22 agosto 2012

Dicas de Viagem: Adaptadores para Tomadas!!!



Aproveitando que uma amiga, que recentemente esteve em Buenos Aires, comentou comigo que foi pega de surpresa com o formato diferente dos plugues para tomadas e encaixe dos pinos e teve que perder um tempinho do passeio para procurar adaptadores de tomada, resolvi reforçar essa dica, que já esteve aqui no blog em algum passado remoto, no tópico ARRUMANDO AS MALAS... O QUE NÃO PODE FALTAR??

E definitivamente não pode faltar o ADAPTADOR UNIVERSAL PARA TOMADAS, de preferência!!

Até mesmo no Canadá, viagem que fiz agora há pouco, tive que usar bastante o meu adaptador (confesso que não me lembro bem se usei em todas as cidades porque não levei notebook e resolvi abadondar meu celular, que ficava direto dentro do hotel... por isso não me importava de ficar carregando a bateria dele o tempo todo... só que das poucas vezes em que tive que fazer isso, usei o adaptador, principalmentem em Montreal e Quebec City)

Se a viagem for para fora, o adaptador universal é item fundamental. Caso você tenha se esquecido de comprá-lo, não se preocupe, pois é facilmente encontrado em qualquer loja de DUTY FREE dos aeroportos, custando em média uns 25USD um excelente adaptador, com marcas e modelos variados. Desde que seja universal, abrangendo a maior parte dos países europeus, da comunidade britânica e dos EUA, você estará bem servido!! 

E isso fica ainda mais importante, especialmente porque agora, aqui no Brasil, sabe-se lá por qual motivo louco, resolveu-se nos últimos anos mudar os plugues de tomadas e e seus encaixes para3  pinos, de forma que as nossas atuais tomadas são praticamente exclusivas em todo o mundo.

Bem, pesquisando um pouco sobre o assunto, descobri que se trata da IEC 60906-1, proposta para um padrão internacional de tomadas elétricas, projetado para ser usado em toda a União Europeia e em outras regiões do mundo, publicado pela Comissão Eletrotécnica Internacional, em 1986, mas que SÓ FOI IMPLANTADO, ATÉ AGORA, NO BRASIL E NA ÁFRICA DO SUL!!

Uhuuuuuu... não somos os únicos!!! A África do Sul também tem esses pinos de tomadas!!! Ufaaaa... que alívio!! (ironia total!!)

hahahahah... parece até piada... portanto, não fiquem na mão em viagens e não deixem de carregar seus adaptadores, combinado??? (a não ser que sua viagem seja para a África do Sul... rsrsrs...)

De acordo com o site do Inmetro, a respeito do NOVO PADRÃO BRASILEIRO DE PLUGUES E TOMADAS:

Novos plugues com 3 pinos

Os plugues de três pinos são utilizados em aparelhos que necessitam de aterramento (como: ar-condicionado, refrigeradores, computadores, etc.), uma vez que o terceiro pino realiza a ligação com o fio terra, evitando que o consumidor sofra um choque elétrico ao ligar aparelhos que estejam em curto-circuito.

Segurança e economia

As mudanças não param por ai: agora há duas configurações para plugues e para as tomadas. Plugues com o diâmetro mais fino (4 mm), para aparelhos com corrente nominal de até 10 ampères e os plugues mais grossos (4,8 mm) , para equipamentos que operam em até 20 ampères. Essa distinção se fez necessária para garantir a segurança dos consumidores, pois evita a ligação de equipamentos de maior potência em um ponto não especialmente projetado para essa ação. Além disso, é fonte de economia, pois só equipamentos que consomem mais necessitariam de uma tomada mais robusta, portanto mais cara.







  1. E NÃO SE ESQUEÇAM DE VERIFICAR A VOLTAGEM DO LUGAR PARA ONDE VOCÊ VAI!!! CUIDADO PARA NÃO SAIR QUEIMANDO SEUS APARELHOS ELÉTRICOS/ELETRÔNICOS!! =))

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR