11 março 2015

Um passeio em Santos, por Loucos por Férias

Hoje eu tenho o prazer de apresentar mais um colaborador do Apaixonados por Viagens: Thaís do Blog Loucos por Férias.

E ela veio compartilhar conosco dicas da sua cidade, em que vive: Santos!

Quando comentei com ela que eu não conhecia ainda o litoral paulista ela ficou surpresa e tratou logo de me mostrar o que de melhor a cidade de Santos tem! E agora tenho mais um destino na minha listinha (que só faz crescer, hein?) a visitar!! 

Aliás, é uma ótima viagem para conjugar com outros destinos praianos igualmente famosos do litoral paulista e belíssimos, embora eu ainda não conheça, já li muito a respeito e vi fotos maravilhosas de Maresias, Ilha Bela e Ubatuba. Portanto, se tiver facilidade para ir lá (e sugiro que alugue um carro para percorrer o litoral), aproveite as dicas aqui! Lembrando que no verão as temperaturas são melhores, faz mais calor, mas também há chuvas de verão e alta incidência de raios/relâmpagos. O inverno é frio e menos chuvoso. 




Conheça Santos
            
Santos, principal cidade da Baixada Santista, localizada no estado de São Paulo, conta com o maior jardim de orla do mundo, segundo o Guiness Book of Records , com 5.3 quilômetros de extensão, e também conta com o maior porto da América Latina. Repleta de atrações turísticas, históricas e rotineiras, é destino certo para quem deseja curtir as férias, com os amigos ou com a família.
            
É uma Cidade também voltada ao esporte e passeios ao ar livre. Todo ano é palco de corridas, torneios de vôlei, futebol e tênis de praia. Passeando pelo jardim da praia, podemos encontrar ciclovia, cinemas, gibitecas, postos de saúde e salvamento, quiosques de alimentação, equipamentos de ginástica, áreas para aulas de canoagem, ginástica e surf.
            
Santos é dividida por canais, marca característica da cidade, com mais de 100 anos, que foram construídos para drenar os terrenos e conduzir a água da chuva, além de servirem para os santistas como ótimos sinalizadores para orientação e direção na cidade. 

No verão, não deixe de ver uma das cenas mais belas da cidade que é o pôr do sol com os navios partindo.
            
Com relação ao turismo, fica até difícil escrever sobre tudo porque há muito que ver na cidade de Santos. Para roteiros históricos, sugerimos a história da cultura cafeeira, do Rei do futebol, do time que parou a guerra. 



Museu do Café, Museu Pelé, Memorialdas Conquistas do Santos Futebol Clube, Casa da Frontaria Azulejada, que é obra arquitetônica mais significativa da cidade, Alfândega, especialmente pela importância do porto da cidade, conferindo um papel bem expressivo para a alfândega, cadeia antiga, Conjuntodo Carmo com duas Igrejas Barrocas e Estação do Valongo, a primeira do Estado de São Paulo, que completou 148 anos em 2015.
            
São pontos da cidade em que encontramos um pouco da história e da colaboração de cada um para a construção do que somos hoje. O Museu Pelé e o Memorial das Conquistas atende não apenas os fãs do esporte mais famoso do Brasil, mas também os curiosos e interessados em saber como a história do futebol foi tão importante para a cidade e para o mundo. 

Já o Museu do Café destina-se a contar e divulgar a história do café no Brasil e no mundo. Afinal, quem já ouviu aí sobre a República do Café com Leite, entre 1894 e 1930, período em que as oligarquias de São Paulo, representadas pelos fazendeiros de café, e as oligarquias de Minas Gerais, representadas pelos fazendeiros que produziam leite, dominavam no cenário nacional e se revezavam no poder, elegendo os presidentes da República, então sabe muito bem como o café foi relevante na nossa história e ainda desempenha um papel de peso na agricultura brasileira.
            

Ainda tem como opção o roteiro feito através da linha turística do Bonde de Santos -  Bonde Regular e Bonde Café, que fica localizado no centro da cidade. Passa pelo centro antigo, Museu de Arte Sacra, Outeiro de Santa Catarina, Palácio José Bonifácio, Palácio Saturnino de Brito, Panteon dos Andradas, Rua XV de Novembro, Teatro Coliseu, Teatro Guarany e o Santuário Nossa Senhora do Monte Serrat, onde se tem uma vista de 360º da cidade.
            
É uma boa opção para conhecer muitos pontos turísticos, mais sobre a história de Santos e passear em um meio de transporte histórico.             

Alguns outros pontos também são interessantes como o Aquário e Orquidário Municipal, Emissário Submarino, Feiras de Artesanatos. Casas noturnas e restaurantes também são boas opções para se alimentar e se divertir. 








Santos é uma cidade charmosa, feliz, que encanta a todos que a visitam e moram. E se quiserem passar uma temporada por aqui, sugerimos o aluguel de imóveis, como por exemplo na Real Imóveis. 
            
Essas foram algumas dicas do pessoal do Loucos Por Férias! espero que tenham gostado e desfrutem de Santos! 

Texto e Fotos: Thaís do Loucos por Férias
Edição e montagem: Lily Pestana


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR