22 novembro 2011

Praias Cearenses: Lagoinha e Morro Branco!!

Eu não poderia encerrar a série de posts sobre Ceará/Fortaleza sem falar sobre esses dois lugares divinos: LAGOINHA e MORRO BRANCO!!

Lembro a todos que esses passeios eu fiz com receptivos locais (agências de turismo), indicadas pela recepção do hotel ou já contratadas antes da viagem. Mas há quem goste de alugar carro e se aventurar pelas estradas (eu não dirijo!!!).

Quem se lembra de uma abertura do fantástico, no final da década de 80, estrelada pela Isadora Ribeiro, com tom meio futurístico, em que havia vários modelos e bailarinos dançando e pulando e meio a umas falésias??? Eu tive que rever essa abertura e confesso que não me lembrava direito do início... meio apocalíptico!! rsrs... Era bem brega, eu sei!! (maldita década de 80!!) Aff... ok! acabei de entregar um pouco a minha idade... mas tudo bem, eu vou sobreviver!! rsrs... Enfim, vale a pena ter essa lembrança porque essa clássica abertura teve algumas cenas gravadas exatamente em Morro Branco!!


Fonte: Internet/Google Imagens

Em Morro Branco eu estive em 2006 (carnaval), quando eu pude fazer um passeio lindíssimo pelas falésias e conhecer o famoso labirinto das falésias!! Foi um passeio bem calmo, embora em plena época de carnaval!!

Fonte: Internet/Google Imagens

Como iríamos aproveitar o mesmo dia para conhecer as falésias e a Praia das Fontes, já chegamos em Beberibe (Município onde fica Morro Branco) negociando o passeio de buggy. Cabem até 4 pessoas no buggy (uma na frente, ao lado do motorista, e três atrás se lascando no sol!!). O preço é fixo e por isso vale a pena buscar companhias para o passeio. 

Fiquei encantada com as falésias!! Beleza incomparável!! Pude apreciar por baixo, na chegada, e também ao subir pelo famoso labirinto de falésias, e, principalmente, lá em cima, cuja vista é impressionante e parece até que se está em cima de um cânyon!! E a descida foi bastante interessante, pois só se desce por uma espécie de "ladeira" de areia bem íngreme no meio da falésia... portanto, melhor pensar bem antes descer, já que a subida, por ali, é meio complicado!!

Fonte: Internet/Google Imagens

Pude aprender um pouco sobre aquelas areias coloridas dos potinhos com desenhos, até porque esse é o forte do artesanato local!! Difícil mesmo é não comprar alguns desses potinhos tão bonitos!! Só é bom saber verificar o que realmente é areia naturalmente colorida da areia que foi pintada!!

Fonte: Internet/Google Imagens

Depois seguimos fazendo um passeio de buggy pela Praia das Fontes, de onde jorra água pelas pedras/rochas e da areia. Paramos na Gruta Mãe D`Água, onde se pode entrar para ver a água "brotando" da pedra. Após esse passeio que, na verdade, foi curto, fomos levados a um local de "ponto de apoio", que parecia um hotel, com piscina, restaurante e outras mordomias de infraestrutura. As pessoas queriam ficar na piscina, mas como era no alto de uma falésia, preferi descer as escadas e ficar na praia mesmo que estava até meio vazia... Ah, lembro bem que a comida desse lugar era bem fraquinha... 

Fonte: Internet/Google Imagens

Já no reveillón de 2009/2010, infelizmente, a tentativa de retornar a Morro Branco foi totalmente frustrada porque algo bastante atípico resolveu acontecer bem no dia do passeio: choveu o dia todo!! Sim... lamentavelmente, a chuva não deu trégua e, embora tenhamos conseguido chegar em Beberibe, era impossível fazer passeio de buggy debaixo da chuva (eu juro que não foi por causa da chapinha!! rsrsrs... até porque eu não uso!! rsrs... de fato, era muita chuva!!).

Estive em Lagoinha no reveillón de 2009/2010. Verdadeiro cartão postal do Ceará, é uma praia belíssima!!

O passeio já começa com uma aventura: subir e andar no pau de arara!! Foi uma experiência única!! O treco é super desconfortável... e eu só conseguia pensar no ex presidente Lula e em todos os bóias frias... coitados!!

Bem, o passeio de pau de arara percorreu um trecho de vegetação seca, quase um cerrado, passando por casebres humildes, até chegar em uma linda lagoa: Lagoa das Almécegas. Lá paramos para um refrescante banho... bares à beira da lagoa... tudo muito agrável, tirando o fato de estar beeeeem cheio de gente em função do reveillón!! Abstraindo a lotação, foi bem relaxante!


Depois seguimos por um passeio de catamarã que atravessou a lagoa. Do outro lado havia um buggy que finalizou o passeio percorrendo mais lagoas, passando por coqueiros, jegues e com direito a parada para uma foto do alto de uma uma falésia em que se podia avistar a praia em grande extensão e magnitude!! No final, nada como jiboiar na praia e ficar sem fazer nada além de admirar a paisagem ao redor e tirar MUITAS fotos!!








Em resumo, foram essas as minhas experiências nesses dois lugares!! Vou colocar, embaixo, em detalhes sobre cada um para quem quiser conhecer um dia!!

--> MORRO BRANCO:

. Costa do Sol Nascente.
. Fica no Município de Beberibe.
. A aproximadamente 88 km de Fortaleza.
. Possível chegar pela BR 116 ou CE-040.
. Labrinto de Falésias, entre dunas e falésias (que na verdade não é bem propriamente um larinto e dificilmente alguém se perde por ali!!), fica bem próximo à entrada de Morro Branco e pode-se chegar caminhando. Há guias mirins locais que, por uma módica quantia, contarão um pouco sobre a geografia e as areias coloridas e mostrarão de onde é retirada a areia colorida. Há, no mínimo, 12 cores diferentes!!
. Em alta temporada é bom chegar cedo!!
. Passeio de jangada, a depender da variação da maré, também é possível ser feito.
. Praia das Fontes, com fontes de água doce jorrando das rochas, é outro passeio que pode ser feito de buggy partindo de Morro Branco.
. Apreciar o artesanato local com as areias coloridas e os potinhos de vidro faz parte do passeio!!
. Lagoa do Uraú, a maior do litoral cearense, pode ser visitada também.
. Com a maré baixa, são formadas piscinas naturais em frente às falésias de Morro Branco.

Fonte: Internet/Google Imagens

Fonte: Internet/Google Imagens

Fonte: Internet/Google Imagens


--> LAGOINHA:

. Rota do Sol Poente.
. Fica no Município de Paraipaba.
. A aproximadamente 120km de Fortaleza.
. Acesso pela BR-116, BR-222, CE-040, CE-060.
. Antigo esconderijo de piratas franceses, é hoje uma calma colônia de pescadores localizada em um mirante.
. 15km de praia de areias brancas e dunas avermelhadas, com muitos coqueiros. A parte mais procurada pelos turistas é onde a praia faz uma "meia lua", local em que há vários restaurantes e barracas de praia.
. Passeio combo: pau de arara, catamarã e buggy.
OBS.: Quando estive lá, era difícil não ficar horrorizado e revoltado com um empreendimento imobiliário que estava sendo construído, um edifício enorme, espécie de "espigão", que totalmente destoava da paisagem, causando um impacto visual absurdo no ambiente.

By Lili Pestana


By Lili Pestana



Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR