13 março 2012

Jericoacoara/Ceará: Aula de Stand-Up Paddle!!!

STAND UP PADDLE EM JERI!!!

Eu, mostrando toda a minha habilidade na prática do SUP - TODA mesmo!!

Chegar em Jericoacoara, onde os ventos sopram mais forte, com um lindo marzão na frente, é um convite para a prática de esportes aquáticos pelos que curtem um pouco mais de adrenalina além do passeio de buggy.


galerinha praticando SUP na praia principal da Vila

Muitos planejam suas viagens para Jeri já pensando no vento e suas condições favoráveis, que variam de mês para mês!!

Soube pelo pessoal local, por exemplo, que no mês em que eu estive por lá, fevereiro de 2012 (carnaval), não era a melhor época para a prática de kitesurf nem para iniciantes de windsurf. Parece que o vento estava forte demais e a correnteza muito agressiva. 

Fui informada que a melhor época para os kitesurfistas é em meados de junho e julho, sendo as melhores condições de vento!! Disseram que a Vila fica lotada de surfista atrás do vento perfeito, e por isso é considerado para eles como alta temporada também!!


Mais SUP na praia principal da Vila

Aliás, uma importante informação é saber que em Jeri existem áreas próprias, delimitadas e específicas para a  prática de cada esporte!! Uma espécie de zoneamento para cada esporte. Achei isso o máximo!! Ou seja, não vai ter kitesurfista esbarrando em windsurfista ou atropelando a galerinha do SUP... mto legal e muito organizado!! E se não respeitar, fica sujeito à multa e à apreensão do equipamento!! Melhor não arriscar!!

Como não estive lá na época "quente" dos ventos, eu vi na praia principal umas poucas pipas de kitesurf e bastante gente fazendo SUP e alguns windsurfistas, ou seja, tudo misturado. 

Mas é bem verdade que a maioria dos kitesurfistas não ficam por ali. Eles vão mesmo para a Praia do Preá!! Lá sim é reduto do kitesurf, local mais indicado para um velejo!!


Mapa de Zoneamento da prática de esportes aquáticos em Jeri

Surf + SUP 

Vendo todo aquele agito e vibe voltada para os esportes, resolvi que tentaria também fazer, pelo menos uma aulinha de Stand Up Paddle, que eu considerei o mais tranquilo de todos para um primeiro contato com a prancha. Afinal de contas, se eu conseguisse ao menos ficar em pé, eu estava no lucro!!! rsrsrsrs... 

Para alguém que nunca sequer havia subido em uma prancha, a experiência como um todo era totalmente nova para mim e extremamente excitante!!

Contratei os serviços do ClubVentos, localizado na Praia Principal da Vila de Jeri, bem de frente para a praia,  e por R$60,00 eles disponibilizaram o equipamento (prancha + remo + blusa térmica) e uma aula com um instrutor por 1 hora.

A aula de windsurf para iniciante, nos mesmos moldes, com equipamento e instrutor, estava por R$250,00 a hora. Como avisaram que o vento não estava legal para iniciante, nem precisei pensar duas vezes em fazer o SUP.

Achei válido e interessante e lá fui eu nessa pequena aventura!! Mas não fui sozinha hehehehehe... uma amiga me acompanhou, fazendo a aula, e outra ficou por perto, no mar, fotografando cada tentativa nossa de ficar em pé!! rsrsrs...

Pôr-do-Sol em Jeri tem que ter SUP!!

Para quem não conhece, o SUP - Stand Up Paddle/Surf - é um esporte que está cada vez mais ganhando os cenários praianos do Brasil e consiste no uso de uma prancha bem maior e mais larga do que a prancha de surf normal e também de um remo, usado exatamente para isso: para remar!!


Eu confesso que, para uma primeira experiência, dei-me por satisfeita pelo simples fato de só ter caído da prancha nas duas vezes que tentei "pegar" uma ondinha. Foi bem divertido entrar no mar e brincar de passear com o SUP um pouquinho!! Porém, foi muito cansativo também!!!

Remar, equilibrar-se na prancha, furar onda, vencer a correnteza, não cair e ainda sair bem nas fotos é tarefa bem difícil!!! hehehehehe... 

Além disso, algo que não me agradou na aula contratada lá no CubVentos foi o fato de somente terem disponibilizado um instrutor para ficar no mar comigo e minha amiga!! Ele não dava conta de ficar perto das duas o tempo todo e tinha que dividir sua atenção e ensinamentos. A correnteza era muito forte e por diversas vezes a gente se afastava uma da outra. 

Quem resolver fazer uma aulinha de SUP em Jeri, se contratar um instrutor para isso, lembre-se de pedir um instrutor exclusivo!! É a melhor coisa para quem quer aprender os movimentos, as posições e aproveitar bem a aula.

Prancha de SUP no ClubVentos

Por fim, ao marcar a aula, esteja atento aos horários e variações da maré!!! Fica praticamente inviável praticar o SUP com a maré seca, principalmente na praia principal da Vila de Jeri, pois, quando a maré baixa, ela recua dezenas e dezenas de metros!!! Tem que caminhar muito dentro do mar até chegar em um ponto onde a água cubra pelo menos até a cintura.

Pranchas e Velas no ClubVentos

De resto, super recomendo o programa!!! Se estiver de bobeira em Jeri, com tempo de sobra, sem ideia do que fazer, por que não investir em algum desses esportes??? 

Adorei fazer o SUP!!! Foi muito divertido!!! Sim... cansei muito também o braço e perna!! Briguei muito com a correnteza que estava super forte. Xinguei muito o instrutor que não ficava perto de mim ou da minha amiga o tempo todo porque precisava se dividir entre nós duas. 

Mas achei o máximo conseguir ficar em pé na prancha, remar e passear no mar, furar as ondas e, até mesmo, tentar "pegar" uma onda foi engraçado!! Para mim foi uma conquista!! Bom demais!! E, especialmente para quem sabe nadar bem, não vi qualquer tipo de perigo. Achei bem tranquilo mesmo, inclusive quando fiquei à deriva hehehehehhe... pois é... tive que ser resgatada, já no final da brincadeira, pelo instrutor porque me distanciei muito da areia e acabei parando lá no fundo, na direção da Duna do Pôr-do-Sol (levada pelo vento e correnteza) e voltar com a prancha, que é bem pesadinha, só mesmo com ajuda para puxar a prancha!!

Enfim... curti muito!!! =))

ClubVentos na Praia Principal da Vila de Jeri


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR