11 setembro 2012

Canadá/Quebec: Trois-Rivières e Basílica Notre-Dame-du-Cap

TROIS-RIVIÈRES... cidadezinha linda, fofa, pequena, às margens do Rio São Lourenço, praticamente no meio do caminho entre Montreal e Quebec City, na Província de Quebec!!

Um encanto o lugar!!

E, para minha surpresa, mais um lugar com Festival de Verão e Música!! O FestiVoix de Trois-Rivières, que ocorre durante 10 dias no verão, atraindo mais de 300 mil pessoas!! Como era um domingo, a cidade estava bem movimentada, com feira na rua, ensaios no palco onde ia rolar um show mais tarde, restaurantes cheios, várias pessoas caminhando pela área próxima ao rio... uma gracinha de lugar para passear durante o dia ou, como eu fiz, aproveitando o caminho entre Montreal e Quebec City.

Como a distância entre Montreal e Quebec City é bem menor do que entre Toronto e Montreal... e como Trois-Rivières fica a mais ou menos 135km de Montreal, não me preocupei em sair muito cedo de Montreal e ainda aproveitei a manhã de domingo para conhecer o famoso Cassino de Montreal e a pista/Autódromo de Fórmula 1... O tempo foi mais que suficiente para chegar em Trois-Rivières e curtir a cidade!!!

Ahhh... um fator importante é que, por causa do verão, os dias eram muito longos, anoitecendo sempre em torno das 21:00... isso fazia o dia render bastante, principalmente nos deslocamentos entre as cidades, quando eu podia curtir essas paradas/pausas em cidades pelo caminho e explorar um pouco mais do Canadá.

Então... fui seguindo a estrada próxima ao Rio São Lourenço... e lá estava eu em Trois-Rivières!

Aliás, um pouquinho de história porque também faz parte... a cidade, fundada em 1634, foi o segundo estabelecimento permanente na Nova França, por franceses, após Quebec City. Fica na região de Maurice, na Província de Quebec, onde as pessoas falam mais francês do que inglês. Tive até um pouco de dificuldade de me comunicar com os mais velhos, em uma sorveteria... graças a uma moça mais nova, consegui escolher os sabores dos sorvetes que eu queria!! rsrsrsrs...

A cidade fica bem na confluência do Rio Saint-Maurice com o Rio Saint-Laurence. E o seu nome, que em português significa Três Rios, deve-se ao fato de que no encontro do Rio Saint-Maurice com o Rio Saint-Laurence, há duas ilhas no Rio Saint-Maurice que o dividem e faz parecer tratar-se de 3 rios, e não apenas um rio, como na verdade é. 

A cidade já foi campo de batalhas e disputas entre franceses, ingleses e americanos. Infelizmente, em 1908, um grande incêndio destruiu boa parte dos edifícios históricos, alguns que datavam dos primórdios da colonização pelos franceses. 

A Rue des Forges é repleta de restaurantes, bares, sorveterias, lojas... estava bastante movimentada!! Havia uma feirinha bem em frente à praia da Prefeitura (Hôtel de Vile) e o HarbourFront Park, tem infraestrutura com passeios para pedestres, restaurantes, como Le Poivre Noir, sorveteria também, cafés, entre outros. 

Próximo dali também há museus sobre a história dos quebequenses, religiosos (também foi um dos primeiros lugares no Canadá onde as irmãs Ursulinas se fixaram para fazer seus trabalhos de caridade...), entre outras, não muitas, mas interessantes atrações. 

Ao meu ver, um passeio de algumas horas pelas principais ruas, pela área do rio, é mais que suficiente.

O carro foi deixado em um estacionamento bem em frente a uma pracinha que beirava o rio, mais ou menos nas imediações da ruas Sainte-Antoine e Du Fleuve. A Rue du Fleuve fica bem em frente ao Rio São Lourenço e do HarbourFront Park.

Depois de caminhar por esses lugares, fui em direção à belíssima Basílica Notre-Dame-du-Cap, que fica do outro lado do rio Saint-Maurice, atravessando a ponte, na cidade de Cap-de-la-Madeleine.

A Basília Notre-Dame-du-Cap é um importante Santuário Católico, que recebe milhares de peregrinos por ano. Sua estrutura original foi construída em 1720, mas somente em 1964 que a Basílica, com sua aparência atual, foi inaugurada, à beira da King's Road.

É, sem dúvidas, um verdadeiro oásis de paz!! Imenso, com lindos jardins, lagos, a ponte do Rosário, e muitas referências a Nossa Senhora. Foi um passeio que valeu muito a pena pela calma que o lugar transmite, uma boa energia, boas vibrações e muita paz!! Além de que o lugar é realmente muito bem cuidado e muito bonito.

A Basílica fica aberta o ano todo e parece serem extremamente bonitas as comemorações natalinas e a decoração de todo o Santuário nessa época do ano.

Quem quiser saber um pouco mais sobre Trois-Rivières, sugiro pesquisar também no site Trois-Rivières Tourism. Antes de viajar, eu peguei algumas boas dicas nesse site, embora eu não tenha conseguido explorar muito a parte histórica da cidade, acho que consegui sentir bastante o clima do lugar e guardo ótimas lembranças!!!

DE MONTREAL PARA QUEBEC CITY (254km
. Rodovia que  margeia o Rio São Lourenço, passando pela histórica Trois-Rivières e a charmosa Cap-de-la-Madeleine, com seu santuário nacional a Virgem Maria.
. Montreal para Trois-Rivières– 135km // . Trois-Rivières para  Quebec City  – 127Km


Estrada para Trois-Rivières

Rue des Forges

Rue des Forges

Rue des Forges

Rue des Forges

Pracinha em frente a Rue du Fleuve

Pracinha em frente a Rue du Fleuve

Pracinha em frente a Rue du Fleuve

Restaurante Poivre Noir em HarbourFront Park

HarbourFront Park

HarbourFront Park

HarbourFront Park

HarbourFront Park

HarbourFront Park

HarbourFront Park

Os fofos ônibus escolares de Quebec

Vai um Gelato aí?? Delícia!!





Igreja perto da Prefeitura



Feirinha em frente à Praça da Prefeitura

No Santuário - Basílica Notre-Dame-du-Cap

Basílica Notre-Dame-du-Cap

Mapa de Trois-Rivières

Basílica Notre-Dame-du-Cap

Lago com a imagem de Nossa Senhora ao centro

Ponte do Rosário

Interior da  Basílica Notre-Dame-du-Cap


  1. Ta aí....
    Não sabia desta cidade, e vou tentar incluir no roteiro!
    Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lugar é bem bonitinho, carinha de cidade pequena mesmo... Percebi que os mais velhinhos se atrapalhavam bastante com o inglês rsrsrs... Foi um lugar bem gostoso para passar umas horas, especialmente a Basílica que tem em seu entorno jardins belíssimos e lagos, um lugar que inspira muita paz e tranquilidade. Estando de carro, achei muito fácil de chegar (com GPS também). O dia estava lindo, ensolarado, perfeito!! Recomendo uma caminhada pelas ruas e pelo Harbourfront.
      Espero que você consiga visitar a cidade e que goste de lá.
      Beijinhos

      Excluir
  2. Estou programando uma viagem de carro em maio, com o seguinte roteiro, New York -> Quebeq -> Montreal -> Toronto -> Buffalo -> New York.
    Sabe qual a melhor estrada para ir e locais conecer e dormir nestes lugares ?
    Abraços,
    André

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR