27 julho 2015

Albufeira, na região do Algarve - Portugal, por T. Almeida

Hoje eu tenho o prazer e honra de divulgar a matéria que me foi enviada por uma querida leitora "além mar". Sim, diretamente de Portugal, esse é o primeiro guest post internacional que recebo e divulgo aqui no Apaixonados por Viagens e fico imensamente feliz por perceber o carinho que muitos leitores portugueses e da Europa, de modo geral, têm pelo blog. Lembrando sempre que o blog possui a ferramente de tradução do Google, que, embora não seja perfeita, ela já ajuda bastante a traduzir os textos para os idiomas desejados. 

A T. Almeida, do blog Life's Textures, blog onde ela conta sobre suas experiências como mãe e professora, veio enriquecer o Apaixonados por Viagens com seu relato sobre a praia de Albufeira, na região do Algarve, em Portugal!

Ela mal sabia que o Algarve já está na minha wish list há muito tempo, pois eu, apesar de ter passado quase 10 dias em Portugal, era inverno e a praia não foi o principal atrativo da minha viagem, momento este em que percorri cidades como Coimbra, Porto, Viseu, Aveiro, Serra da Estrela, Fátima, entre outros. Foi uma delícia, em todos os sentidos, porque eu me acabei de comer bacalhau e doces portugueses. Afinal, vocês sabem que eu sou um pouco portuguesa também, né? Tenho a dupla nacionalidade e família paterna que veio da Ilha da Madeira (outra que está na minha wish list kkk... essa lista só cresce, viu?)

Agora, sem mais enrolação, vamos passear pelo Algarve e conhecer a praia da Albufeira?

** Albufeira, por T. Almeida

O Algarve é uma das zonas mais turísticas de Portugal e atrai tanto portugueses como estrangeiros. É muito comum encontrar Ingleses, Holandeses ou Alemães de férias no Algarve e há mesmo alguns que se apaixonam pelo país e acabam por ficar por cá.

Nós vivemos na zona de Lisboa, mas vamos com alguma frequência até ao Algarve, para aproveitar as boas temperaturas e passar tempo de qualidade em família.

Poderia falar-vos sobre várias cidades algarvias que conheço bem e que adoro (acreditem que não foi nada fácil escolher apenas uma), mas escolhi falar-vos do centro da animação e da diversidade cultural: Albufeira

Praia da Albufeira

Uma das nossas últimas viagens em família foi a esta localidade algarvia e foram uns dias tão bons e relaxantes que não poderia deixar de partilhar a nossa experiência com todos.


Albufeira é uma das principais atracções do Algarve. É uma cidade jovem e cheia de vida, onde podemos encontrar tradição e modernidade em perfeita harmonia. Dizem que Albufeira tem algumas das melhores praias do país e a melhor noite do Algarve.

Deixo-vos algumas dicas para visitar esta zona do país:

Como chegar: Albufeira, e o Algarve no geral, é uma zona com ótimos acessos. Nós, por estarmos na zona de Lisboa, optámos por fazer a viagem de carro. São cerca de 2h30m por excelentes estradas e sem grandes sobressaltos. No entanto, conte com várias portagens (pedágios) até ao local de destino.

Para quem já está no país, o carro é uma das melhores opções. Também é possível chegar a várias cidades do Algarve indo de trem (tem paragens por todo o país e são muito confortáveis. Mais informações aqui) e existem alguns ônibus que partem de Lisboa para o Algarve. Estes ônibus são menos cómodos, podem ser mais dispendiosos e têm menos horários, mas se planear (planejar) tudo com antecedência, fará uma viagem tranquila até ao destino pretendido.

Existem várias companhias de ônibus a fazerem este serviço. Será necessária uma pesquisa prévia e, se conseguir, reserva prévia também. Neste site pode ter uma ideia dos preços, horários e condições para ir de Lisboa direto para Albufeira.

Muitos dos sites onde podemos efetuar as reservas prévias de bilhetes, tanto de trem como de ônibus, têm também algumas promoções e descontos. É pesquisar e ver o que mais convém.

Para quem vem do estrangeiro o avião é A opção e irá aterrar no aeroporto de Faro. Hoje em dia existem companhias aéreas low cost que voam para o aeroporto de Faro por preços muito simpáticos. Vale a pena visitar os sites da Easyjet ou da Ryanair e verificar as ofertas disponíveis.

Depois terá de apanhar ônibus ou trem até Albufeira. Alguns hotéis disponibilizam transporte do aeroporto para o hotel. É uma questão de se informar quando fizer a sua reserva.


Centro de albufeira: Como quase todas as cidades portuguesas, Albufeira é uma cidade antiga, com bastante história, sendo que o centro da cidade é o mais interessante e onde podemos encontrar mais pontos de interesse.

Para além de toda a animação turística, é um óptimo local para passear, visitar bonitas igrejas e outros monumentos, apreciar as ruas antigas, as bancadas dos vendedores de rua, o artesanato local, as excelentes casas de gelados que ajudam a combater o calor que se faz sentir no verão e os cafés, bares e restaurantes que servem algumas das iguarias típicas da região, como as cataplanas de peixe e marisco e os doces à base de amêndoa, figo e alfarroba, que são ingredientes típicos desta região. 

Se forem até ao Algarve na altura da primavera (entre Março e Junho) poderão ainda encontrar muitas amendoeiras em flor lindíssimas.
  
Doces típicos do Algarve que trouxe comigo

A comida é excelente e os doces são irresistíveis. Não só comi muito bem nos dias em que lá estive, como ainda aproveitei para comprar alguns docinhos e trazer para casa. Tão bom!

Alojamento: Albufeira disponibiliza diversos espaços hoteleiros, desde hotéis de 5 estrelas a pensões, apartamentos e hostels.

Na nossa última visita à cidade, ficámos instalados no Aparthotel Balaia Atlântico e, embora as instalações sejam antigas, gostámos muito dos quartos/apartamentos e dos serviços que oferecem (piscina exterior e interior, jacuzzi, bar, restaurante, ginásio…).

Não sentimos falta de nada e fomos muito bem recebidos.

Piscina exterior do Apart Hotel Balaia Atlântico
  
Temperaturas: Albufeira fica no sul de Portugal, perto do norte de África e, por isso mesmo, a temperatura costuma ser agradável durante todo o ano. Mesmo nos meses mais frios, esta zona mantém uma temperatura mais agradável que o resto do país.

Se visitarem a cidade no Inverno, podem encontrar alguns períodos de chuva e um sol mais escondido. As melhores épocas, especialmente para quem quer apanhar sol nas praias da região, são a primavera e o verão, que se situam entre os meses de Março e Setembro.

A noite na cidade: Albufeira apresenta diversas alternativas para os que gostam de sair à noite e aproveitar para dançar ou simplesmente conversar numa esplanada mais animada. Nós, com uma criança pequena, não disfrutámos muito desta parte da visita, mas não poderia deixar de referir aqui alguns dos principais pontos a não perder.

As ruas da cidade têm sempre animação noturna e podemos encontrar vários pubs ou bares onde parar, ouvir música e comer qualquer coisa. Existem muitos Ingleses e Irlandeses na região que abrem e frequentam os tradicionais pubs ingleses. Tal como referi no início, esta é uma região multicultural.

Encontramos também alguns clubes nocturnos bastante famosos, como o Libertos ou a Kadoc. É preciso ter atenção à agenda destes espaços, pois poderão não estar sempre a funcionar.
  
Parques aquáticos: esta região tem muitos parques temáticos e parques aquáticos e geralmente os pontos de informação turística disponibilizam informações sobre todos eles.

No entanto, ir a Albufeira e não conhecer o Zoomarine, é como ir a Roma e não ver o Papa.

O Zoomarine é um parque aquático que é ao mesmo tempo um parque de diversões, um centro de educação ambiental e um jardim zoológico. Este espaço tem tudo!

É óptimo para quem quer passar um dia animado a dois ou com amigos, para quem quer passear e divertir-se com toda a família ou para quem tem crianças pequenas, que deliram com os animais e todas as diversões.

O espaço oferece diversos espectáculos com animais, espaços de restauração e diversões para todas as idades.





A melhor época para visitar este espaço é mesmo o verão, onde podemos aproveitar mais a praia artificial e a piscina, bem como todas as atividades aquáticas. Durante os meses mais frios, o Zoomarine encontra-se encerrado.

Se comprar os bilhetes online poderá evitar filas intermináveis para adquirir os mesmos. Os preçários e horários, bem como as principais atrações, podem ser consultados no siteaqui.
  
Bom, acho que já deu para perceber que ficámos apaixonados por esta zona do país e que tivemos uns dias bem animados por lá.

E vocês, ficaram com vontade de conhecer?


  1. Obrigada pela oportunidade de colaborar com o vosso espaço. Espero que esta colaboração possa dar mais frutos no futuro. :) Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahah Como o mundo é pequeno lifestextures...Trabalho para o grupo Mge, proprietários do Balaia :-) não é assim tão antigo, é de 2007 se não estou em erro. Ainda bem que foram bem recebidos. Bjinhos

      Excluir
    2. Eu quer agradeço, Tânia! Obrigada pela participação aqui no Apaixonados por Viagens!!
      Você é sempre bem vinda!
      Beijo grande,
      Lily

      Excluir
  2. Olá, meu nome é Lilian sou brasileira e estarei em Portugal para conhecer a região do Algarve em Maio próximo. Pensamos, meu marido e eu em ficar na cidade de Olhão por ser mais central. Vc pode me dar alguma informação do local, se é bom ou se devo mudar minha base em Algarve. Antes de Olhão passarei dois dias em Sagres. Desde já agradeço a ajuda e atenção. (ltbsouza@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian,
      tudo bom?
      Infelizmente, eu - Lily - ainda não conheço a região. Mas pedirei a autora do texto, que é a Tânia, para lhe responder, pode ser?
      Beijos e boa viagem
      Lily

      Excluir
    2. Olá Lilian. Acho que a escolha de Olhão é ótima. É uma região bonita, com boas praias e bons hotéis. De qualquer forma, o Algarve é pequeno e chega com facilidade a qualquer outra cidade que queira visitar. Boa viagem!

      Excluir
  3. Excelente resumo de tudo o que Albufeira nos oferece de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafaela! Tudo bom?
      Muito feliz com seu comentário!
      Que bom que curtiu!
      Seja sempre bem vinda aqui no blog.
      Beijos

      Excluir
  4. Obrigada pela partilha do artigo e pela divulgação que fizeram de Albufeira.
    Espero que entretanto que já tenha visitado esta excelente cidade!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela partilha da experiência da sua visita! Sem dúvida Albufeira é um lugar maravilhoso!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR