sexta-feira, 29 de junho de 2012

Petrópolis/Itaipava: comidinhas-sugestões!!

Uma das melhores coisas a fazer no inverno, principalmente quando está frio, é sem dúvidas COMER!! rsrsrs... 

E um dos maiores destinos nessa época é a região serrana. Com boa infraestrutura em sua rede hoteleira, Petrópolis e seus distritos revelam-se cada vez mais como um importante polo gastronômico. 

Os amantes de um bom vinho, fondues, massas, entre outros, nunca se arrependem!!

Portanto, aproveitando a chegada do inverno... e já que aqui no Rio de Janeiro falar em inverno é algo estranho quando nos deparamos com termômetros marcando quase 30º, que tal fugir para a serra e curtir um inverno de verdade?? Essa é uma ótima oportunidade!!

Alguns dos lugares em que já estive e que recomendo são:

- RESTAURANTE FARFARELLO: já escrevi um post sobre ele. Amei o lugar! Recomendo fazer reserva prévia. Vale a pena conhecer. Fica em Itaipava, Estrada União Indústria, n. 13.470.

- VAGÃO BEER: sempre passo em frente e fico com vontade de entrar. Ainda não tive oportunidade. Mas o lugar parece ser super descontraído, a começar pelo layout, pois realmente recriaram um bar dentro de um vagão de trem. O lugar é famoso pela enorme variedade de cervejas de diversas origens, nacionais e estrangeiras!! E as comidinhas, pelo que vi no cardápio, lembram aquelas servidas no Outback. Tenho que conferir!! Fica no Shopping Estação Itaipava, na Estrada União Indústria, n. 11.000.

- BORDEAUX: esse lugar é para se apaixonar!!! Refiro-me ao Bordeaux de Petrópolis, que fica ao lado da apelidada e famosa Casa dos Erros, na Rua Ipiranga, n. 716, Centro Histórico. Aliás, até onde eu sei, o  local onde hoje é o Bordeaux era onde ficava o estábulo dessa mansão no passado.

O lugar por si só é lindo!! Extremamente bucólico e romântico!!

Ambiente muito aconchegante e disputado, portanto, melhor fazer reserva ou evitar os horários críticos. 

Os pratos são maravilhosos. E de sobremesa, que tal um fondue de chocolate?? Eu adorei!! É claro que recomendo.

O de Itaipava é menor, fica dentro do Itaipava Shopping, loja 114, e por isso perde um bocado do charme. 

- FONDELLE FONDUES E BISTRÔ: casa especializada em servir fondues, fica em Itaipava, na Estrada União Indústria, n. 11.811, loja 12. Parece uma galeria e o restaurante localiza-se ao fundo. O lugar é bastante reservado. Lembro-me de ver ter contado umas 5 mesas ao total. Portanto, também é bem romântico e interessante para casais. Quando eu fui, não havia rodízio de fondue. Os preços também não são os mais econômicos, mas o fondue é maravilhoso!!! Vale a pena gastar um pouco mais nesse caso!! Recomendo!! Por ser um ambiente muito pequeno e ficar em espécie de sobreloja, não acho interessante levar crianças pequenas ou idosos. E, também por ser pequeno, é bom fazer reserva.

- CASA DO ALEMÃO: famoso restaurante que desceu a serra e conquistou os cariocas de vez, a Casa do Alemão é uma das grandes alegrias ao chegar em Petrópolis!! Logo em sua entrada, pouco antes do pórtico de entrada, lá está o restaurante, bem ao lado do seu forte concorrente, a Pavelka. 

Aliás, eu confesso que prefiro a Casa do Alemão. Mas há quem diga que a qualidade das duas casas é bem próxima.

Não se esqueça de pedir o croquete, carro-chefe da casa, junto com a linguiça no pão de leite!!  E leve para casa os fantásticos biscoitos amanteigados!! Simplesmente deliciosos!!! 

- PAVELKA: franca concorrente da Casa do Alemão, especializada em comidinhas alemães, a Palvelka também é uma ótima opção para lanchinhos rápidos, especialmente para quem sobe a serra de manhã cedo sem café da manhã ou depois de engarrafamentos para lá chegar!! E, como a Casa do Alemão, está localizada na chegada da Serra em Petrópolis.

- NUCREPE: adoro esse lugar!! Durante os finais de semana, o agito em Itaipava é garantido, principalmente agora no inverno. Bandas de pop e pop rock costumam se apresentar por lá. E, de quebra, os crepes são maravilhosos!! 

*********SHOPPINGS em ITAIPAVA também são ótimas opções para refeições, cafés, passeios, lanchinhos ...

- SHOPPING VILAREJO ITAIPAVA: o segundo shopping da região a ser inaugurado, com sua escadaria frontal de madeira, em seu segundo andar há um restaurante em que estive recentemente para comer rodízio de fondue.

O preço era bastante razoável para um rodízio de fondue, com opções de carne, frango, queijo e chocolate com frutas. Custou algo em torno de R$50,00 por pessoa. 

Todavia, o atendimento deixou a desejar, considerando que eu estava em uma mesa grande e com crianças. Achei os garçons bastante enrolados para trocar os itens da mesa, para acender o fogo do fondue, para trocar óleo da panela, repor itens solicitados.

É bem verdade que o restaurante estava lotado e, talvez, os grupos menores ou casais tenham sido mais bem atendidos, já que o intervalo de atendimento maior não os prejudicaria. No meu caso, como o grupo era grande, uma demora no atendimento prejudicou um pouco. Mas o fondue estava gostoso e por isso não deixaria de colocar aqui como mais uma opção o RESTAURANTE TRATORIE DA SERRA. Apenas que fique registrado a ressalva. O que foi bem legal é que eles permitiram que bebêssemos o vinho que levamos sem cobrar nada por isso.

- SHOPPING ESTAÇÃO ITAIPAVA: Esse é um shopping maiorzinho, tem até cinema!! É nele que está localizado o restaurante/bar Vagão Beer. Tem Lojas Americanas, entre outras lojas. 

Tomei um café muito gostoso no ART CAFÉ

- ITAIPAVA SHOPPING: todo em madeira, estilo mais rústico, lembra mais uma galeria de rua do que um shopping propriamente dito. Conta com bares e cafés. Lugar bem aconchegante. De frente para a rua tem uma loja delicatessem maravilhosa que vende vinhos com preços razoáveis. 

- SHOPPING ARCÁDIA MALL: nele há uma loja da LIDADOR, ótimo para comprar um bom vinho, levar para o hotel e beber!!!

Fondelle Bistrô

Bordeaux de Petrópolis - Rua Ipiranga

Shopping Estação de Itaipava

Art Café no Shopping Estação de Itaipava

Shopping Estação

Art Café

Fondue no Shopping Vilarejo





Nenhum comentário:

Postar um comentário