29 junho 2012

Petrópolis/Itaipava: passeios!!

Algumas sugestões de passeios pela região serrana do Rio incluem como destinos super visitados Petrópolis e seus distritos, especialmente Itaipava.

Além de ser um ótimo lugar para descansar, degustar de uma saborosa gastronomia oferecida, além de vinhos, a região de Petrópolis oferece também passeios culturais, históricos e outros atrativos.

Particularmente, eu adoro passear pelo Centro Histórico de Petrópolis. Fico imaginando como deveria ser a rotina e a vida das pessoas que ali residiam já no final do império, no século XIX. A Cidade de Pedro com certeza ainda preserva e guarda seus encantos!!

- MUSEU IMPERIAL: muito bacana para conhecer um pouco mais da nossa história e fazer uma verdadeira viagem no tempo!! Ver os aposentos imperiais, detalhes do luxo da nobreza, observar cada ambiente é muito interessante! E o que dizer sobre andar com chinelos de pano?? rsrsrs... a criançada adora!! Ao meu ver, para quem nunca foi, essa é uma visita obrigatória!!

- MUSEU CASA DE SANTOS DUMONT: para nós sempre será o Pai da Aviação!!! Sua casa revela um pouco do seu lado de inventor e nos faz imaginar como deveria ser a sua rotina e conhecer um pouco da sua personalidade. 

- PALÁCIO DE CRISTAL: muito lindo!! Ambiente adorável para um passeio, principalmente para quem está com crianças. 

- PALÁCIO QUITANDINHA: faz muito tempo que não vou ao Quitandinha, mas guardo ótimas lembranças. Agora com o Festival de Inverno, patrocinado pelo SESC, alguns eventos estão ocorrendo nas suas instalações e jardins. Ótima oportunidade para conhecer esse lindo lugar que foi construído na década de 40 para ser o maior cassino da América do Sul. Hoje em dia funciona como um centro de cultura e lazer.

- BORDEAUX/CASA DOS 7 ERROS: CASA DO IPIRANGA, mais conhecida como a Casa dos 7 Erros, apelido esse atribuído às diferenças encontradas nos dois lados da construção, nos telhados e janelas.  Permite visitação. Mas só de estar em seus jardins e saborear um vinho no Bistrô Bordeaux, já vale muito a pena!!

- CATEDRAL DE PETRÓPOLIS: localizada em frente ao Palácio Imperial, começou a ser construída em 1884, em estilo neo-gótico. No Mausoléu Imperial encontram-se os restos mortais de D. Pedro II, D. Tereza Cristina, Princesa Isabel e seu marido Conde D'Eu. 

- TRONO DE FÁTIMA: próximo ao Relógio das Flores, no alto de um morro, na Rua Bispo Bom José, foi construído como local de oração. 

- RELÓGIO DAS FLORES: trata-se de um relógio eletrônico que fica em frente à Universidade Católica de Petrópolis, desenhado com flores, ao lado da Casa de Santos Dumont, construído em 1972 em homenagem aos 150 anos da Independência do Brasil, na Rua Barão do Amazonas n. 124.

- PALÁCIO AMARELO: abriga a Câmara Municipal de Petrópolis e já foi residência do Barão de Guaraciaba. Fica no centro de Petrópolis, atrás da Praça Visconde de Mauá, onde fica um imponente chafariz.

interior da Casa Santos Dumont

Universidade Católica de Petrópolis e Relógio das Flores vistos da Casa Santos Dumont

Casa Santos Dumont

Palácio Amarelo

Palácio/Museu Imperial


Catedral

Catedral

Casa dos 7 Erros

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR