segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Como andar em Viena: Use o Vienna Card!

Andar em Viena é bem mais tranquilo do que parece e você não precisa necessariamente saber falar alemão - idioma oficial do país - para conseguir se virar bem com os transportes públicos.


Ao desembarcar no aeroporto, você pode alugar um carro, por exemplo, e seguir pela A4 East Highway e pela B227 até chegar no Ring. Mas não recomendamos o aluguel de carro em Viena por achar realmente desnecessário considerando que seu Centro Histórico é bastante delimitado, especialmente pela Ring, que é uma espécie de Boulevard que circunda a parte mais antiga da cidade e você acabará largando o carro de lado, sem usá-lo. (salvo algumas poucas atrações, como o complexo do Palácio Schönbrunn, os palácios de Belvedere e o Prater Park, por exemplo, que ficam um pouco mais afastados mais perfeitamente acessíveis com o transporte urbano, você dispensará o carro por não precisar dele).


Curiosidade sobre Viena: Antigamente, no lugar da RingStrasse (Burgring, Schottenring, Universitätsring, Stubenring, Parkring, Schubertring, Kärntner Ring) ao longo dos seus 5.3km, era onde ficava a antiga muralha que cercava e protegia o burgo de Viena, capital do enorme e poderoso Império Austro-Húngaro. Mas veio abaixo essa muralha, sob ordens do Kaiser Franz Joseph II, que não queria que sua amada cidade ficasse para trás, em comparação a outros grandes centros urbanos, como Paris e Londres que, àquela altura da história, já não eram mais cidades muradas há tempos. 

A avenida levou cerca de 50 anos para ser construída, com data inicial das obras em 1857 e ano oficial da inauguração foi em 1865, embora somente 57 metros estivesse concluído naquele momento. 

Ano passado, a RingStrasse comemorou o seu 150º Aniversário! Portanto, lá vai uma dia preciosa: o mais perto que você conseguir ficar hospedado da Ring, melhor para você economizar tempo nos deslocamentos. 



Voltando ao assunto do aeroporto, que, afinal é o primeiro contato que a maioria terá com a cidade, salvo para aqueles que chegarem de trem, ônibus ou pelo próprio Danúbio (cruzeiros pelo rio estão cada vez mais famosos), além da opção de alugar o carro, que nós não recomendamos, você poderá também pegar o Airport Bus que o Vienna Airport Lines número 187 na direção da Wien Westbahnhof, que é uma das principais estações de trem e metrô da cidade. 

Jardins do Belvedere
Outra opção, ainda, é pegar o trem - S-Bahn para a estação Pratersten e de lá fazer uma baldeação de metrô com a U2 para o centro histórico, onde você pode descer na Karlsplatz. 

Opa, mas não acabou: você também poderá usar o CAT - City Airport Train que vai para a estação de trem Wien Mitte (16 minutos de deslocamento), e de lá você poderá pegar o metrô para a estação mais próxima do seu hotel. 


De táxi, que também é uma alternativa mais cômoda, principalmente para quem está carregando muita bagagem ou tem mais dificuldade em se deslocar, custará entre 40 e 45 euros e levará cerca de 40 minutos até as imediações da RingStrasse. 

Por fim, você também pode baixar o aplicativo da Uber no seu celular e solicitar um carro, desde que tenha um chip internacional com 3g/4g, ou consiga conectar-se à internet usando o wi-fi do aeroporto, que funcionou bem conosco. A Uber custa em torno dos 35 euros. 

Bem, agora você já chegou na cidade e já fez o seu check in, mas ainda está meio perdido sem saber para onde vai e como vai. Normal! Minha dica é solicitar na recepção do seu hotel um bom mapa da cidade, perguntar ao atendente ou concierge sobre dicas de atrações turísticas, quais as melhores direções a tomar e pronto! Vá desbravar a cidade. 



Se o seu hotel for perto da RingStrasse - nós estivemos em Viena em duas etapas durante essa viagem, logo que chegamos do Brasil e depois, ao final da viagem, antes de regressarmos. Quando chegamos, ficamos hospedados no Hilton Vienna Plaza (leia aqui a matéria completa), bem na Ringstrasse e, por conta disso, a gente já saiu logo no primeiro dia a pé mesmo, caminhando pelas ruas do seu Centro Histórico. Foi uma delícia. 

Catedral St. Stephan
Palácio Hofsburg
Palácio Schönbrunn
No dia seguinte, fizemos da mesma forma, mas queríamos aproveitar ao máximo o nosso tempo e acabamos ficamos no limite para voltar para o hotel, fazer check out e correr para o aeroporto, de onde embarcarmos para a Croácia. O "problema" é que estávamos na Opera State House, já do outro lado do Centro Histórico e uma caminhada até o hotel, mesmo a passos largos, ficaria em torno de 20 minutos ou mais, tempo este que não tínhamos ali para usar. Logo, não pensamos duas vezes e usamos o nosso VIENNA CARD para pegar o StrassenBahn, aquele bonde que a gente está bem acostumado a ver nos países europeus (o Rio de Janeiro recentemente inaugurou o seu também, que aqui é chamado de VLT - Veículo Leve sobre Trilhos... a ideia é a mesma).

andando de S-Bahn
Além de chegarmos com uma margem ainda razoável para fecharmos a mala e fazermos check out, foi uma diversão andar de S-Bahn pela RingStrasse e curtir não apenas o seu visual incrível, já que ao longo da Ring há inúmeros edifícios belíssimos e imperdíveis, como também ainda pudemos fazer algo bem local, pois os próprios vienenses são bem adeptos ao uso do transporte público. 

dentro do S-Bahn

Algumas informações importantes sobre o Transporte Público:

- S-Bahn, Tram ou Strassenbahn: é o bonde, sobre trilhos, que funciona movido a eletricididade

- U-Bahn ou Underground Bahn: é o nosso já velho e conhecido metrô

- Train ou ÖBB: é a empresa estatal de Trem da Áustria (A D-Bahn, por exemplo, é a da Alemanha...)

- Ônibus / Bus



Dito isso, esse post é justamente para falar para vocês sobre a nossa experiência usando o VIENNA CARD e as facilidades que encontramos no seu uso. 

Nós ganhamos os cards, que foram oferecidos pelo Tourist Board de Viena, e cada card recebido por nós tinha validade de 24 horas. 

Eu e Julio, cada um, era portador do seu próprio card, que deveria ser assinado e carimbado logo no primeiro uso, seja em qual transporte público que fosse. 

Ou seja, esse Card é válido para todos os transportes públicos dentro de Viena (e que fique claro que é dentro de Viena mesmo, ou seja, não adianta usar o Vienna Card, por exemplo, para ir de trem à Bratislava, pois não será válido e você ainda correrá sério risco em ser multado). O Vienna Card pode ser usado no metrô, no bonde/tram e nos ônibus. 


Então, a primeira informação importante e que vou frisar bem com vocês é a importância da VALIDAÇÃO do seu Card. Siga as normas, escreva o seu nome, valide na máquina, dentro do U-Bahn ou S-Bahn e fique de olho na validade do seu cartão.


  
E não me venham com a historinha de que ninguém cobra, ninguém fiscaliza... pelo amor de Deus! Sem esse maldito "jeitinho" brasileiro para querer andar de graça dos transportes públicos, viram? Vamos fazer o certo, fazer bonito e mostrar que sabemos respeitar as regras.

ATENÇÃO: se você não validar o seu Card, a multa é de 103 euros se você for pego, seja andando sem ticket, seja se ele não estiver válido, seja se não foi carimbado/validado. Lembre-se de que a sociedade lá é baseada na confiança e não na desconfiança. 


Vamos explicar como funciona o Vienna Card? 

Eu e Julio achamos ótimo o sistema para quem realmente vai usar bastante o transporte público. Se você adquirir o Card de 24 horas, por exemplo, deixe esse dia para fazer o máximo que puder de deslocamentos que pretende dentro do seu roteiro, por exemplo, ir ao Schönbrunn de manhã, depois de tarde ir ao Prater e ainda fechar o dia andando um pouco pelo centro da cidade, que é lindo à noite, todo iluminado. Nesse caso, estamos falando de exatamente 4 deslocamentos e o Vienna Card de 24 horas custa €13.90 e o ticket do metrô one-way (só um trecho/unitário) custa €2,20, ou seja, 8,8 no total para as 4 viagens.

Qual a vantagem do Vienna Card nesse caso? De fato, se você adquirir os bilhetes do metro ou bonde unitários e for somando, verá que não tem vantagem alguma, certo? Sai mais barato pagar cada ticket de maneira individual, a cada "perna" de viagem ou, até mesmo, se você fizer pelo menos 4 viagens, fica mais vantajoso ainda comprar o bilhete do metrô que é válido para o dia inteiro, por 24 horas, que custará 7.60 euros. Versus os 13.90 euros do Vienna Card que é válido para 24 horas, realmente não é vantagem, salvo se você usar também alguns dos outros benefícios que o Card oferece!!

Aí sim, você verá vantagem! Pois bem, o VIENNA CARD oferece mais de 210 descontos em museus, atrações turísticas, teatros, cafés, restaurantes, compras, dentre outros. 


Se você estudar antes as várias formas de economizar usando o Vienna Card, certamente será muito mais vantajoso para você adquiri-lo em vez de somente comprar os bilhetes individuais de cada transporte público e depois ainda ter que comprar os bilhetes de entrada nas atrações turísticas. Ao comprar o seu Vienna Card, você receberá um livreto de descontos. Vale muito a pena separar um tempinho do seu dia para dar uma lida nele, separar as atrações com melhores descontos e tudo mais que você achar interessante para "casar" com seus deslocamentos e somar descontos.

Palarmento
Percebam que o Vienna Card, além de poder se comprado nas atrações turísticas participantes, também poderá ser adquirido nos hotéis e online! E já que vivenciamos uma era bem digital, saibam que, se você comprar o Vienna Card online, os vouchers mostrados nos celulares serão válidos também (mas trate de deixar bateria no celular para poder mostrar). Também são aceitos vouchers impressos, no caso de aquirir via internet. 

Se comprar pela internet, também é importante notar que ele deve ser utilizado dentro de 65 dias da reserva feita. E outra observação bastante importante, já que começamos o texto falando sobre os deslocamentos do aeroporto para o seu hotel / centro de Viena, vale dizer que, como o aeroporto de Viena fica na sua periferia, o Vienna Card não inclui transporte gratuito até lá. Contudo, ainda assim você poderá utilizar descontos oferecidos pelo cartão nos traslados / transfers de aeroporto (10% de desconto, por exemplo). 

Exemplos de como economizar seu $$ fazendo um bom uso do VIENNA CARD:

** VIENNA CARD 48 HORAS **

- No primeiro dia:

· Transfer do aeroporto à praça Schwedenplatz (Vienna Airport Lines) - desconto de 1.00 €
· Museum das Artes Aplicadas - desconto de 2.40 €
· Almoço no Restaurante Kardos - menos 3.00 €
· Guided City tour - menos 3.00 €
· Jantar no Zwölf-Apostel-Keller - menos 2.00 €
· Concert (Johann Strauss) - menos 3.00 €
Economia de: 14.40 € (isso sem considerar o transporte, que também foi utilizado nos deslocamentos)

- No segundo dia: 

· Belvedere-Ticket - desconto de 3.00 €
· Almoço no Salm Bräu - desconto de 1.00 €
· Compras no City Center - desconto de 5.00 €
· Meinl am Graben (compras de especialidades vienenses) - desconto de 4.30 €
· Airport transfer (CAT) - desconto de 1.00 €
· Lounge Vienna Airport - desconto de 5.00 €
Economia de: 21.00 €

O total de economia foi de: 35.40 € / O custo do Vienna Card para 48 horas é de 21.90 euros, incluindo os deslocamentos de tram, metrô e ônibus dentro da cidade.


** VIENNA CARD 72 HORAS **

- No primeiro dia:

Schönbrunn Palace (Sisi-Ticket) - desconto de 3.10 €
. Trem Schönbrunner Panorama - desconto de 2.00 €  
. Almoço no Tirolergarten - desconto de 2.00 €
Zoo - desconto de 3.00 €  
. Passeio de carruagem - Horse-drawn carriage: desconto de 15.00 €
Jantar no Museu Piaristenkeller - desconto de 6.25 €
Economia de: 31.35 €

- No segundo dia:    
· Time Travel Adventure World - desconto de 5.00 €
· Shopping no City Center: desconto de 10.00 €
· Almoço no Rosenberger Restaurant First: desconto de 2.00 €
· Silver Collection, Sisi Museum (Sisi-Ticket)
· Café Hofburg: desconto de 1.00 €
· Jantar na Pizzeria Regina Margeritha: desconto de 5.10 €
· NiU4 Discotheque: desconto de 5.00 €
Economia de: 28.10 €

- No terceiro dia:
· Vienna Ring Tram: desconto de 1.00 €
· Giant Ferris Wheel / Roda Gigante do Prater: desconto de 1.00 €
· Madame Tussauds: desconto de 4.10 €
· Almoço no Salettl Vivus: desconto de 4.90 €
· Walk through the Prater - passeio guiado no Prater (voucher booklet)
· Aida Café: desconto de 2.00 €
· Motorista ao Aeroporto: desconto de 3.00 €
Economia de: 16.00 €

O total economizado foi de: 75.45 € e o Vienna Card para 72 horas custa 24.90 euros, incluindo todos os deslocamentos de tram, metrô e ônibus dentro da cidade. 


*RESUMINDO: VALE OU NÃO A PENA O VIENNA CARD*
Depende do seu planejamento! Gostaram da resposta? Mas é a pura verdade.

Se você estiver com seu roteiro redondinho, fechadinho, com tudo pesquisado antes da viagem e já com aquela ideia delineada das atrações turísticas que deseja visitar, ao olhar o livreto de descontos do Vienna Card, você já selecionou todos os descontos aplicáveis para o seu roteiro e já fez suas contas de que valerá a pena somar esses descontos com o transporte público abrangido  pelo card, pronto, você terá feito bem o seu dever de caso e vai economizar seu $$ em Viena com certeza. Portanto, será vantajoso adquirir, principalmente se você estiver viajando com menor de 15 anos de idade, pois aí sim valerá ainda mais a pena somar esses descontos para você e o adolescente que te acompanhar. 

Agora, se você não sabe de nada rsrs... é do tipo que chega na cidade e lá vai descobrir o que tem para fazer, nesse caso eu não acho válido adquirir o Vienna Card. Será mais interessante para você comprar o bilhete do metrô e usá-lo bastante, seja o de 24h ou de 48h.

Ainda sobre o Vienna Card, busque otimizar ao máximo os descontos por ele oferecidos, "casando" atrações turísticas que impõem deslocamentos e onde você possa também usufruir de restaurantes, cafés e compras para juntar todos os descontinhos oferecidos e fazer valer o seu Vienna Card com louvor!

Logo, respondendo a pergunta se vale a pena: sim, se você souber se planejar direitinho, organizar seu roteiro para aproveitar ao máximo os descontos oferecidos em atrações turísticas, restaurantes, cafés, tours, compras... afinal, são mais 200 descontos!!! Com certeza você fará bom uso do card se estiver disposto a usá-lo bastante.

Por fim, merece aplausos o sistema de transporte público de Viena que é muito eficiente! Dentro do metrô, há painéis informando sobre os próximos trens, os destinos e o tempo que vai demorar para chegar na estação. Incrível! tudo muito bem conectado e informado. Amei andar pela cidade que dá show no quesito organização!


Dica: é comum as portas do metrô não se abrirem sozinhas, mas somente quando acionadas nas maçanetas por quem desejar sair ou entrar. Lembre-se disso ou ficará lá esperando abrir e perderá o metrô!

Dentro do metrô, veja sempre no mapa qual a estação para onde vai e oriente-se para saber qual o sentido dela. O comum é que a estação tenha um número e uma cor característica. Daí, você precisará se orientar por isso e seguir as placas e cores. Veja direitinho o sentido. Você tem que ir para a plataforma no sentido que identificado pelo nome da última estação daquela direção. Há painéis informando quando virão os próximos trens e o tempo de chegada de cada um.

Schönbrunn
Prater visto da Roda Gigante
Centro Histórico de Viena

** VIENNA CARD (valores de hoje) **

- 24 horas: 13.90 euros
- 48 horas: 21.90 euros
- 72 horas: 24.90 euros

- Mais informações: https://www.wien.info/en/travel-info/vienna-card

- Mapa do Vienna Card: https://www.wien.info/media/files/flyer-wien-karte.pdf

- Descontos de 10 a 15%, ou drinks, usando o Vienna Card para comidinhas / restaurantes / cafés: https://www.wien.info/en/travel-info/vienna-card/joy-life

- Descontos de city tours em Viena: https://www.wien.info/en/travel-info/vienna-card/sightseeing - observem que alguns descontos são em porcentagem (10, 20, 25%) e outros são em espécie mesmo, dindim!

- Descontos nos Museus: https://www.wien.info/en/travel-info/vienna-card/museums

- Descontos em Teatros e Concertos Musicais: https://www.wien.info/en/travel-info/vienna-card/music-theatre

- Desconto em Compras: https://www.wien.info/en/travel-info/vienna-card/shopping

- Desconto em transfers para o aeroporto: https://www.wien.info/en/travel-info/vienna-card/transport

- Onde comprar: nos hotéis, nos Centros de Informação Turística na Albertinaplatz (horário de funcionamento das 9h às 19h, todos os dias), na Estação Central de Viena (das 9h às 19h, todos os dias), no aeroporto (das 7h às 22h, todos os dias), bem como na Wiener Linien Ticket na Stephansplatz, Karlsplatz, Westbahnhof, na Landstrasse / Wien Mitte ou online.

Vista da cidade da Torre Sul da Catedral
Estátua de Strauss dentro do Stadtpark
Belvedere
- Cada cartão adquirido, além do seu titular, abrange também uma criança com até 15 anos (e isso já é uma ótima vantagem para quem viaja com filhos, considerando que as gratuidades conferidas para crianças de 6 a 15 anos de idade, de modo geral, no transporte público dentro da cidade são limitadas aos domingos e feriados... assim, se for durante a semana, ao adquirir o Vienna Card e se estiver com seu filho, já aí ganha do ticket do metrô e ainda tem direito ao uso dos outros descontos abarcados pelo Vienna Card).

Observação: embora a validade do cartão seja por meio do sistema de HORAS CONTADAS, ou seja, se eu validei o meu Vienna Card hoje às 19h, ele será válido até às 19h de amanhã. Todavia, se eu quiser usar algum dos descontos oferecidos pelo cartão depois das 19h, desde que não seja o transporte público, mas se for outro desconto, por exemplo, num café ou restaurante, eu poderei usar esses descontos até o final do dia, até a meia noite! O nosso famoso "chorinho" rsrs... 

- Todos recebem um livreto de cupons ao comprar o Vienna Card, com 124 páginas. Sim, são muitas... eu sei! Mas vale a pena dar uma lidinha, separar os vouchers de seu interesse, os descontos bacanas e usar o máximo que puder.





** METRO TICKETS (valores de hoje) **

- Unitário: 2.20 euros (criança 1.10 euros)
- Ticket de 24 horas: 7.60 euros
- Ticket de 48 horas: 13.30 euros
- Ticket de 72 horas: 16.50 euros
- Ticket da Semana (válido somente de segunda a segunda às 9h da manhã - se você comprar em uma quarta, será válido até a próxima segunda): 16.20 euros

- Crianças até 6 anos não pagam o transporte público (tenha o documento de identificação)
- Crianças até 15 anos não pagam o transporte público aos domingos, feriados e durante os feriados escolares de Viena (tenha o documento de identificação).
- Acompanhantes de pessoas com deficiências podem também usar o transporte público de graça, mas é preciso ter atenção para o passe que pessoa possui que deve deixar claro que a pessoa precisa de acompanhante e a residência deve ser na Áustria (esse benefício não atende aos turistas).

Obs: se você adquirir um ticket unitário/single, ele também será válido para trams e ônibus se você pagar 2.30 euros (criança por 1,20 euros). Válido somente para uma viagem, incluindo transfers.

- Mais informações sobre o metrô: https://www.wien.info/en/travel-info/transport/subway

Map Underground




2 comentários:

  1. Olá, fiquei com uma dúvida: Vocês ganharam o Viena Pass,mas adquiriram o viena card. Qual Compensará: viena pass 3 days + travel ou viena card 72 horas? o Travel do viena pass nos dá direito de usar por 3 dias os transportes não é? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andressa!
      Tudo bom? Feliz 2017!
      Sim, nós ganhamos o Vienna Pass e o Vienna Card, para usar os dois e experimentar suas funcionalidades.
      Veja aqui - http://www.blogapaixonadosporviagens.com.br/2016/11/roteiro-completo-de-3-dias-em-viena-com.html
      Sobre o que compensa mais, minha sugestão é que você avalie o seguinte:
      1) Quais os lugares que você pretende visitar nesses 3 dias e quanto custa o ingresso de cada um deles? O Vienna Pass é mais interessante para quem visitar muitos museus, quiser fazer o ônibus Hop On - Hop Off, Roda Gigante, Schönbrunn e outros lugares, pois ele confere entrada gratuita na maioria, diferentemente do Vienna Card que dá descontos apenas.
      2) Onde você estará hospedada? Você precisará se deslocar muito de metrô/tram/ônibus? Se sim, pode ser que na ponta do lápis o Vienna Card fique mais interessante financeiramente, ainda mais se somado a isso você não tiver interesse em entrar em museus e outras atrações turísticas, mas tão somente caminhar, contemplar a arquitetura dos prédios, andar pelos jardins.

      Em resumo: vai depender do seu roteiro, do seu perfil de turista e da localização da sua hospedagem =)

      Espero ter ajudado!
      Beijos,
      Lily

      Excluir