quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Hospedagem em Bento Gonçalves: Hotel Pousada Casa Tasca, Dicas e Informações de Passeios

Estivemos por 2 noites hospedados no simpático e acolhedor Hotel Pousada Casa Tasca, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha!

Fomos no feriado de 7 de setembro de 2015 e a ideia era aproveitar a região de forma diferente. Como foi minha segunda vez na Serra, como da última vez eu fiquei hospedada o tempo todo em Gramado, bem como adoramos vinhos, pensamos que seria muito interessante a gente se hospedar em Bento Gonçalves, a Capital Brasileira do Vinho, por ser algo novo.

E adoramos o convite para ficarmos no Hotel Pousada Casa Tasca que veio ao encontro dos nossos objetivos!



Chegamos de avião em Porto Alegre e fomos de carro alugado com a empresa Avis  - 120 km - para Bento Gonçalves, gastando umas 2 horas nesse deslocamento que foi em uma sexta-feira à noite.

A cerca de 3,5 km do Pórtico Pipa de Bento Gonçalves - esse pórtico é o limitador do início da Rota dos Vinhos do Vale dos Vinhedos, e a cerca de 2,5km da Estação de Trem da Maria Fumaça, a Pousada Casa Tasca possui estacionamento próprio e amplo, o que nos facilitou bastante, e é ideal para quem está com carro alugado, exatamente por se encontrar afastada do centrinho e em bairro totalmente residencial, de casinhas baixas e uma vizinhança super tranquila.


Aliás, estar com carro em Bento Gonçalves torna a sua visita mais otimizada! Você consegue administrar melhor seu tempo e ter um aproveitamento máximo. Vejam o nosso caso que em apenas um dia nós conhecemos a Casa Valduga, o Restaurante Maria Valduga, Vinícola AlmaÚnica, Vinícola Angheben, Casa Madeira e Leopoldina Jardim!!! Foi intenso e muito bem aproveitado! Para quem tem disposição, vale a pena porque são mais de 60 vinícolas no Vale dos Vinhedos e esse é, sem dúvidas, o grande atrativo da região de Bento.


Mas tenham atenção com a Lei Seca e com a presença da Polícia Rodoviária Federal em uma estrada muito próxima à Rota dos Vinhos e por onde muitos passam ao sair do Vale dos Vinhedos em direção a Garibaldi! ! Ou seja, se beber, das duas uma: ou não dirija ou tente visitar vinícolas próximas para fazer as degustações dos vinhos pela manhã e dar tempo de almoçar/ lanchar e não ter mais resquícios do álcool e evitar problemas. Aconselhe-se sempre com o pessoal do hotel onde ficar e também com o pessoal das vinícolas que visitar, especialmente sobre as estradas. 

Vinícola Alma Única

A sede da vinícola Aurora, por exemplo, que não visitamos, fica bem no centro de Bento Gonçalves e é uma opção interessante para quem estiver sem carro, por exemplo. Afinal, a gente viaja para divertir e a lei não pode ser ignorada. Para evitar problemas, busque as informações.

Casa Valduga

Leopoldina Jardim

Agora vamos falar mais da Pousada Casa Tasca!

Com jeitinho de casa da vovó charmosa e com enfeites muito fofos por todos os ambientes comuns, a gente realmente se sentiu em uma casa de família italiana que adora o Sul do Brasil!



O fogão a lenha, o brasão da família, as fotos dos antepassados... tudo isso nos fez pensar nas histórias da família da Dona Dirce que veio da Itália para buscar uma vida melhor na Serra Gaúcha, nos idos do século XIX e meados do século XX, como tantas outras famílias de imigrantes que vieram da Europa para o Brasil.




Gaúchos são considerados muito ligados às tradições e um pouco bairristas também (ou seria muito? Rsrs). E esse amor pelo Rio Grande do Sul pode ser sentido na Pousada, que ganhou prêmios estaduais e nacionais por ser um estabelecimento preocupado com o meio ambiente, promovendo Boas práticas de desenvolvimento sustentável.

E isso é sem dúvida um diferencial que merece aplausos pela consciência e cuidado que se tem na pousada, que se percebe dentro do quarto com avisos sobre o consumo da água e com lixeiras diferenciadas para a coleta seletiva dos resíduos.


Essas são algumas  práticas  em atividade no HotelPousada Casa Tasca:

Painéis solares para aquecimento de água.

Tijolos de vidro para minimizar o uso da energia elétrica.

Água coletada da chuva para regar plantas da horta e é utilizada na limpeza geral.

Produtos de limpeza biodegradáveis, produzidos por empresas comprometidas com o meio ambiente.

Coleta de óleo saturado que é destinado a empresas de reciclagem para biocombustível ou fabricaçao de sabão.

A iluminação é feita por lâmpadas econômicas.

Eletrônicos são encaminhados a reciclagem.

Nós ficamos no quarto 3, no segundo andar, que é muito amplo e confortável!

Infelizmente, o acesso ao nosso quarto era somente por escadas e não havia rampas para deficientes. Mas a Pousada tem quarto adaptado para deficientes físicos que fica no primeiro andar, sem precisar enfrentar escadas para isso, inclusive com rampa na calçada da rua para facilitar o deslocamento.

O quarto, como já mencionei, era amplo, confortável e contava com os principais itens de que precisamos para termos uma hospedagem relaxante: TV de tela plana e com alguns canais abertos (senti falta de canais fechados), ar condicionado do modelo split quente/frio, frigobar, cama grande e macia, lençóis e cobertas quentinhas (fez bastante frio à noite quando fomos), poltrona, duas mesinhas que serviram bem de apoio, cabideiro ...  ou seja, bem organizado, de forma simples, com um toque moderno também que se contrapunha um pouco aos ares da decoração retrô das áreas comuns da pousada.



O apartamento luxo possui um espaço mais amplo que o apartamento standard e essa é a única diferença.

O banheiro era também era grande, com box e chuveiro de água quente e ótima pressão, funcionando muito bem!


O wifi também nos atendeu perfeitamente e não tivemos problemas!


E o quarto estava muito limpo!

As únicas observações que posso fazer são a respeito das portas e das janelas do quarto, que eram mais antigas. Eu, inclusive, tive um pouco de dificuldade de trancar a porta algumas vezes.

O quarto era arejado e totalmente sem barulho, o que penso ser em razão do bairro tranquilo em que se encontra a Pousada.

Ahhhh... e qual é a melhor parte do dia??? Antes que vocês pensem em responder "dormir" kkkk... Não é! É o café da manhã!


A primeira e principal refeição do dia, o café da manhã sempre nos dá mais animo para encarar a maratona de passeios!



E lá na Pousada Casa Tasca o café da manhã não poderia ser diferente, considerando as origens italianas da família: caseiro, com muitos quitutes frescos, pães e biscoitos feitos no dia, frios, ovos, pão de queijo, geleias, bolos, frutas... o essencial para começar o dia bem satisfeito!  (muito mais do que estou acostumada a comer rsrs ).



No café da manhã, observamos que a Casa Tasca estava cheia e havia muitos turistas de São Paulo, Santa Catarina e também do Rio de Janeiro.

Com relação às possibilidades de passeios, a Dona Dirce ajudou a entender o mapa da região e deu dicas também! Foi ela quem nos sugeriu seguir pela Rota Turística Caminhos de Pedra, quando fomos embora para Gramado. E nós amamos a dica porque todo esse caminho é lindíssimo! Só não vimos as borboletas que ela disse que havia.



E na volta do passeio ainda tinha um pequeno chá da tarde esperando por nós. Os clientes são recebidos com café, chimarrão e quitutes da Dona Dirce. Nos meses de junho e julho, em que se registram baixas temperaturas ao entardecer, é servido pinhão (isso sem contar aquele mimo que a Dona Dirce fez ao levar para gente, no quarto, uma garrafa térmica com água quente, sachês de chá e biscoitos caseiros!).


Em resumo, tivemos uma ótima experiência na Pousada Casa Tasca, que foi ainda mais agradável pelo carinho e hospitalidade da Dona Dirce e seu filho Marcelo, em clima familiar, numa verdadeira Casa da Família Tasca!

Alta temporada: mês de julho e férias escolares


**Principais Pontos Turísticos**

Vale dos Vinhedos
Caminhos de Pedra
Vale do Rio das Antas
Maria Fumaça
Epopeia Italiana
Vinhos de Montanha
Caminhos da Eulália
Fábrica da Tramontina em Carlos Barbosa para comprinhas

**Principais Distâncias**

Garibaldi: 20 km
Gramado: 120 km
Joinville: 580 km
Montevidéu: 990 km
Porto Alegre: 120 km
Rio de Janeiro: 1.500 km
São Paulo: 1.000 km
Veranópolis: 35 km

**Contatos e Endereço**

Rua Raimundo de Carvalho, 461
Bairro Santa Helena
Fone/Fax (54) 3453-1883
(54) 9958-7661
Bento Gonçalves - RS
Cep: 95700-000
www.casatasca.com.br
hotelpousadatasca@terra.com.br



3 comentários:

  1. LEI SECA. POPULISMO PENAL MIDIÁTICO, DEMAGOGIA LEGAL

    ResponderExcluir
  2. LEI SECA, SEDE DE ARRECADAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. LEI SECA, SEDE DE ARRECADAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir