16 julho 2020

16 de Julho: Dia de Minas Gerais

Em tempo, nossas homenagens a este estado, vizinho nosso, que tanto amamos e do qual estamos morrendo de saudades. Inclusive, foi uma das últimas viagens (ou melhor, primeiras) que fizemos em 2020, antes da quarentena, para revisitar Tiradentes no mês de janeiro. Bom demais da conta, sô!

Blog Apaixonados por Viagens - 16 de Julho - Dia de Minas Gerais

E no dia 16 de Junho, o Estado de Minas Gerais reverencia a sua memória, data que também marca o início das celebrações dos 300 anos da capitania de Minas Gerais!

  • Oh Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais... Oh Minas Gerais! É a mais pura verdade! Quem visita este estado de povo tão acolhedor não esquece e deseja voltar para explorar mais outras cidades! 

Blog Apaixonados por Viagens - 16 de Julho - Dia de Minas Gerais

Instituído em 1979 pela Lei nº 561, que remete à chegada, em 1696, da bandeira chefiada pelo coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça à região onde se encontra hoje a cidade de Mariana, o Dia de Minas Gerais, celebrado em 16 de julho, relembra também a importância e a trajetória de três séculos do estado e de seu povo. 

Aliás, uma curiosidade que talvez vocês não saibam - eu mesma desconhecia: todo dia 16 de julho, o Governo de Minas Gerais transfere a capital do Estado simbolicamente para o município de Mariana, por meio de decreto.

Blog Apaixonados por Viagens - 16 de Julho - Dia de Minas Gerais

Como mais uma forma de celebrar essa memória, a Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) – por meio do Arquivo Público Mineiro, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e do Museu Mineiro – promove a exposição “Várias Minas: encruzilhada de histórias”, associada a uma programação virtual temática que será fomentada no decorrer deste ano.

Os espaços da Secult publicarão no site da Secretaria e também nas redes sociais, textos, imagens, filmes, vídeos, depoimentos, músicas e curiosidades, além da realização de lives e discussões on-line. A ação será virtual enquanto durar o período de distanciamento social.  

Blog Apaixonados por Viagens - 16 de Julho - Dia de Minas Gerais

Ou seja, o aniversário é de Minas Gerais, mas quem ganha somos nós com a oportunidade de "viajarmos sem sair de casa", em respeito às regras de quarentena, podendo descobrir mais sobre a história deste estado tão rico culturalmente.

Dinâmica


“Várias Minas: encruzilhada de histórias” é dividida por séculos e temas e é composta por duas frentes de acessos virtuais: as imagens que remetem às peças físicas, que são documentos e objetos tridimensionais, transferidas dos acervos que estão sob a guarda das instituições realizadoras; e as referências textuais literárias.

Assim, a exposição, que celebra os 300 anos do reconhecimento político do território de Minas e também marca do Dia de Minas Gerais, traz um verdadeiro convite para que o público possa revisitar aspectos da história, além das múltiplas especificidades do povo mineiro, por meio dos variados acervos do Arquivo Público Mineiro, do Museu Mineiro e da Biblioteca Pública.

Blog Apaixonados por Viagens - 16 de Julho - Dia de Minas Gerais

A inspiração do título da exposição vem de Guimarães Rosa. No texto “Minas Gerais”, publicado em 1957, na revista "O Cruzeiro" e depois em publicação póstuma no livro "Ave, Palavra", em 1988, o autor trata de um lugar multifacetado, em que tradição e modernidade se entrecruzam conferindo peculiaridade e identidade à mineiridade e às histórias das Minas e das Gerais, das Minas Gerais.

A excursão virtual busca proporcionar uma autêntica e verdadeira imersão em Minas Gerais numa dinâmica em que o espaço e o tempo estão naturalmente encurtados e navegáveis, podendo trafegar desde o descobrimento e a formação das primeiras vilas mineiras ao processo de redemocratização, passando pelas temáticas da exploração do ouro e dos diamantes, da Inconfidência Mineira, da escravização, dos povos indígenas do Rio Doce, do advento da República e da mudança de capital, além de outros episódios.


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR