17 maio 2016

Brisa Restaurante: ótima opção gastronômica na Barra da Tijuca

O Brisa Restaurante, que está localizado no andar térreo do Brisa Barra Hotel, além de ser o ambiente onde todos os dias é servido o maravilhoso café da manhã do hotel, também oferece almoço e jantar todos ao longo da semana.

Convidados pelo hotel, nós, que estávamos hospedados nele, fomos conferir o seu serviço e menu. Achei curioso que, pelo movimento dos carrinhos, reparei que muitos hóspedes pediram o jantar no quarto, pois o hotel disponibiliza no serviço de quarto várias das opções contidas no menu.

Pode ter sido coincidência ou pelo simples fato de estar fazendo friozinho e ter chovido de tarde, algo que naturalmente causa preguiça em muitas pessoas que preferem ficar no quarto. Seja como for, nós vencemos a preguiça e descemos para o restaurante.

As instalações são amplas, com equipamentos de última geração na cozinha assim como no restaurante, onde há música ambiente bastante agradável, em uma altura ideal a não atrapalhar a conversa, além de TVs que podem ser ligadas. No nosso caso, como estávamos praticamente sozinhos, a gente preferiu só a música. Até porque o restaurante segue uma linha mais low-profile mesmo.

Foi quase como um jantar exclusivo para a gente! O forte do restaurante, em termos de movimento, é durante a semana. E mesmo vazio, fomos muito bem recebidos e atendidos. Todos muito educados e gentis, foi-nos oferecido um jantar de degustação com um pouquinho de cada etapa do cardápio.

O salão do restaurante tem uma parte com parede de vidro que proporciona uma bela vista para o calçadão da Av. Lúcio Costa  e do mar. E nós sentamos em uma mesa ao lado do vidro por acharmos mais aconchegante,  reservado e poderíamos observar o vai e vem dos carros.

O restaurante possui uma decoração moderna, bastante iluminado, com detalhes singelos que conferiram mais leveza ao restaurante, como as flores na mesa. Os cuidados com a colocação dos talheres e o guardanapo de tecido deram um toque de requinte e o grande espelho, praticamente de fora a fora, em uma das paredes causa o efeito de amplitude do salão que ficou muito interessante.

O restaurante recebe não apenas hóspedes como também não hóspedes, que podem estacionar o carro na orla (vaga certa) ou no estacionamento do hotel (R$25,00 + 5%) e o cardápio, na minha opinião, apresenta ótimas opções, bem diversificadas, com fundamentos nas cozinhas francesa e mediterrânea, em geral, com preços bastante honestos e acessíveis.

Vez ou outra ocorrem, inclusive, almoços especiais, como foi o do Dia das Mães.

O restaurante é pautado por criterioso processo de seleção de seus produtos, prezando pela qualidade e por alimentos frescos.

Começamos a nossa noite com o couvert delicioso que incluía uma caponata com azeitonas marinadas, grissini e manteiga de ervas.

Depois experimentamos 3 sopas:

. Velouteé de Batata Baroa com crocante de carne seca

. Capuccino de Funghi Porccini ao perfume de Trufas brancas

. Bisque de camarão ao perfume de capim limão

Eu adorei todas as sopas, inclusive a de batata Baroa, embora eu não seja muito fã. Mas meu coração foi fisgado pela sopa de Funghi que estava mais que perfeita! Simplesmente deliciosa!

Foi servido um vinho branco Chardonnay chileno da vinícola Lapostolle, do Valle de Casablanca, que harmonizou perfeitamente com os pratos que foram selecionados para o nosso jantar, todos com ênfase em frutos do mar.

Após as entradas, degustamos o prato de Camarões flambados ao cognac, acompanhado de palmito assado com ervas da Provence! Outro prato divino! Muito saboroso e muito bem apresentado.

Diga-se de passagem que a apresentação dos pratos foi linda e caprichada em todos os momentos, mesmo eles tendo que improvisar e preparar porções menores. E também devo dizer que todos os pratos servidos foram em porções reduzidas se comparados ao que realmente é servido.  Nós preferimos fazer assim para podermos experimentar mais pratos e fazermos uma verdadeira incursão gastronômica pelo cardápio do Brisa Restaurante.

Na sequência, mantendo a harmonização muito bem sugerida e pensada pelo gerente, com o vinho branco que mantivemos, nosso segundo prato principal foi um Risoto de Camarão com Aspargos e Limão Siciliano.

Bem... uma noite fria no Rio, após uma tarde chuvosa, e um risoto muito bem preparado, com um arroz no ponto certo, tempero espetacular ... eu nem preciso dizer o quanto nós estávamos felizes com as escolhas que nos foram oferecidas!!! Foi uma sequência incrível e muito harmoniosa.

Mas não poderíamos ir embora sem experimentar algumas das sobremesas da casa! Para acompanhar as sobremesas, tomamos um Vinho do Porto, genuinamente português, absolutamente perfeito para ser servido com as as tortas que comemos: Cheese Cake Romeu e Julieta e Mousse de Chocolate Diet.

Eu confesso que sou uma formiga e vocês já devem saber disso... logo, não é difícil me agradar neste quesito. Só que achei que a mousse de chocolate poderia ter mais sabor. Não se era pelo fato de ser diet, mas sei que eu achei a cheese cake mais interessante e mais gostosa.

Agora sim a nossa experiência pelo menu do Brisa Restaurante estava completo!

Os preços mais detalhados vocês podem verificar nas fotos do cardápio, mas achei os valores bem compatíveis com o que o restaurante oferece, com média de preços em torno dos R$45,00.

Espero que vocês tenham gostado de mais essa dica de restaurante e nós agradecemos ao Brisa Restaurante pela maravilhosa noite que tivemos.

**FICHA TÉCNICA DO BRISA RESTAURANTE**

- Localização: térreo do Brisa Barra Hotel, de frente para o mar
- Endereço: Avenida Lúcio Costa, 5700 - Barra da Tijuca, rio de Janeiro
- Site do Hotel: http://www.brisabarrahotel.com.br/
- Telefones: 0055 21 3433-6600
- Melhor forma de chegar: quando o metrô da Barra for inaugurado, pode ser uma boa opção. Até lá, sugiro ir de carro ou táxi/uber.
- Café da manhã: das 6h às 10h (R$45,00 a não hóspede).
- Wifi: gratuito e disponível.
Almoço: das 12 às 16h
- Jantar: das 18 às 24h
- Capacidade: 120 pessoas (não hóspedes têm direito a estacionar no hotel para ir ao restaurante mediante pagamento de R$25,00 + 5%)

1. Sentamos na mesma mesa hahah

1. Jura, Leo!! Que legal!
      E aí, como foi a sua experiência? Parecida, diferente? O que vocês comeram?