26 junho 2012

Petrópolis/Itaipava: Sugestões de Hospedagem e Dicas!!

Se você está em dúvida do local onde se hospedar na Região Serrana do Rio, que tal Petrópolis ou Itaipava?? 

Particularmente, eu prefiro ficar em Itaipava porque esse distrito de Petrópolis tornou-se um verdadeiro polo gastronômico da região, com uma variedade muito grande que atende a todos os bolsos e gostos!! Além disso, a quantidade de hotéis e pousadas é enorme!! E, mais uma vez, basta procurar um pouco para achar aquele lugar mais adequado ao seu orçamento!!

Itaipava conta com vários shoppings, galerias de arte, feirinha de artesanato, muitos restaurantes e cafés... uma casa noturna, chamada Nu Crepe, que aos finais de semana costuma estar bastante movimentada, com banda que toca pop rock e servindo crepes deliciosos!! E o melhor de tudo é que fica muito perto de Petrópolis, onde se tem a opção de passar o dia passeando e se encantando com um pedaço de um Brasil que nos remete à áurea época do Império, visitando o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont, Palácio de Cristal, o Quitandinha, Catedral de Petrópolis, Bordeaux, entre outras atrações do Centro Histórico... 

Para uma hospedagem mais econômica, sugiro a pousada Casa di Lorenzo, em Itaipava, na Estrada das Arcas. Quando estive nela, em 2007, a hospedagem foi bastante honesta. Preços super módicos, chalés amplos e confortáveis, sem café da manhã e sem luxo. O único problema foi o frio, pois, naquela época, não havia aquecedor. Para se ter uma noção, hoje o tarifário está por R$149,00 para uma diária de chalé para duas pessoas, ou R$249,00 se forem duas diárias. Portanto, é uma verdadeira barganha!! 

Porém, se deseja algo mais sofisticado, outra opção que também fica na mesma Estrada das Arcas, em Itaipava, é a Pousada Altenhaus, que costuma aparecer em muitas propagandas. Particularmente, só a conheço por fora e parece ser bem bonita. Também me interessei bastante por esse outro hotel, de estilo parecido, bem romântico, que  é o Albergo del Leone, mas ainda não tive oportunidade de me hospedar nele. 

Outro também que já pesquisei e tive vontade de conhecer, ainda sem oportunidade de me hospedar, é a Pousada Chalés Wood House. Achei bem interessante a proposta do lugar, os chalés também parecem bons e é um ambiente de grande contato com a natureza. Mais uma pousada que gostaria de conhecer ... quem sabe um dia??

E seguindo um estilo Hotel Fazenda, também já pesquisei e tive vontade de me hospedar no Solar Fazenda do Cedro, localizado em Pedro do Rio, mais um distrito de Petrópolis, e que oferece atividades de lazer bem campestres e uma hospedagem mais reservada. Chamou minha atenção o seu restaurantes e os festivais de inverno que nele são oferecidos, com cardápios de encher os olhos e fazer salivar!!

Também já me hospedei na Pousada Valle Paradiso, alcançada pela Estrada das Arcas, porém, um pouco mais distante, pois fica no Loteamento Xavier - Rua B, 223. Eu achei a pousada muito charmosa, com decoração fofa e caprichada nos mínimos detalhes, redes, contato direto com a natureza e a Mata Atlântica, salão de jogos, piscina, estacionamento próprio e uma ótima e simpática recepção pelos funcionários e pelo próprio dono que lá estava e deu dicas. Apenas achei o café da manhã simples até demais, considerando-se que o preço da diária era médio. Poderiam reforçar mais o café da manhã com quitutes da serra. 

Outros dois hotéis, da mesma rede, em região central de Petrópolis que já me foram indicados, embora eu nunca tenha me hospedado neles, são o Hotel Casablanca Palace, um pouco mais simples e com diárias mais acessíveis, e o Hotel Casablanca Imperial, um pouco mais caro que o anterior. Para quem preferir ficar em Petrópolis em vez de Itaipava, podem ser boas escolhas esses dois hotéis devido à localização próxima à maioria das atrações turísticas.

Bons sites para consulta de mais opções de hospedagem são:


Pousada Valle Paradiso

   
  1. Gente amei esse artigo!

    Também gostei muito desse site: http://pousadaempetropolis.org/ para consultar sobre pousadas na região.. Está me ajudando muito!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite amigo,pretendo fazer uma viagem de casal a petropolis, ainda sem data definida mas possivelmente após o mes de junho. Nunca fui a petropolis e por isso estou com muitas duvidas.
    1º acha melhor se hospedar no centro histórico ou em itaipava ?- vale lembrar que vamos sem carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Celina

      tudo bom? Olha, já que você estará sem carro, com certeza será melhor que se hospede perto do Centro Histórico e tente fazer o máximo que conseguir a pé. Itaipava é uma delícia, mas se sua intenção é percorrer os atrativos turísticos, não valerá a pena. Itaipava é mais para curtir uma boa pousada, sair para comer e, tendo carro, dá para passear um pouco em Petrópolis. Mas não é tão pertinho assim, sabe? A depender do trânsito, você pode levar até uma hora de carro entre Itaipava e Petrópolis.
      Você vai curtir muito!
      Beijos,
      Feliz 2018!
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR