28 outubro 2015

Rio de Janeiro: A NOVA PRAÇA MAUÁ

Você sabe onde encontrar o letreiro em homenagem às Olimpíadas 2016?? 

#CIDADE OLÍMPICA !!!


Bem fácil! Se você quiser entrar no clima das Olimpíadas, que acontecerão no Rio de Janeiro em agosto de 2016 (ingressos ainda estão a venda aqui neste site), basta ir para a Praça Mauá, no Centro da Cidade, onde estão revitalizando todo o entorno e terminando a construção dos trilhos por onde passará o trem urbano chamado VLT, que vai ligar a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont. 


O centro do Rio de Janeiro anda caótico e repleto de canteiros de obras há uns dois anos. Por isso mesmo, não recomendo que vão de carro particular para lá. 

O ideal é ir de táxi (use os aplicativos 99Taxis ou Easy Táxi ou Uber). Mas também dá para ir de metrô se descer na estação Uruguaiana e for caminhando pela Av. Rio Branco (terá que atravessar a Av. Presidente Vargas) e ir até o final, sentido Praça Mauá. Estimo de 15 a 20 minutos de caminhada a um passo mais rápido. 

Mapa que indica a localização da Praça Mauá e do MAR

Aproveite para visitar o MAR! Confesso que ainda não fui, mas quem esteve lá gostou e recomenda. O MAR - Museu de Arte do Rio foi inaugurado em março de 2013 e sempre tem exposições novas.

MAR

Toda essa região da Praça Mauá e adjacências é abrangida pela  Zona Portuária que passa por um intenso processo de revitalização, nos moldes do projeto que se chama "Porto Maravilha", espelhado em obras de sucesso como foi o Puerto Madero em Buenos Aires e a Barceloneta em Barcelona.

MAR ao fundo

Achei interessante ver como a Praça estava movimentada (era um sábado de tarde!) e também achei legal haver Food Trucks lá como opções gastronômicas para quem estiver passeando pela região. Isso não significa que seja baratinho, viu? Apenas que você não passará fome kkk.. 


Mas é bom sempre frisar o alerta para não dar mole! Rio de Janeiro está longe de ser uma cidade segura. Esteja sempre atento aos arredores, afaste-se de pessoas que você julgue serem estranhas, não ande ostentando bens valiosos... são cuidados pequenos que evitam dores de cabeça!

Eu me senti até segura quando fui porque estava com amigos, o lugar estava bem movimentado, como já disse, e não vi nada suspeito. Porém, não dá para relaxar e fechar os olhos para a realidade triste que nos cerca.

A gente nem gosta de uma hashtag, né? Com os amigos Sy (blog Viajando com Sy), Lu (instagram @aventurasdaLu) e Bruno (do blog Viajando com Bruno Sgromo)

E os cariocas aguardam ansiosamente para verem o término de tantas obras que dificultam bastante a nossa rotina e deslocamentos e espera que efetivamente o resultado disso tudo seja para o melhor da nossa cidade (mas eu devo registrar e confessar que tenho saudades da Perimetral, que foi demolida e era uma ótima via alternativa para sair da cidade... agora só nos resta a Binário ou a Linha Vermelha).


Estamos todos na torcida por uma cidade verdadeiramente Maravilhosa! 




  1. Como sempre excelente relato.
    Show demais Lily.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brunoooooooooooooooo!!!
      Quando você voltará ao Rio para desbravarmos mais trilhas e cantinhos da Cidade Maravilhosa, hein?
      Vamos agitar isso!!
      Beijo grande!
      Lily

      Excluir
  2. Oi Lily ! eu aqui de novo com muita saudade dessa viagem. foi tudo de bom estar com você amiga!Me responde para eu ver se esta indo meus comentários Ok? beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Syyyyyyyyyyyyyyyyyy!!!! Recebi sim!!!!
      Que linda!
      Muito obrigada!!
      Saudades enormes de vc!!!
      Resolveu se virá em março?
      Beijão,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR