11 dezembro 2018

República Tcheca: gastronomia para esquentar no inverno

Eu já estive em Praga no mês de dezembro e fiquei encantada com o Mercado de Natal que tive a grande oportunidade de prestigiar, viver e sentir! E, no quesito sentir, confesso que senti muito frio kkk... isso foi em 2007, ou seja, há 11 anos!! 

Blog Apaixonados por Viagens - Mercado de Natal - Praga - República Tcheca

E como o tempo voa, não acham? Gente, naquela época meu celular nem tirava foto! Que loucura! Para a gente se localizar na rua era com mapa na mão mesmo e, para fazer pesquisas antes de viajar, era com os guias de viagem e com o pouco do que a gente conseguia descobrir pesquisando na internet que, no meu caso, há pouco tempo tinha deixado de ser "discada" kkkk... graças a Deus a evolução tecnológica veio para permitir mais acesso à informação e, se há 11 anos eu tivesse tido mais tempo de ler os livros ou tivesse a facilidade de dicas que a gente extrai hoje da internet, eu não teria ficado tão perdida na hora de escolher o que comer em Praga.

Confesso que a gastronomia não tinha me agradado num primeiro momento porque eu não sabia o que pedir! Juro!! Os cardápios dos restaurantes que fui estavam no idioma local, sem tradução para o inglês e eu fiquei perdidinha kkk... Acabei experimentando alguns quitutes do Mercado de Natal, porque estavam ali à mostra e era mais fácil de escolher e também tomei uns caldos que, para o frio que fazia, caíram muito bem para me esquentar.

Blog Apaixonados por Viagens - Mercado de Natal - Europa - Praga
Praga - República Tcheca
Blog Apaixonados por Viagens - Mercado de Natal - Praga - República Tcheca

Então, para que você não passe por isso, porque ninguém merece, né? kkk... confira aqui as dicas e descubra os sabores tradicionais da gastronomia Tcheca para você não passar a vergonha que eu passei rsrs... 

Veado, carne de porco, sopas de receitas ancestrais e doces tradicionais são algumas das opções que este destino prepara para seus visitantes, numa explosão de sabores que vai harmonizar muito bem com o inverno!


1. A sopa clássica das avós


Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Gastronomia

Entre as tradicionais sopas tchecas está a sopa azeda de Krkonoše, uma delícia de pão amargo, cebolas, ovos e batatas, que cruzou as fronteiras de sua região e se tornou parte da culinária nacional tcheca. 

Na preparação de sopas densas de inverno, são usadas muitas leguminosas, especialmente ervilhas, lentilhas ou feijões. Você também vai gostar da tradicional sopa grossa de batatas ou sopa cremosa de abóbora, especialmente se for servida dentro de pequenos pães.

2. Chouriço, lombo com creme, fritada tcheca de batata


Durante o Advento, o Natal e o Ano Novo, o inverno na República Tcheca inclui banquete de produtos suínos, carne de caça e cozinha tcheca antiga, densa com bolinhos ricos e vários molhos. 

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Gastronomia

A carne de veado que tem cheiro de alecrim, louro, zimbro e tomilho pode ser experimentada regularmente em qualquer restaurante; pratos à base de carne de porco também são comuns e se concentram mais na alta cozinha. Tudo acompanhado pelos clássicos molhos à base de cremes e sucos de carne, além de tradicionais bolinhos de farinha ou batata. Nada vai aquecer melhor do que esta deliciosa combinação.

3. O melhor da cozinha tcheca


Entre as especialidades nacionais tchecas está o lombo com creme, uma deliciosa combinação de carne tenra, molho cremoso e bolinhos suaves com fritadas tchecas de batata, preparadas de inúmeras formas. Receitas para a sua preparação são muitas, mas a base é sempre a mesma: uma mistura de batatas cruas raladas com um pouco de farinha, temperada com manjerona e alho.

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Gastronomia

Você também vai adorar os bolinhos de frutas com ou sem fermento, generosamente banhados com manteiga derretida, pequenos bolos de batata polvilhados com açúcar e canela ou rosquinhas.Tudo isso você pode ser sua sobremesa, mas também prato principal. Você decide.

4. Um toque final doce


O clássico inverno tcheco tem cheiro de baunilha, canela, cravo e gengibre – as fragrâncias que você encontrará em bebidas de inverno, como o grogue, aguardente de cereja, ponche ou vinho quente, vendidos nos mercados de Natal. Aprecie a atmosfera única com um copo de algo bom na sua mão!

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Gastronomia

Às vezes, eles até realizam um concurso do melhor vinho quente, onde mais de cem amostras participam. E se o álcool não lhe atrai, escolha um bom chocolate ou chá, preparado com a mistura de frutas com açúcar, limão e especiarias.
 
Para descobrir as especialidades tchecas visite: www.czechspecials.cz

Além de um vasto repertório de pratos tchecos e moravos, reúne uma lista de restaurantes certificados com especialidades nacionais tchecas em seus menus.


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR