08 março 2012

Viajando no Carnaval pelo Brasil - Rio de Janeiro e Fortaleza

Viajando no Carnaval pelo Brasil - Rio de Janeiro e Fortaleza

Autor do Artigo: Fala Turista

Imagem cedida pelo autor do artigo: Fala Turista
Fortaleza: imagem cedida pelo autor do artigo

Um dos ditos mais populares do nosso Brasil é que o ano, por aqui, só começa depois do carnaval. Mas é exatamente durante esse feriado que os amantes da estrada podem fazer a viagem mais divertida de suas vidas, principalmente se escolhermos um reduto do samba, como o Rio de Janeiro, ou uma alegre cidade litorânea do nordeste, como Fortaleza.

O primeiro passo é reservar hotel nas cidades, que ficam abarrotadas de turistas foliões por todos os cantos das duas capitais. Achar uma boa acomodação tanto em hotel no Rio de Janeiro quanto em hoteis em Fortaleza é um grande desafio para quem pretende fazer isso próximo da data de estadia.


Carnaval no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é o primeiro destino turístico escolhido por várias pessoas para passar o carnaval simplesmente porque é lá o berço da folia brasileira. Além de inúmeros blocos de rua, que tomam conta das orlas cariocas e dos bairros mais tradicionais da capital fluminense, principalmente no início das tardes, no Rio de Janeiro também é possível testemunhar um dos maiores espetáculos artísticos do mundo: o desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.

Mas não pense que é só chegar e entrar: o famoso marco carnavalesco deixa de ter lugares disponíveis com meses de antecedência ao evento. O melhor a se fazer é procurar por pacotes turísticos que tenham, além de reserva em hotel no Rio de Janeiro, a inclusão do ingresso para os dias escolhidos. Assim, o folião pode curtir de perto o momento único do desfile da escola do coração.

Para quem não curte escolas de samba e muito menos blocos de rua, ainda assim o Rio de Janeiro é uma boa opção de destino para ir no carnaval. Afinal, dá pra passar os quatro dias de folia descansando e curtindo as praias mais legais do Rio – em algumas delas, os blocos de carnaval nem chegam perto. Se a sua vontade é se distanciar da zoeira, procure ir na Prainha, que é mais longinha da civilização, ou em alguns pontos da Barra da Tijuca, onde também não dá pra notar que existe carnaval de rua no Rio de Janeiro.





Carnaval em Fortaleza

Em Fortaleza, a grande pedida carnavalesca é justamente aproveitar suas belas praias, como praia do Futuro, Meireles e Iracema. Em matéria de folia e bagunça, a capital cearense se agita é no pré-carnaval, com vários blocos de rua e shows para todos os gostos.

Por lá, os blocos de rua, levados por bandinhas que fazem batucadas das tradicionais marchinhas brasileiras, acabam todos convergindo na praia de Iracema e na Praça do Ferreira, destino certo dos turistas foliões. Na capital cearense a ordem do dia é muita alegria para que o alto astral típico do nordeste seja vivenciado por todos durante o carnaval.


Em Fortaleza, quem gosta de brincar pode se divertir com o “mela mela”, festa onde as pessoas se sujam de água, espuma e goma ao som das musicais mais tocadas na região, dentre elas o axé e o forró. Quem não gosta tanto assim de bagunça e quer mais é se jogar no descanso de uma praia pode optar pelos pontos menos “carnavalescos” de Fortaleza ou até outras cidades cearenses com paisagens paradisíacas, como Canoa Quebrada e Jericoacoara. No caso de Jericoacoara, a distância percorrida da capital até essa praia é de 300 KM – se você optar pela viagem de carro, você poderá gastar até 5 horas de viagem, e se for de ônibus, a viagem poderá durar até 8 horas. Por isso, é importante se programar para passar alguns dias nesse paraíso cearense, pois você pode ter certeza de que valerá muito a pena!

Canoa Quebrada

Aerobunda em Canoa Quebrada

Praia de Canoa Quebrada

Praia de Cumbuco

Praia de Lagoinhas

Praia de Lagoinhas


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR