quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Saveiro Don Juan: Passeio Maravilhoso pelas Praias de Arraial do Cabo!

Vocês já sabem que eu amo Arraial do Cabo, né? Eita lugar para reunir tantas praias lindas!!

Pela terceira vez, tive o privilégio de visitar essa cidade da Região dos Lagos Fluminense, recentemente, no primeiro final de semana de dezembro de 2015.

Estive também por lá em novembro de 2013 e de 2014. Por mera coincidência, acabei indo 3 anos seguidos na mesma época. Já está na hora de mudar para outro mês rsrs ... até porque, sinceramente, eu ainda não tive a sorte de pegar dias firmes e ensolarados. Portanto, ou o problema está comigo ou são os meses de novembro e dezembro kkk..

Saveiro Don Juan

Ilha do Farol


No guia você vai encontrar informações práticas sobre como chegar, passeios, praias, hospedagem, restaurantes, dentre outros, com base nas experiências que tive em 2013 e 2014.

Peguei muita chuva e nevoeiro em 2013, peguei chuviscos e tempo nublado em 2014 e, agora, em 2015, teve um pouco de tudo: nublado, mormaço, sol escaldante, chuva e nevoeiro.

De modo geral, o saldo foi mais positivo agora em 2015 com mais horas de sol rsrs...

** MELHOR ÉPOCA PARA IR **

Eu costumo dizer que a melhor época para você visitar um lugar é aquela em que a oportunidade surge para você! Contando com muita sorte e considerando que o clima no planeta anda mais maluco do que nunca, vale a pena arriscar se você achar que não terá outra oportunidade!

Mas, fato é que todo lugar tem o seu período melhor para visitar, seja em razão das chuvas, seja em função da alta temporada, quando se pode planejar com um pouco de antecedência uma viagem, é bom ter isso em mente.

Ilha do Farol

Ilha do Farol

Em Arraial do Cabo, a alta temporada concentra-se entre o Natal e o Carnaval, ou seja, praticamente todo o verão.

Cidade cheia, tudo mais caro e muitas vezes o serviço dos estabelecimentos  (hotéis, restaurantes, passeios, transporte) fica tumultuado e ruim.

Eu particularmente evito toda a Região dos Lagos nesta época do ano porque fica cheia demais, com riscos de faltar água e luz, além de nem sempre ser bem frequentada.

E Arraial, infelizmente, como cidade mais simples, mais provinciana que é, acaba recebendo muitas pessoas em busca de hospedagem mais barata e algumas praias acabam sendo tomadas por farofeiros, por exemplo, sendo comum ver carros pelas ruas tocando muita música alta, tipo funk rsrs...

Praia dos Anjos, de onde saem os passeios de barco. Estava bem nublado e com neblina quando saímos de lá e, ao  longo do passeio, o sol foi aparecendo. O tempo em Arraial é um pouco instável.

Se você curte isso e não se importa, então aproveite!

Eu sou do tipo que prefere mais exclusividade e praias só para mim rsrs... e, de preferência, sem farofada =P

Como Arraial está em uma espécie de cabo, sujeita a muitas correntes, infelizmente, podem ocorrer nevoeiros do nada pro nada. Isso, é claro, pode atrapalhar os passeios e é um fenômeno meteorológico provocado pelas correntes marinhas da região. Não tem muito como prever (ao menos, os sites de previsão do tempo que eu consulto antes de viajar - Climatempo, CPTEC, Accuweather, BR Weather e Tempo Agora - não costumam acertar quando tem nevoeiro).

Praia dos Anjos com neblina

Nevoeiro na Prainha do Atalaia, logo que chegamos. O nevoeiro foi se dissipando com o tempo e antes de zarparmos de novo o sol já brilhava novamente

Com relação a chuvas, o verão costuma ser a época mais chuvosa. Por outro lado, é também a época mais quentinha e coincide com a alta temporada na maior parte.

Os meses mais chuvosos são: novembro a fevereiro e depois abril, coincidindo em parte com o verão.

Os meses mais secos são: junho, julho, agosto

Os meses mais frios são: maio a setembro

Se eu tivesse que arriscar um bom mês para ir, embora o pessoal local diga que abril é o melhor, por estar ainda quentinho e fora de temporada, acho que eu iria, na verdade, em maio. 


** O MELHOR DE ARRAIAL **

O melhor de Arraial está em suas magníficas praias de areia fina e branquinha, águas cristalinas e muito azuis ou verdes.

E desse assunto o Saveiro Don Juan entende muito bem!


Tivemos a oportunidade de mais uma vez, a convite, explorar essas praias paradisíacas de Arraial com o Saveiro Don Juan!

Dessa vez foi ainda mais especial porque o passeio foi feito com a minha família e foi a primeira vez que meus sobrinhos andaram de barco.




O Juan, que comanda o Saveiro,  é super comprometido em oferecer o melhor para seus passageiros a bordo dessa aventura pelas praias de Arraial.

Tanto que o Saveiro, que opera os passeios desde 2010, tem bar, banheiro, estofados, dois toldos para garantir uma boa sombra, música ambiente, colete salva vidas, bóias e bote.




O  me contou que recentemente houve mudanças no passeio para a Ilha do Farol.

Esse paraíso em Arraial, que se chama Ilha do Farol, cuja praia já foi eleita uma das mais lindas do Brasil inúmeras vezes, em nada fica devendo para as praias mais belas do Caribe.

É linda demais!!!! No melhor estilo dos comerciais da Colgate rsrs (quem lembra?). Areia mega branquinha e fina que lembra farinha... mar de águas cristalinas que oscilam entre um verde esmeralda e um azul piscina... tem como desejar mais alguma coisa?

Ilha do Farol

Ilha do Farol

Ocorre que a Ilha do Farol tem relevante importância histórica pelos achados nela de vestígios das tribos indígenas que residiram há muito anos lá.

Por esse motivo e pela necessidade de preservação ambiental, a ilha tem seu acesso controlado pela Marinha do Brasil.

Agora, somente 250 pessoas podem desembarcar a cada hora na ilha. Já não era permitido desembarcar com bebidas nem comidas. Agora o controle promete ser mais rigoroso.

Assim, os passeios de barco que se enrolam para sair ficam literalmente a "ver navios" por não conseguirem desembarcar seus passageiros. Vamos combinar que isso é motivo para grande frustração!

Ilha do Farol

Já o Saveiro Don Juan, o primeiro a zarpar do Píer 3, por sair às 10h, é também um dos primeiros a chegar na Ilha do Farol e garante que seus tripulantes consigam desembarcar e curtir essa maravilha durante cerca de 1h.

E no verão, o Juan pretende sair ainda mais cedo!

O Saveiro Don Juan oferece água à vontade (incluído no passeio).

Foi um dia lindo de passeio porque, além de estar com minha família, depois de uma semana super chuvosa e ter amanhecido com tempo nublado, nós chegamos na Ilha do Farol com sol e éramos o segundo barco!

Ou seja, tivemos a Ilha do Farol inteira para a gente! Do jeito que eu gosto.



Foi demais!

Julio mergulhou com Snorkel e conseguiu ver uma tartaruga marinha.


Pelo caminho, para nossa alegria, nós avistamos várias tartarugas marinhas, principalmente ao sairmos da Ilha do Farol e ao chegarmos nas Prainhas do Atalaia.

Sorte mesmo foi a galera que fez o passeio no dia seguinte ao meu, pois eles viram um grupo de Orcas nadando por lá!!! Dá para imaginar a emoção de ver orcas tão perto assim em seu habitat natural?? Eu acho que teria tido um treco kkkk... nossa, quando tive um treco de verdade quando eu soube que perdi essa. 

A gente não combinou direito com as orcas e elas chegaram atrasadas, né? rsrs..



O mar estava um pouco mexido dessa vez e essa foi a única coisa desagradável no passeio porque as ondas às vezes faziam com que nos sentíssemos em uma verdadeira montanha russa.

Meu sobrinho mais novo adorou, mesmo assim! Já o mais velho ficou um pouco assustado com as ondas.

Obs.: Se você for do tipo que enjoa em passeios de barco, melhor ir prevenida e carregar um remédio tipo Dramin porque nunca sabemos como o mar estará.

Aliás, vale também lembrar que o Saveiro Don Juan tem capacidade para 60 pessoas, incluindo a tripulação, e possui salva vidas para todo mundo.



No início do passeio, minha irmã colocou os coletes nos meus sobrinhos. Mas após a primeira parada na Ilha do Farol, ela dispensou-os e as crianças já estavam mais tranquilas, mais à vontade com essa primeira experiência em um passeio de barco.

Nas paradas que são feitas, os barcos não podem ir até a areia. Neste caso, o Saveiro Don Juan oferece um bote para quem não sabe nadar ou quer levar para a praia itens que não podem ser molhados.




Esse pequeno trecho de bote com o mar mais agitado de ondas pode ser por si só uma grande aventura rsrs. Porém, é um grande facilitador.



Após a Ilha do Farol, nós seguimos rumo à Gruta Azul pelo mar aberto.

Passamos pelo Boqueirão que é uma passagem que liga ao oceano e separa a Ilha do Farol do Continente. Também vimos a Fenda de Nossa Senhora. 

Boqueirão

Fenda de Nossa Senhora


Mais tartarugas marinhas e ondas rsrs... e avistamos a pedra do Macaco! É muito perfeita e realmente lembra um macaco. 

Conseguem ver o Macaco?

Fico imaginando o que passa pela cabeça da pessoa que surge com essas associações malucas rsrs... 

As paisagens de rochas erodidas pelo mar e os mistérios de um suposto meteorito que teria caído por lá e sido responsável pelo formato de algumas rochas "furadas" / "cortadas" também fazem despertar a nossa imaginação e curiosidade.


A Gruta da Agua Azul fluorescente e transparente foi logo avistada. O Juan passa duas vezes na frente dela, dos dois lados do Saveiro, para que todos tenham a oportunidade de vê-la e fotografá-la bem de perto.



No passado, barcos pequenos tinham autorização para entrar na caverna na maré rasa.

Mas hoje em dia isso é terminantemente proibido e nenhuma embarcação é autorizada. Certamente em razão de questões de segurança.

Logo, se algum barco te oferecer esse passeio, desconfie e não aceite!

Voltamos então para a parte abrigada de Arraial do Cabo, entre o continente e a Ilha do Farol, e fizemos uma pausa nas Prainhas do Pontal do Atalaia!




Essas pausas são rápidas, de 40 minutos a 1h apenas. Portanto, se você for apaixonado por fotos como eu, sugiro correr para ser o primeiro a descer no bote e fique para ser o último a retornar para o Saveiro para aproveitar mais.

O problema é que, quando o sol está de lascar, a gente não aguenta ficar muito tempo na praia porque não tem sombra, árvore ou barraca de praia ... aí é dureza, viu? Por isso que muitas vezes essa 1h acaba sendo suficiente para tirar fotos e relaxar no mar. 

Prainhas do Pontal do Atalaia



A dica é subir a escadaria da Prainha do Pontal para tirar uma das mais famosas fotos da região.


Depois nós seguimos para a Praia do Forno, onde foi feita nova pausa e aqui é o momento de escolher dentre: ficar no Restaurante Flutuante, descer de bote e ficar na Praia do Forno, ficar no Saveiro e aproveitar a pausa para um rápido mergulho e seguir com o Saveiro de volta para a Praia dos Anjos.

E, de uma forma ou de outra, assim termina o passeio com o Saveiro Don Juan!

No nosso caso, aproveitando o sol lindo que poderia virar a qualquer momento (porque o clima em Arraial é muito louco), ficamos na Praia do Forno, onde fizemos uma pequena caminhada, tiramos fotos e regressamos para a Praia dos Anjos pelo mirante.

Eu simplesmente amo as fotos que são tiradas desse mirante entre Praia dos Anjos e Praia do Forno! Foto Cartão Postal!



Sobre a Praia do Forno, há vários quiosques e não sei recomendar um em específico. Já estive em dois deles e meu critério foi bem simples: olhei, verifiquei se havia muita gente, conferi o cardápio e analisei se parecia ajeitado.



Ainda, a respeito da trilha entre Praia do Forno e Praia dos Anjos, é bom andar ali sempre em grupos e, de preferência, jamais fique até tarde na Praia do Forno, principalmente com o anoitecer, pois há, infelizmente, relatos de furtos e roubos na trilha. 




Minha família, que preferiu voltar com o Juan para a Praia dos Anjos de Saveiro e não quis ficar na Praia do Forno, foi deixada de jeep na Pousada da Prainha, onde estávamos hospedados.

Bem... espero que tenham gostado! As praia de Arraial são realmente incríveis! É um lugar para apreciar um lindo pôr do sol, seja no Pontal do Atalaia ou na Praia Grande, para descansar na Prainha, para comer muito bem no Bacalhau do Tuga, para contemplar a natureza deslumbrante e desejar sempre voltar!

Ilha do Farol

Ilha do Farol

** Ficha Técnica do Passeio **

Passeio de Barco: Saveiro Don Juan 


Contatos: saveirodonjuan@gmail.com

Tel 0055 22 97401-6200

Local do escritório: Rua Ézer Teixeira de Mello, n. 02 (antiga Gonçalves Dias), próximo à Praça Daniel Barreto, mais conhecida como Praça do Cova da Onça, ao lado direito do Museu Oceanográfico da Marinha do Brasil.


Embarque e Desembarque: Píer 3

Preço: R$60,00 por pessoa + R$5,00 de taxa municipal (de 6 a 60 anos) a ser paga diretamente no píer 

Crianças até 5 anos não pagam pelo passeio e de 6 a 10 anos pagam a metade. 

Ilha do Farol

Duração do Passeio: o Juan, se combinar, pode buscar os hóspedes nas pousadas às 9h. Depois todos vão ao escritório que fica no centrinho histórico perto da Praia dos Anjos para efetuar o pagamento e preencher seus dados (nome, id/cpf). 

O passeio começa efetivamente às 10h quando o Saveiro zarpa e termina por volta das 14h no mesmo local, no Píer 3 da Praia dos Anjos.

Duração Total de passeio no mar: cerca de 4h

Serviços a bordo: água à vontade, bóias e prancha de SUP para os corajosos. Espetinhos de carne, queijo coalho, salsichão e bebidas alcoólicas são pagas à parte. Também podem ser alugados máscaras e snorkel.

Fotografia: serviço de fotos embaixo d`água pago à parte (R$80.00 o CD completo com todas as fotos).

Itinerário: Praia dos Anjos - Ilha do Farol - Mar Aberto até a Gruta Azul - Prainhas do Atalaia - Restaurante Flutuante / Praia do Forno - Praia dos Anjos

Instagram: confira aqui

Fanpage no Facebook: confira aqui

TripAdvisor: o Saveiro Don Juan ocupa o Primeiro lugar dentre as 12 atividades de passeios de barco listadas em Arraial do Cabo, com 370 avaliações, nota 10 e Certificado de Excelência (dados coletados em dezembro de 2015). 



8 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu que agradeço, Juan! Foi tudo maravilhoso... só faltou a gente combinar melhor com as orcas para elas aparecerem no dia que eu fui e não no dia seguinte, né? kkkk
      Abraços e até a próxima!!!
      Lily

      Excluir
  2. Muito boa sua review, suas dicas, obrigado de verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andrei!
      Muito obrigada! O Don Juan é show!
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  3. Ótimas dicas! Em agosto viajarei sozinha para este paraíso e quando voltar deixarei minhas dicas também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Tudo bom?
      Que legal! Você vai adorar e por favor, ao retornar, compartilhe conosco sim as suas dicas!
      Beijos,
      Lily

      Excluir
    2. Oi Lily, voltando para agradecer todas as dicas e deixar as minhas também. Estive em Arraial na última semana de agosto desse ano, fiquei encantada com tanta beleza e pretendo voltar a Cidade pelo menos uma vez por ano. Eu moro no Rio e fui no ônibus da viação 1001 que saiu da Rodoviária Novo RIo (R$57). São cerca de duas horas de viagem. Fiquei hospedada na casa de uma amiga que mora próximo da Cidade e me apresentou esse paraíso. Fomos a todas as praias, fizemos trilha para a Praia do Forno (trilha leve com cerca de 10 min e acesso pela Praia dos Anjos) e Praia Brava (trilha moderada com cerca de 30 minutos e acesso pelo Pontal do Atalaia), fomos no Museu da Oceanográfico da Marinha e na Igreja Nossa Senhora dos Remédios. Fiz o passeio no barco Tubarão Rio por R$40 (https://www.tubaraorio.com.br/). Muito sucesso para você!

      Excluir
    3. Olá, Vanessa! Que legal você voltar e compartilhar a sua experiência! muito obrigada!
      E que bom que deu tudo certo e você curtiu bastante este nosso paraíso!
      Também já está na hora de nós voltarmos porque estive lá em julho do ano passado da última vez.
      Beijinhos,
      Lily

      Excluir