bastante segura e insisto em dizer que não tive medo algum!! Ou seja, eu com certeza repetiria a dose!! COM EMOÇÃO!!! heeheheh...

O passeio leva em torno de 20 minutos, e eu juro que passa rápido até demais. Custou 20CAD (dólares canadenses). Havia um guichê para a compra do bilhete de fácil acesso em local próximo ao embarque, na Maid of the Mist Plaza.

Fiquem atentos ao fato de que há dois guichês, um para venda do passe/card que inclui outras atrações, por 45CAD, e outro guichê para compra do bilhete apenas para o barco Maid of the Mist.

Além disso, não fiquem impressionados com a fila!! Ela sim assusta mais do que o barquinho perto da Horseshoe Falls!! hahahahah...

A fila estava enooooooorme, mas, como organização é tudo no Canadá, eu acho que fiquei nem 7 minutos na fila. Andou muito muito rápido mesmo!! Ôh país maravilhoso que deu um show em educação e organização o tempo todo!!!

Tanto o observatório quanto a entrada para o Maid of the Mist ficam bem próximos a Clifton Hill. Basta descer a ladeira de Clifton Hill e atravessar a Falls Avenue/Niagara Parkway. Lá estará o mirante e o Maid of the Mist!!! Ah, e um ótimo ponto para observar e fotografar as Cataratas também!!

Maid of the Mist foi inaugurada em 1846!!! E não é que eles souberam explorar turisticamente a região desde cedo?? Sensacional!! Mas nos primórdios, servia mesmo para transporte das pessoas entre os dois lados, americano e canadense, numa época em que sequer havia uma ponte ligando as margens do Rio Niagara.

Em 1854, tornou-se, finalmente, em atração turística!!

Lembram que eu contei a historinha do menino náufrago no Rio Niagara que caiu pelas cataratas e sobreviveu ao desastre sem um arranhão, totalmente ileso?? Pois bem, foi exatamente um dos barcos turísticos Maid of the Mist que resgatou o garoto de 7 anos de idade, Roger Woodward, em 1960, que, inclusive, tornou-se a primeira pessoa a sobreviver à queda na Horseshoe Falls sem nada além de um colete salva-vidas. Milagre?? Realmente é impressionante!!

O mesmo passeio acontece dos dois lados. Pelo canadense, tem que descer uma rampa para acessar o barco. Pelo lado americano, há elevadores na torre de observação que levam até um nível mais baixo para acessar o barco.

Quando acaba o passeio, você já sai diretamente onde?? Adivinhem?? Em uma super loja de souvenir!!! hahahaha... eu não disse que eles sabem lidar com turismo e ganhar dinheiro com isso?? Muito bom!!

E, para completar, antes de embarcar no barco você é convidado para posar para uma fotografia/montagem que eles fazem com as cataratas ao fundo.

No final do passeio, são todos novamente "convidados" a comprar as suas respectivas fotos. Não lembro direito o valor porque é claro que não comprei. A foto é totalmente fake, pura montagem e acho que custava uns 20CAD. Bem... para quem não levou câmera fotográfica ou para quem pensou que não iria molhar tanto e não levou nenhuma capa a prova de água para sua câmera e ficou sem foto, talvez essa seja uma boa e prática lembrança do passeio e do lugar.

Na Maid of the Mist Plaza, além de ótimos pontos de observação das cataratas e mirantes, há também outras lojinhas de souvenirs, lanchonetes, bares, barraquinhas de cachorro-quente, entre outras guloseimas.

Endereço: 5920 Niagara Parkway.

No verão, quando fui, funcionava das 9:00 às 19:45h. Mas é bom sempre conferir o horário antes de ir.

Espero que gostem das fotos!!! Algumas, obviamente, com muita água... como não poderia deixar de ser!!

E um bom passeio, com emoção, para vocês!! 
























Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR