27 abril 2020

Ensaio Fotográfico em Paris: Dicas

A gente sabe que Paris, a Cidade Luz, considerada uma das mais românticas do mundo, é um dos grandes destinos dos sonhos dos brasileiros. Quando se pensa em Europa, tenho certeza de que a maioria pensa em Paris. 

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Eu - Lily - não visitava a cidade desde 2007! Ano passado, em fevereiro de 2019, após quase 12 anos, retornei a Paris e, pela primeira vez, com o Julio, ocasião perfeita para matar as saudades e passear com ele, mostrar alguns dos cantinhos que eu considerdo bem fofos! Que emoção!!!


A gente aproveitou um voo com conexão em Paris e não pensou duas vezes: stopover! Ficamos só 2 noites na cidade, porque não era o destino final da viagem, mas sim o Leste Europeu. Como seria a minha terceira vez em Paris, achei que 2 dias por lá seriam suficientes para curtir o clima e rever algumas das principais atrações. Ledo engano! Eu deveria ter colocado mais uns 2 dias... kkkk... saímos de lá com o coração apertado e aquele gostinho sem fim de quero mais!


Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

E, como foi a nossa primeira vez juntinhos na Cidade Luz, é claro que tínhamos que eterninzar esse momento, e não haveria melhor forma do que por meio de um belíssimo Ensaio Fotográfico!

Após pesquisarmos um pouco sobre os ensaios fotográficos em Paris, principalmente os que são feitos pensados para brasileiros e de preferência por brasileiros (vamos combinar que, de modo geral, brasileiro entende brasileiro, né?), decidimos fazer o ensaio com o super talentoso fotógrafo Ton Bueno, altamente recomendado por amigos, como a Flávia do blog Viagens e Outras Histórias e o Rafael do blog Esse Mundo É Nosso

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Ton Bueno é paranaense, radicado em Paris há 14 anos, e vem encantando o mundo com suas lentes em ação! Já estava apaixonada pelo trabalho dele antes mesmo de conversar com ele e estava decidida que tinha que ser ele o nosso fotógrafo.

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Com algumas semanas de antecedência, menos de 1 mês, eu fiz contato com o Ton e quase não consegui agendar o ensaio com ele. Eu queria o primeiro horário do dia, para chegar nos lugares mais vazios, ou no final do dia, para ver o pôr do sol, mas não tinha mais vaga nesses horários. Assim, bloqueamos a data e o horário intermediário que ele tinha, das 10:30 da manhã. 

Dica: se você quiser fazer o ensaio com o Ton, faça contato com a maior antecedência possível, principalmente se você quiser os melhores horários, como o mais cedo, das 07h, para pegar os lugares mais vazios.

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Vale dizer que, mesmo tendo sido o horário das 10h, houve algumas vantagens:

  • Consegui fazer minha maquiagem com calma e dei uma arrumada no cabelo, sem precisar acordar suuuuper cedo
  • Deu tempo de tomarmos café da manhã no hotel sem pressa, antes de sairmos para o ensaio
  • Como estava beeeem frio, quanto mais cedo, mais frio, né? Às 10:30h, pelo menos não estava tão congelante, apesar de estar bastante ventoso.
  • Além disso tudo, o Ton é sensacional na edição das fotos e conseguiu "eliminar" as pessoas das fotos escolhidas para tratamento, o que permite ter a sensação de lugares vazios (quando na verdade estavam, em alguns momentos, bem cheios).

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Eu confesso que fico admirada em ver o pessoal, às 7h da matina, num frio de doer os ossos, perto de 0 graus, fazendo ensaio fotográfico com vestido de alcinha rsrs... Tiro o chapéu pra quem consegue! De fato, frio e calor devem ser psicológicos, né?

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

E, como eu sou do time que acha melhor prevenir do que remediar (eu não sou friorenta, viu? Mas 1 grau de temperatura é suficientemente frio para mim kkkk) eu chequei a previsão do tempo antes de viajar para separar as roupas que eu queria usar no ensaio fotográfico e, como Paris era o primeiro local de uma viagem de 23 dias, achei prudente não abusar da sorte e não "queimar a largada", usando roupas de verão em pleno inverno e correndo o risco de ficar doente logo no início da viagem. A minha decisão não poderia ter sido mais acertada já que eu acabei viajando um pouco gripada e levei uns dias para ficar 100% recuperada. Ou seja, poderia ter piorado e colocado a viagem em risco, coisa que eu meço bem para não estragar os planos da viagem.

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Bem, eu considerei alguns fatores como importantes na seleção da roupa:

  1. O frio: Sim, eu não conseguiria fazer o ensaio com vestido de alça. Então optei por uma calça mais justinha, blusas de tricot e lã, sobretudos... afinal, eu fui no inverno e queria retratar isso no ensaio também. Mas tentei usar roupas quentinhas, porém menos volumosas. A intenção era não passar frio sem parecer um boneco de neve kkkk... até porque isso não favorece, né?
  2. Calçado: nosso tempo em Paris foi bem curto, só 2 dias, então nós saímos preparados para não voltarmos pro hotel, para não perder tempo e emendar um passeio após o ensaio fotográfico. Por isso optei por uma bota com um salto confortável para fazer o ensaio e a composição que eu julguei adequada com o look invernal que escolhi. Se você tiver outra logística ou outro plano para o seu dia, uma sandália com salto alto cairá muito bem também.
  3. Troca de roupa: conversando previamente com o Ton, entendi que todas as trocas de roupas, mudanças de looks, seriam feitas dentro do carro dele. Essa parte não é confortável, mas é viável desde que você esteja preparado para isso. Considerando essa questão, eu coloquei um top de academia em vez de usar um sutiã, para não me sentir tão exposta dentro do carro no momento da troca de roupa, fiquei o tempo todo com a calça preta que eu escolhi já pelo fato de ser fácil para combinar com qualquer outra peça e o que fiz efetivamente foi trocar as blusas e os casacos, além de mudar os acessórios, o que facilitou esse processo de troca de roupa dentro do carro. Para o Julio foi ainda mais fácil, né? Só teve que administrar o frio na hora de trocar a blusa ou o casaco rsrs...
  4. Acessórios: essa talvez seja a principal dica! Abuse da troca de acessórios para renovar e compor looks diferentes. Estávamos no inverno, com um frio de rachar (vou insistir nesta parte do frio kkkk), com a possibilidade de usar chapéus diferentes, gorros, boinas, lenços, cachecóis, óculos etc
  5. Óculos: por falar neles, aqui é algo muito pessoal. Eu sei que muita gente tem dificuldade de ficar com o olho aberto a céu aberto, sem óculos de sol. Eu mesma sofro bastante com fotofobia, ao ponto de meus olhos começarem a doer e lacrimejar, o que acaba com a minha make. Mas eu fiz um grande esforço durante o ensaio para não usar os óculos e consegui, principalmente em razão do dia mais nublado que fez, o que facilitou neste ponto. Mesmo nublado, Julio não conseguiu e, entre ficar com a cara de sofrimento beirando à careta kkkk ou usar o óculos, achamos melhor colocar os óculos mesmo. Mas o ideal é tentar fazer as fotos sem eles. 

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

E como carregamos tudo isso? Levamos uma bolsa tipo malinha leve, dessas de bordo, para colocar tudo dentro e depois ser fácil de carregar ao longo do dia, quando seguimos nosso passeio. Sim, ficamos o resto do dia andando em Paris com a malinha rsrs... mas ela não estava tão pesada assim porque não fizemos tantas trocas de roupa.

Bem, definidos o dia, o horário, os looks, outra questão bem importante são os locais para as fotos! O Ton trabalha com tipos diferentes de pacotes de fotos que variam de acordo com o número de fotos que serão entregues ao final e o número de lugares onde serão tiradas as fotos. Nós escolhemos o pacote mais completo que dava direito a 3 lugares para fotos. 

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Como eu já conhecia Paris e tinha as lembranças da cidade ainda vivas em minha memória, conversei bastante com ele antes para trocarmos ideia sobre os lugares das fotos. Se você  não conhece a cidade, não se preocupe porque o Ton vai fazer várias sugestões com base no que você desejar. Claro que não pode faltar a Torre Eiffel, né gente? É a única que não pode ficar de fora kkkk... Algumas sugestões de lugares são:

  • Jardim das Tulherias
  • Trocadéro
  • Pont Alexandre III
  • Petit Palais
  • Louvre

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Nós havíamos escolhido Trocadéro, Pont Alexandre III e Jardim das Tulherias. Mas considerem também outra questão: o horário da foto, a quantidade de turistas e a luz! Pela localização do meu hotel, seria mais interessante para a gente começar pelo Trocadéro, pois a caminhada seria de uns 15 minutos, mas o Ton advertiu sobre a luz não ser muito boa neste horário. Ou seja, não se preocupem porque o Ton é muito cuidadoso e dará todas as orientações e fará todas as considerações para que o ensaio seja o mais perfeito possível.
O deslocamento entre os locais de fotos ficou por conta do Ton. No carro dele, ele consegue transportar até 3/4 pessoas com conforto. Como ele terminou o ensaio anterior relativamente perto do nosso hotel e para ganharmos tempo, ele ofereceu de nos buscarmos no hotel e fomos para o primeiro local escolhido para as fotos. 

Bem... na verdade houve uma mudança de planos. Em razão do Paris Fashion Week, havia vários guindastes muito aparentes, em destaque, prejudicando a paisagem a partir do Trocadéro. Eu achei muito complicado e, conversando com o Ton na véspera do ensaio, ele mesmo disse que poderia ficar ruim até mesmo para editar depois e tirar os guindastes da foto, em razão do ângulo. Assim, ele sugeriu uma mudança de local e totalmente concordamos.

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Tivemos ainda a Torre Eiffel de protagonista e pano de fundo das fotos, mas agora diretamente da maravilhosa Ponte de Bir-Hakeim.

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

O cenário não poderia ter sido melhor! Foi, inclusive, o lugar onde mais tempo ficamos e mais exploramos com fotos, além de ser diferente do comum de se ver em Paris, contribuiu o fato de estar mais vazia.

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Sem guindastes, com a Torre Eiffel e esta ponte incrível compondo a foto! Eu amei! Ficamos sem o Trocadéro, mas eu simplesmente adorei o resultado e os ângulos desta ponte. 

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Seguimos para a Ponte Alexandre III que, na minha humilde opinião, é a mais linda de Paris, e também tivemos mais fotos e ângulos maravilhosos.

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Terminamos com uma caminhada pelo Jardim das Tulherias e com uma última foto perto do Louvre, só para ter o registro mesmo, porque, a esta altura do dia, sendo domingo e com os museus de Paris gratuitos (primeiro domingo do mês os museus são gratuitos), o Lourve era um verdadeiro formigueiro de gente em seus arredores. Estava abarrotado de gente kkkk...

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Ao final, a experiência foi absolutamente linda e enriquecedora! Aprendemos muito com ele! 

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

O Ton é muito especial e a empatia foi de cara! Em primeiro lugar, ele é paranaense como o Julio e de pronto já estavam trocando figurinhas de sua terra natal. Em segundo lugar, ele deixa todo mundo muito à vontade mesmo. Até mesmo a pessoa mais tímida e sem noção de pose para fotos sairá do ensaio se sentindo um verdadeiro modelo!

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Isso porque o Ton é fera! Ele entende muito bem dos melhores ângulos, da melhor luz, da melhor pose e também da postura! 

Ele orienta o tempo todo, o que eu achei ótimo! E até pedi para ele observar minha postura, principalmente para eu não ficar com barriga feia nas fotos kkkk... quem mais se identificou aí, hein? 

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Como conversamos antes que eu queria um ensaio romântico, ele também dava dicas de olhares, risadas, tudo para ficar o mais natural e espontâneo possível, mas com um resultado de fotos que fez a gente se sentir super modelos! Adorei!

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Além disso, ele também teve a sensibilidade de fazer fotos individuais da gente. Não é que a gente pense em se separar um dia kkkk, mas é sempre bom garantir fotos individuais também, né?

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Agora, vou te contar que a parte mais sofrida e difícil foi depois escolher as fotos para ele tratar. Gente... eu queria todas!!! hahahah...

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Ton nos enviou um link para um site onde estavam as cerca de 320 fotos do ensaio fotográfico para eu escolher 50 fotos para ele tratar e fazer as edições! Não foi fácil mesmo! Eu sofri muito muito porque todas estavam maravilhosas, mas consegui (tive que...). E depois, ao final, com as fotos tratadas, eu fiquei ainda mais apaixonada pelo trabalho do Ton.

Todas as fotos colocadas aqui neste post são as que foram tratadas por ele (salvo as em que ele aparece kkk... essas nós tiramos com o nosso celular) Se eu mostrasse o antes e depois de algumas, vocês não acreditariam. Mas não vou colocar para aguçar a curiosidade de vocês! 

Só digo uma coisa: valeu super a pena! Essa experiência com o Ton é um investimento para toda a vida, com momentos lindos registrados numa das cidades mais incríveis do mundo... vale cada centavo e eu garanto que você sai muito satisfeito! Ton conhece muito bem a cidade e tira de letra não apenas explorar os ângulos mais incríveis como também inspirar a gente com as poses e orientar todo o ensaio com leveza e simpatia! 

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Blog Apaixonados por Viagens - Ensaio Fotográfico - Paris - França

Para a gente, que não curte tanto assim fotos no estilo selfie, ter esses registros de nós dois com o Ton foi realmente algo inesquecível! Dá-lhe porta retrato em casa para colocar as fotos, né? 

Mais Informações sobre o Ton Bueno


  • Instagram: https://www.instagram.com/tonbueno.fotografoemparis/
  • Facebook: https://www.facebook.com/Ton-Bueno-Fotografo-em-Paris-321437171346058/
  • WhatsApp: +33626775692
  • E-mail: assessoriatonbueno@gmail.com
  • Valores em 2019: confirme antes com ele para saber os valores e condições
  • Pacote básico: 35 fotos editadas, tiradas em 2 lugares da sua escolha, fotos entregues por e-mail em alta definição, inclui deslocamento entre pontos turísticos, duração média de 1:30 - 280 euros
  • Pacote essencial: 50 fotos editadas, tiradas em 3 lugares da sua escolha, fotos entregues por e-mail em alta definição, inclui deslocamento entre pontos turísticos, duração média de 2:00 - 380 euros
  • Condições de Pagamento: pagamento de 30 euros deve realizado para bloqueio da data, que poderá ser devolvido até 10 dias antes do ensaio em caso de cancelamento. Restante do pagamento é realizado no dia do ensaio. As fotos são enviadas no prazo de até 5 dias úteis após o ensaio, editadas, em alta resolução, sem logo. 
  • Obs: esses valores acima, válidos para 2019, são para ensaios dentro de Paris, em horário diurno, para ensaios individuais, casal ou família de até 4 pessoas. Qualquer situação diferente, deverá ser verificada quanto a possíveis adicionais.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR